26mar11 - Cricri (por Salmon Flores)

04/04/2011 16:06

 São José

José... ó bom José.... Numa missa que foi celebrada pelo Frei Alvacir na igreja matriz de Oficinas, em janeiro desse ano, muito bonita por sinal, 95% da celebração só se falou em Frei Galvão.  Era dia de Novena. Por pouco São José, o padroeiro da matriz, não desapareceu. Nesta semana percebi que a posição dos santos foi alterada na Igreja. Colocaram a Mãe de Jesus bem pertinho do sacrário, e deixaram São José o padroeiro, bem escondidinho, quase pegando os degraus da sacristia, do lado oposto de Nossa Senhora. Uma estranha separação do casal, que dificulta até na hora da ladainha, como ocorreu na última quarta-feira (23). O padre Joel, celebrante, teve que rezar por Nossa Senhora, afastar-se, cruzar o altar para se aproximar de São José. Estou preocupado: Vai que São José receba um “pito” do padre? São só dois degraus e ele vai parar na sacristia sem direito a botar a cara na porta e olhar para a assembleia. 

 

Ave

Tem um professor com tempo integral na prefeitura de Tubarão, tempo integral na Unisul e 20 horas no Colégio Energia. Será que o dia para o iluminado professor tem 50 horas?  Assunto para o Ministério Público de Tubarão. 

 

Unisul

Os meninos do Futsal do Colégio Dehon, sub 11, 13 e 15,  pela primeira vez estão disputando a Copa Adesc. Uma competição que reúne o melhor do Futsal da categoria na região Sul. Por estranho que possa parecer, a Unisul patrocina o Colégio Energia e não apoia o Futsal dos meninos do Dehon que em primeiro plano representa a universidade. Ajudam ao Colégio Energia, concorrente, mas dão as costas às pratas da casa.  Não podemos culpar o professor Airton, nosso Reitor que talvez não saiba de muita coisa que rola pelos bastidores.  O Dehon é o futuro e a base de nossa Unisul. Não dá para entender. 

 

Decepção

A falta de cuidado com o dinheiro público ou pura sacanagem para beneficiar correligionários é uma prática que vem sendo adotada pelo atual presidente (?) da Câmara de Vereadores de Laguna, Everaldo dos Santos. Além de ser ditador, como estão percebendo os servidores daquela Casa Legislativa, Everaldo andou pagando R$ 7 mil para um cabo eleitoral trocar as lâmpadas da câmara. Isso que tem um servidor efetivo auxiliar de serviços gerais para fazer o trabalho. Para onde foi esse dinheiro? Por R$ 7 mil troco as lâmpadas e ainda as compro. Sujeira! Parece que isso também já está sendo denunciado no Ministério Público. Deve!

 

Convite/Orleans

Na sessão de segunda-feira (21), da Câmara de Orleans, o líder do governo Tinto, João Francisco Tezza, o "Dão " convidou os seus pares, até os da oposição para a inauguração da ponte de Brusque do Sul. O vereador Antonio Dias André,  "Geada", disse que ia e agradeceu o convite. Mas não deixou por menos e ironizou: "Gostaria de receber o convite para a inauguração da ponte que liga Orleans a Pindotiba, ali

perto do Samae". Falou pouco, mas falou bem.

 

Matriz

Toda a mudança gera desconforto. E na matriz São José Operário em Oficinas o momento é de agitação. Rezemos para que Deus ilumine nosso pároco para que melhore o que for preciso; Não cometa injustiças e se isso ocorrer, que sua capacidade de discernimento com a graça do Pai eterno, possa repará-los. 

 

Hoje na Geada...

A manifestação do vereador Geada em Orleans foi pra lá de autentica: “Temos que saber dizer sim ou não e saber discernir. Pedi cinco mil para grupo de idosos para Pindotiba e o prefeito não deu. Mais cinco mil para o Clube de Mães, que tem carência em todos os aspectos, também não foi contemplado. Um local próprio para o grupo de Idosos e não recebi nem resposta. Pedi mais cinco para o Rotary para a compra de cadeiras e andadores, pelo que fui informado não foi dado. Se eu pedi para tantos pobres e não ganhei como vou dar para o Lyons fazer uma festa? 

 

Reforma 

O Prefeito Municipal de Tubarão, Dr. Manoel Bertoncini, já tomou a decisão. Reforma já endossada pela edilidade será colocada em prática  na metade da próxima semana. Se vai dar certo ou não, isso só tempo dirá, mas ela se faz necessária. A máquina vinha apresentando defeitos e precisava de um choque de gestão. Todavia, figuras que aparecerão, ocupando postos chaves no novo cenário, estiveram com os ferrenhos adversários nos últimos embates eleitorais. Democratas e Peemedebistas, nos últimos 10 anos foram oposição ao PSDB.  Estener  Soratto, por exemplo, não herdou muito de seu saudoso pai. É arrogante, pretensioso e sonhador. Acha que por ser Ramilho do saudoso ex-prefeito, pode ignorar pessoas e até veículos de comunicação que tem sim peso na formação de opinião. Além de gostar de TV, tem as rádios AMs e os dois jornais diários como peso certo na efetivação de seu sonho. Não esconde que quer ser prefeito. No último Carnaval, ferrou com os semanários e revistas e espalhou pela cidade que a culpa era do Prefeito. Pagou bem os outros inclusive a TV, que neste caso não tem sequer traço de audiência que mereça investimento do dinheiro público. Sobre este assunto ainda voltaremos a falar nas próximas edições. Soratinho terá uma pasta de Gestão para mandar em todos. Seu Vilson uma pessoa querida, religiosa e carismática, vai se submeter a isso? Cavalca, Dr. Roger, o que pensam? Celso Meneghel – Urbanismo; Seu Ivo (PMDB) – Fazenda; Dona Vera acho que permanece com a Área Social; Saúde – Dr. Roger; Educação - Felisbino com absoluta certeza; Obras – Nilton; Cultura - Caio, e no Trânsito, ou ficará o filho, Preto ou o Cel. Sérgio Portão. A cota é do Pepê Collaço. Ao todo são 11 secretarias. Nada, contudo vai acontecer sem que o aval do Soratinho seja dado. Vocês vão sentir saudades do Evaldo... 

 

—————

Voltar