26jul14 - Tubarão: Projeto de Zaga quer inibir violência contra professor

25/07/2014 13:13
O presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Zaga Reis (PP) apresentou na Câmara Municipal de Tubarão um projeto de lei a partir do qual pretende inibir qualquer forma de violência contra professores da rede local, estabelecendo medidas preventivas e orientadoras. O projeto em sua primeira votação foi aprovado por unanimidade. Zaga recebeu apreço por sua iniciativa por parte de alguns vereadores: 
 
 
Edson Firmino
“Essa lei é extremamente importante, o vereador autor, nosso presidente Zaga Reis, acertou no assunto, nós hoje precisamos mudar a realidade da educação no nosso país, isso passa pela reflexão, pela proteção dos profissionais, dos professores, dos docentes da educação. Se você pegar o número de professores que se licenciam por stress, é um número alto e custa caro para os cofres públicos. É um assunto que temos que encarar. Qualquer ato de violência tem que ser punido. Mas o ato contra o professor, um profissional, que está ali na frente de uma sala de aula, não vejo lei protegendo o professor. Se o professor for agredido e ele tiver que bater no aluno por autodefesa, ele ainda é processado e vai ser condenado. Então presidente, vejo essa lei com bons olhos, espero que seja colocada em prática”. 
         
 
Nilton Campos
“Parabéns, presidente, pela iniciativa. É alarmante a quantidade de professores que está fora da sala de aula, um dos motivos é o stress e vários por motivo de agressão. Temos um número muito grande de professores assassinados, não só apanharam, mas foram assassinados dentro da sala de aula, porque a lei protege muito o adolescente. Se
hoje o professor olhar meio atravessado para o aluno já é motivo para punição, lógico que não estamos a favor da violência do professor contra o aluno, mas não pode se admitir isso, senão daqui a pouco vamos ter muita gente desistindo do magistério”. 
         
 
Carlos Zamparetti
“Literalmente falando, hoje o poste está urinando no cachorro, estão inversos os valores. Antigamente a nossa tia, a nossa professora mandava e a gente cumpria, hoje não é mais assim. A professora, a tia, ela é responsável pela parte pedagógica, educação pedagógica, agora a educação tem que vir de casa, não podemos colocar a responsabilidade nos professores. Parabéns, presidente, por esse projeto”. 
         
 
Nilce Margotti
“Hoje estou muito feliz, foi falado sobre o professor, como eu sou professora, quero externar, senhor presidente, a minha e a nossa gratidão em saber que esse legislativo está preocupado com a Educação”. 
         
 
Clodoaldo de Medeiros 
“É isso que temos que fazer melhorar cada vez mais as leis, ter mais esses debates aprofundados, o índice de violência na educação, na própria saúde também, não é fácil lidar com esses problemas locais, por isso estamos aqui para avaliar, criar as normas para tentar regulamentar. Parabéns, presidente, por sua iniciativa”.  

—————

Voltar