26jul14 - Tubarão: Pulseiras de identificação do paciente reforçam segurança no HNSC

25/07/2014 15:09
Com mais de 19 mil internações ao ano, uma medida adotada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, tem reforçado a segurança no atendimento. As pulseiras de identificação do paciente já fazem parte do dia a dia da instituição desde setembro de 2011. O objetivo é garantir a correta identificação do paciente internado, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.
Antes do início de qualquer procedimento, a identidade do paciente é conferida, no intuito de evitar erros decorrentes da confirmação verbal ou mesmo da não identificação do paciente, auxiliando na redução e controle de riscos aos pacientes.
As pulseiras são confeccionadas individualmente, no momento da internação, e nela constam informações como nome do hospital, nome do paciente, número de atendimento da internação, data de nascimento do paciente e data da internação.
A coordenadora da Portaria do hospital, Jaqueline Silva de Sousa, afirma que é imprescindível esclarecer o paciente e seu acompanhante quanto à importância do uso desse identificador. “É necessário explicar o propósito das pulseiras, que é garantir que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina”, ressalta.
 
        

—————

Voltar