25out14 - Tubarão: Onda de cachorros e gatos mortos revolta a população. Polícia Civil deve abrir inquérito

24/10/2014 14:39
A Delegacia de Delitos de Trânsito e Crimes Ambientais de Tubarão deve abrir inquérito para apurar a onda de animais sendo mortos na cidade. Só esta semana pelo menos nove, sendo sete cachorros e dois gatos foram encontrados sem vida no bairro Humaitá e Centro da cidade. Segundo moradores, próximo aos locais, tudo indica que os bichos foram envenenados.
O primeiro caso foi registrado na segunda-feira (20), quando foram avistados sete cachorros mortos na rua Antônio Luiz Corrêa Kuerten, no bairro Humaitá. Os moradores ficaram chocados, pois afirmam que os animais não faziam mal a ninguém, e, perambulavam pelas ruas em busca de comida. “Não sei quem tem a coragem de fazer uma covardia dessas. Quando fui na rua avistei três mortos. E quando fiquei sabendo, na minha mesma rua tinham mais quatro”, disse uma moradora que pediu anonimato. “Há poucos meses colocaram um pote com carne, arroz e veneno em uma rua também aqui no Humaitá. Uma amiga minha se descuidou e seu cachorro morreu ao comer esta comida, assim como outros animais. É gente daqui mesmo que não gosta de ver cachorros na rua, já que às vezes eles latem muito”, desabafa.
Na manhã de quinta-feira (23), mais dois gatinhos foram achados mortos na avenida Pedro Zapelline. Uma moradora também disse que seu gato foi envenenado no cercado de casa. “Jogaram veneno dentro do meu pátio. Quando vi não pude fazer mais nada. O bichinho estava morrendo”, lamenta.
A Lei Federal 9.605/98, dos Crimes Ambientais, prevê em seu artigo 32 pena para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, detenção de três meses a um ano e multa. A legislação prevê, ainda que incorra nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal.
 
Sete cães morrem envenenados na rua Antônio Luiz Corrêa Kuerten, no bairro Humaitá, em Tubarão
Foto: Facebook bairro Humaitá – Tubarão

—————

Voltar