26nov11 - Pessoas (por Gladys Helena)

25/11/2011 15:31

 

Eita nós
Já tem gente desistindo de se candidatar a vereador em Tubarão. Tem pseudo candidato liso, sem dinheiro, possivelmente inelegível, antecipadamente, orienta essa colunista.
 
FÊNIX
Longe da mídia há algumas semanas, o incendiário João Fernandes anda fazendo falta na imprensa, com seu jeito sempre polêmico. O edil passou a semana inteira no estado Baiano, tratando de assuntos particulares. Já no início do próximo mês, João Fernandes irá fazer uma cirurgia no joelho.  Hum... Fim de ano pelo jeito será calmo.
 
Calamidade
Vereador Aderbal Moreira Cardoso (PSB) de Laguna solicitou na tribuna da Câmara de Laguna, ao prefeito Célio Antônio, que efetue reparos na entrada da Avenida Roberto Pedro Prudêncio, pois lá tem um enorme buraco, quase uma cratera, melhor dizendo. Aderbal lembrou ao prefeito que aquela avenida é a principal entrada para a Câmara de Vereadores, Justiça Federal e Justiça Eleitoral. Que é isso, prefeito? Manda arrumar duma vez...
 
Loura
A expressão “loira burra” é comumente ouvida em anedotários e conversas amenas (tenho que aguentar muito disso). Não se sabe ao certo a origem da expressão, mas fui pesquisar (já irritada com as chacotas) e descobri que a vinculação da burrice/estupidez a quem pinta o cabelo remonta ao Século 1 A.C., quando o filósofo Propércio escreveu: “Muitos males cercam a garota que estupidamente pinta seus cabelos com uma falsa cor”. Viu...? Está explicado, então... Tem nada de científico nisso. Viva as loiras!!!!
 
Sem querer ofender
Tubarão está – jornalisticamente falando – uma monotonia só. Enquanto Orleans, Laguna e Capivari as coisas estão fervendo... Aqui parece o Mar Morto.
 
E o Calor?
Estamos quase no mês de dezembro, prontinhos para aguentar aquele calor escaldante e nada... É só sair pelas ruas e reparar como ainda esbarramos por aí com camisas mangas longas, botas, blazer’s, e nadinha de regatas, saias, short’s e similares. Realmente não dá para entender... o tempo está doido mesmo. Em outros tempos, nessa época, quase não suportávamos de tanto calor. Péssimo mesmo para quem vive do turismo em Laguna.
 
CAIXÃO BIODEGRADÁVEL
Na falta do que fazer, o deputado federal Guilherme Mussi (PSD/SP), apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados bem inusitado. Ele quer acabar com o milenar uso de caixões (urna funerária) a fim de que os mortos sejam sepultados em urnas biodegradáveis e envoltos numa manta protetora. O deputado que se diz ecologista, entende que os defuntos estão contaminando o lençol freático. 
 
Diferente
Por falar em caixão de defunto, quando estive no Uruguai, não me passou despercebido como lá é chamada a “nossa” Funerária – “Sala Velatória”. Segundo a opinião de especialistas, depois de Cuba, o Uruguai é o segundo país mais seguro das Américas. E a taxa de analfabetismo é quase nula (apesar do uniforme escolar) e a imprensa é livre e atuante. Bem diferente daqui.
 
Guerra
Conversei com um morador tubaronense. Ele me disse que estava pensando em comprar uma arma. Pensei que fosse para matar ou espantar algum bicho que poderia estar rondando sua propriedade. Nada disso. Era para “espantar” os bandidos que estão invadindo a cidade. Ele disse que o número de assaltos que vêm ocorrendo no centro e nos grandes bairros de Tubarão é muito grande. “Ninguém tem mais sossego”, falou. Logicamente que tentei convencer meu amigo a desistir da idéia de comprar uma arma e investir num sistema de segurança. Não sei não se o convenci. O homem estava revoltado.
 
Vice 
Responda rápido: Quem é o vice-prefeito de Capivari de Baixo? Essa ‘pegadinha’ vai mostrar a falta de espaço do vice na memória política dos capivarienses. Nivaldo de Souza, o vice do Brunel não teve sabedoria/humildade para se contentar com seu espaço delimitado.  Se o vice quiser aparecer em qualquer administração, precisa estar sempre afinado com o prefeito (veja o caso do Pepê com o Dr. Manoel). O que ganhou Nivaldo com a briga? Ele não aparece nas fotos e não desata nenhuma fita de inauguração. Resultado: quem não é visto não é lembrado. Aos poucos Nivaldo está caindo no esquecimento do eleitorado. 
 
MEC
SENAI lidera entre as piores faculdades de Santa Catarina. A Folha de São Paulo publicou a lista com 683 instituições de ensino reprovadas pelo MEC. Do total, apenas 13 são de Santa Catarina. Ou seja, cerca de 1,9%. Todas tiraram nota 2. Entre as piores do estado, três são do SENAI. Que coisa feia, hein? As 683 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do governo federal. Elas podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.
 
Uma beleza
Impressiona o número de obras tocadas pela prefeitura de Capivari de Baixo. Por onde você anda tem placas e homens trabalhando. Pelas minhas contas Brunel fecha 2011 em alta junto à população. Todos ganham com isso.
 
Everaldo
O presidente da Câmara de Vereadores de Laguna, Everaldo dos Santos vem trabalhando e muito para disputar a prefeitura da Laguna em 2012, e vêm ganhando apoios importantes de caciques veteranos no partido peemedebista.  Everaldo tem fôlego e cultura política, o que, aliás, poucos têm. 
 
 
Movimento
O Movimento de Irmãos da paróquia de Humaitá contou esse ano com o casal coordenador, Marcelo e Silvana Mendes. Esse casal se empenhou durante todo ano de 2011 para o fortalecimento, da fé cristã católica, tendo como base a família. Como características marcantes o casal esbanjou simpatia e esteve sempre a disposição para as ações do MI. Ao casal e sua família, desejamos que sob o manto de Nossa Senhora de Fátima, "nossa padroeira", o senhor derrame ricas e poderosas bênçãos. Shalom!!! 
 
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar! 
 
Quando você conseguir superar
graves problemas de relacionamentos,
não se detenha ...na lembrança dos momentos difíceis,
mas na alegria de haver atravessado
mais essa prova em sua vida.
 
Quando sair de um longo tratamento de saúde,
não pense no sofrimento
que foi necessário enfrentar,
mas na bênção de Deus
que permitiu a cura.
 
Leve na sua memória, para o resto da vida,
as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade,
e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
 
Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
 
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
 
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.
 
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.
 
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe
e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior.
Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
 
A sabedoria superior tolera;
a inferior, julga;
a superior, alivia;
a inferior, culpa;
a superior, perdoa;
a inferior, condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!
 

—————

Voltar