26out13 - Pessoas (por Gladys Helena)

25/10/2013 11:48
Confuso
È verdade que o vereador Hirã Floriano Ramos tem mania de pedir vistas nos projetos e depois nem passar na secretaria da câmara para olhar e dar seu parecer? Para que pedir vistas, então? É complicado! 
 
 
Candidato
Celso de Oliveira Souza (PDT), professor de Orleans não esconde de ninguém seu interesse em ser candidato a deputado estadual em 2014. Celso é o atual presidente do Diretório Municipal do partido na cidade das Colinas e pretende defender a união dos municípios da Encosta da Serra Geral. Ele em 2012 disputou as eleições como candidato a prefeito e levou 630 votos. Valter Orbem, o vereador mais votado fez quase o dobro dos votos do Celso (1.055). Outros vereadores com mais votação que Celso: Dija (1.032), Ângela Bratti (947), Bete (906), Cabelinho (864), Kiki Berger (843), Dão (793), Pedro Orbem (763), Vá (738), Mário Coan (694). O atual vereador Geada fez apenas dois votos a menos que o professor Celso (628).  Mas, Abraham Lincoln, nunca desistiu, professor! 
 
 
Revanche
Será que há alguma vingança por parte do poder público em relação a Ford de Laguna, como insinuou o vereador Zézinho Siqueira (PT) na câmara? 
 
 
Improtta
Giovanni Improtta foi um personagem criado por Aguinaldo Silva. Sua aparição mais famosa foi na novela Senhora do Destino, em que foi interpretado por José Wilker. Uma de suas características é a inseparável gravata borboleta, além do esforço para falar corretamente, que o leva a cometer vários erros de português, muitos causados pela hipercorreção. E uma das expressões de Giovanni Improtta que ficou conhecida foi: O tempo ruge e a Sapucaí é grande! Ouvindo o vereador Vá de Orleans, me lembrei do Improtta. Já que o tempo urge em Orleans e até agora pouca coisa foi feita na cidade. “Estamos vendo que a coisa está andando muito devagar, o governo tem que ser mais ágil, o tempo passa, três, quatro anos passam rápido, enquanto que a nossa sociedade fica a desejar”, disse o carismático Cruzetta. Dr. Marco: O tempo urge!
 
 
Ainda Vá 
Outra expressão bastante usada na novela pelo Giovanni Improtta: Então fica o dito pelo não dito, o não dito pelo dito e, como sempre, vale o escrito. Vá na tribuna: “Me parece que até então há proposta de que o novo comandante da prefeitura poderá ser novamente o Dr. Arcanjo, que está em conversação com o próprio prefeito”. Se realmente vale o escrito, vamos aguardar para ver os acontecimentos. 
 
 
Lá vou eu...
A preocupação de Vá é pertinente. Os vereadores estavam votando um orçamento estimando em R$ 69 milhões para o próximo ano, enquanto que no ano passado o orçamento foi em torno de R$ 57 milhões e na verdade pouco foi visto em Obras nesse quase um ano do governo atual.
 
 
Rasto
A vida política nem sempre é fácil. Que o diga o vereador Kleber Kek de Laguna parece que está todo mundo tramando contra ele e sua família. Naquele assalto na relojoaria do Bito, a cunhada dele estava lá e chegaram até a colocar um revólver em sua cabeça. Simples coincidência ou mania de perseguição?
 
 
Partido dos Trabalhadores? 
Afinal o PT é realmente o Partido dos Trabalhadores? Essa foi à pergunta feita na câmara de Tubarão pelo vereador Edson Firmino (PMDB): “É estranho porque o governo atual de Tubarão é um governo que tem um título dos Trabalhadores, e ai hoje eles estão invertendo o processo. O governo dos trabalhadores não está levando em consideração o trabalhador nas suas atitudes. Ora... um partido que tem uma história de luta ao lado do trabalhador, e agora enquanto executivo tomar um posicionamento diferente daquilo que vinha falando enquanto oposição, antes de ser governo, isso é preocupante”, disse Firmino ao se referir ao servidor público municipal.
 
 
Ainda Firmino 
Edson lembrou as promessas de campanha do PT: “A guarda municipal, bem como outros servidores, entenderam o discurso do prefeito Olávio na campanha, que o servidor não teria perdas, e isso foi um dos motivos que o levou a vitória. A maioria dos servidores votou no atual prefeito, pelo compromisso de que eles não teriam perda salarial de qualquer espécie, e a gente está vendo as perdas salariais da categoria”. Nesse momento o vereador foi muito aplaudido pela plateia que acompanhava a sessão.
 
 
Sob pressão
Moradores da Colombo Machado Salles em Laguna cansados do esgoto a céu aberto fecharam a rua às seis horas da manhã e às três da tarde o problema estava resolvido. Atitude pode ter sido radical, mas resolveu o problema. Já pensaram se a moda pega? 
 
 
Essa eu não entendi
Ouvindo o grande expediente da sessão de segunda-feira (21) da Câmara de Orleans me deparo com uma frase do Valter Orbem que é do PSD, no mínimo curiosa, contra o seu companheiro de partido, o governador do estado, Raimundo Colombo, que foi eleito em 2010, com votação recorde: “Essa do Pacto por Santa Catarina, para mim é um endividamento do estado. E já que tem endividamento do estado, vamos tentar pegar a nossa parte”, alertou Orbem. Gostei vereador... Sinceridade!
 
 
Transitório
Kleber Kek de Laguna pode ser pitoresco, mas fala a verdade: “Nós estamos de passagem, os vereadores, os assessores estão de passagem, vai ficar aqui só quem for efetivo, ninguém tem cadeira, ninguém é dono de comissão, ninguém é dono de nada”. 
 
 
Rio seco da Madre
A Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL entregou esta semana ao presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Tubarão – Funat, Guilherme Bressan, o projeto padrão de pontes sobre o Rio Seco, em Tubarão, que deverão sofrer adequações a partir de agora. O auxílio para a elaboração do projeto foi feito no mês de setembro, ocasião em que o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, o responsável pelo Colegiado de Agricultura da Associação, Deiviti Martins e o engenheiro civil da AMUREL João Roberto Smania Cataneo vistoriaram o local, acompanhados também de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e de outras autoridades. 
Existem aproximadamente 25 pontes sobre o Rio Seco, construídas há muito anos, de maneira aleatória e em desconformidade com as leis vigentes. Agora, a Fundação Municipal do Meio Ambiente, orientada e cobrada pelo Ministério Público está incumbida de fazer os proprietários das pontes cumprir uma lei municipal que estabelece que as mesmas precisam ter um vão de no mínimo 8 metros de comprimento, com altura de no mínimo 1,5 metros entre a lâmina d’água e a viga inferior, o aterro entre as margens e as cabeceiras não pode ter altura superior a 1 metro acima da lâmina d’água, e o aclive entre a margem e a vão não poderá ser superior a 4 metros. 
 
 
Finados 
Com o feriado do Dia dos Finados chegando, o vereador Antônio da Silva (PR) de Laguna está saudosista: “Eu sou lagunense, nasci aqui nesta terra e vou defendê-la até não dar mais, ai depois quando eu estiver no cemitério se alguém quiser continuar brigando que brigue, mas, só um recado: Vai demorar bastante”.
 
 
Para refletir
"Ninguém sabe o que se passa na vida de ninguém, não sabe as dificuldades, as tristezas, as dores, as marcas que a vida deixou na pessoa. Então nunca julgue alguém, sem conhecê-la de verdade..."
Ana Bonadia
 

—————

Voltar