25jan14 - Comunidade (por Munir Soares)

24/01/2014 12:46
O ESCORREGÃO
O pároco era daquele tempo em que o religioso, ainda, se preocupava com a saúde física e espiritual de seus paroquianos. Recém-chegado à comunidade, logo após as primeiras confissões percebeu que havia algo de errado na cidade. Tratou de conversar com o prefeito.
___ Excelência, o senhor precisa mandar melhorar o calçamento das ruas. Quase todo dia temos gente escorregando.
Após sonora gargalhada, o prefeito prestou os seguintes esclarecimentos ao vigário. 
___ Tudo é uma questão de eufemismo. Dar uma escorregada, quer dizer, prevaricar, isto é, “pular a cerca”. 
___Grato pelos esclarecimentos, mas continuo preocupado, pois só nesta semana sua esposa já escorregou três vezes...
No supermercado, Edésio aproximava-se do caixa, quando pisou numa substância viscosa, escorregou e estatelou-se de barriga no chão. Parecia um Boeing, aterrissando sem o trem de pouso. Óleo na pista! Com o impacto, ele deslizou pelo espaço entre dois caixas, sem largar o litro de refrigerante. 
___ Foi um primor! Teria dito uma mulher.
___ A senhora acha um primor um escorregão deste? Indaga o companheiro, “Nem” Chede, com sua proverbial paciência.
___ “Primor” foi a marca do óleo derramado...
Todo lambuzado Edésio ainda teve que esclarecer ao Segurança do Estabelecimento, que não estava tentando passar pelo caixa, sem pagar...
 
 
 
INCLUSÃO SOCIAL
Prefeito Everaldo dos Santos coloca em execução o maior plano de inclusão social do Brasil. Sem Bolsa Família elevou a condição social de centenas de famílias. Ficaram ricos, da noite para o dia. Este ano, os proprietários de imóveis no Centro Histórico terão que pagar o IPTU integralmente. Prefeito cortou o estímulo à preservação do patrimônio arquitetônico. Em resposta ao IPHAN Prefeito Everaldo teria dito:
___ Quem tem imóvel no Centro Histórico é rico e pode pagar o IPTU sem desconto. Pessoal da rua Oswaldo Aranha, Praça Anita Garibaldi, Morro do Rosário, rua Voluntário Fermiano, Largo da Carioca, etc., vocês estão ricos. Palavra do Dom Everaldo Imperador da Babilônia, que necessita de grana para pagar o aluguel de 40 computadores.
 
 
 
ZONA INSALUBRE 
___ Ali nada se cria. Área inóspita. Todos (ou quase todos) que trabalham nas proximidades do gabinete do prefeito Everaldo acabam sendo vítimas de uma espécie de maldição e são exonerados, sumariamente. Nem o prestigiado Secretário de Turismo esquentou lugar na condição de “super” secretário. Ex-vereadores José Paulo Rebelo e Eraldo da Farmácia, atacados pelo estranho vírus, também, foram colocados de “quarentena”. Chutados? E, a jovem Laís saiu por quê? 
___ Não teria os atributos, profissionais, exigidos para o cargo? A praga não preservou nem o engenheiro Antônio dos Santos. 
Secretária Amenar, do Meio Ambiente, também enfrentou clima ruim. Chá de cadeira de mais de 3 horas. Demitiu-se e seu partido “PV” saiu do governo. A eficiente turma da Vigilância Sanitária bem que poderia fazer uma “varredura” no local. 
 
 
 
NA PRAIA DO MAR GROSSO
Público recorde nas areias da praia. Muita movimentação nas proximidades da praça do Vila. Show de eventos leva multidões à praça Seival. Reclamação: 1º - Preços altos e mau atendimento, no interior da arena; 2º - Nos dias de show o acesso aos molhes da barra (botos) e aos restaurantes da Ponta Barra fica bem prejudicado. 
 
 
 
ATRAÇÃO EXTRA 
“Pisco” garante que o ator Malvino Salvador (Bruno da novela Amor à vida) retorna a Laguna e vai desfilar no Bloco dos Bandidos com “Paloma” ao seu lado. 
 
 
 
POLÍTICOS E PROMESSAS
___ Plano de governo e promessas de candidatos não merecem credibilidade alguma. Há exceção? Talvez...
No Iate Clube, os vereadores, Vilsinho e Moraes, após algumas “saideiras” resolveram prestigiar uma festa religiosa na localidade de Cabeçuda, zona eleitoral de ambos os edis. Com todo fervor etílico prometeram ao reverendo trazer seus familiares para o Brasil. O efeito da “braminha” passou, mas a promessa ficou. E, agora? Como encarar o ilustre e benquisto sacerdote, e dizer que estavam sob efeito do álcool quando fizeram aquela promessa? Como reagiriam os paroquianos, seus eleitores? Já diziam os antigos, praga de padre não erra o alvo. Cuidado! O que começou no Iate pode acabar na “Barca”... “Creative Way. Promoções. Org. Eventos, publicidade” é empresa parceira da Secretaria Municipal de Turismo nos eventos programados para o verão. De onde é esta firma? 
___ Quem são os sócios?
 
 
 
PREFEITO 
Dá uma requentada na promessa. Até o final do mês de janeiro, a av. Calistrato M. Salles estará, totalmente, asfaltada e sinalizada. Aleluia!
 
 
 
ENGATADO
No domingo, dia da “Porcada” um gato entrou sob o capô do carro do empresário Paulo Pacheco. Várias pessoas foram mobilizadas para retirar o bichano. Na segunda-feira foi a vez do veículo da minha filha Brigitte dar hospedagem ao gatinho. Nova mobilização popular, nem a presença das gatas de praia o retiraram do esconderijo. Ligar o motor, acelerar ou buzinar, nem pensar. Os órgãos de proteção animal estão atentos. O proprietário estaciona o veículo com o motor em ponto morto, e ele amanhece “engatado”...
 
 
 
CARNAVAL
Já está definido o roteiro do Bloco da Pracinha? BLOKO ROSA 2014 – Mais de 3.000 abadás já teriam sido vendidos.
 
 
 
BOAZINHA 
___ Mamãe, é verdade que a senhora deixou o papai ir ao show do Lulu, sozinho?
___ Quem vai curtir Lulu Santos somos nós, eu e sua vó. Seu pai “ofereceu-se” para cuidar do Lulu, o cachorro da querida sogra. Eta mundo cão...
 
 
 
FILA NA BALSA
Mais de três horas de espera. Faltou planejamento e entrosamento entre a Prefeitura e o proprietário da empresa responsável pelo transporte através do canal da barra. Administrar não é só festar. Melhor prevenir que remediar. Moradores da Passagem da Barra que tentam se deslocar até a Ponta Barra, e que não pretendem utilizar a Balsa, são acusados de furar a fila, quando buscam uma trilha alternativa. Quem vai colocar ordem na casa? 
 

—————

Voltar