26out13 - Tubarão: Guarda Municipal acusa prefeitura do PT de quebrar a instituição

25/10/2013 11:23
Após quase dez meses de mandato a atual administração de Tubarão ainda dá mostras que muita coisa precisa ser feita. As reclamações partem praticamente de todos os lados. Esta semana foi a vez da Guarda Municipal mostrar indignação com o descaso do poder executivo com a qualidade de trabalho oferecida e o corte das horas extras o que gerou muito descontentamento por parte de todos na corporação. O Guarda Municipal Douglas Della Giustina usou a Tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de segunda-feira (21) para pedir ajuda ao poder legislativo.
“Desde o começo do ano nossas condições de trabalhos são limitadas. Ouvimos muitas reclamações por parte da população, mas não é culpa nossa. Precisamos ter condições para atuarmos. A prefeitura quebrou a Guarda Municipal”, desabafou ele para os vereadores e demais pessoas presentes na sessão e em uma emissora de rádio.
O corte de horas extras foi o ponto crucial para a guarda. “A hora extra é um dinheiro a mais que nos ajuda no fim do mês. Nós ganhamos, mas para isso trabalhamos. Mas agora cortaram e fizeram um sistema que não nos agradou. Precisamos ser mais respeitados. Nós saímos de casa para trabalhar, mas não sabemos se voltaremos. Corremos riscos todos os dias”, emendou.
O secretário de gestão, Ricardo Dias, disse que a intenção do poder executivo não é cortar a hora extra e sim remanejar a carga horária, para que neste fim de ano todos possam receber. “Temos contas para pagar. Principalmente o salário dos nossos servidores. Por isso algumas medidas foram tomadas para que ninguém fique sem receber.  Esse acordo foi firmado junto com o comando da Guarda Municipal. Geralmente eram pagas 20 horas extras por mês e recentemente recebemos casos de 40 horas extras, o que extrapola nosso orçamento”, disse Ricardo.
Quanto às condições de trabalho, o secretário rebate as críticas. “Todos os veículos estão em perfeito estado. Algum caso ou outro que estraga, já mandamos arrumar. No começo da gestão foi adquirido um caminhão que falta apenas a carroceria para que seja utilizada pela Guarda. Não vejo motivos para tanta indignação. Temos um plano de governo e um cronograma a ser seguido”, completou. 
 
 
A Manifestação dos Vereadores:
 
 
GELSON BENTO (PP)
“Acredito que o governo deva olhar com outros olhos para a guarda municipal, já que foi criada para fazer a diferença na questão de segurança. Acredito que o prefeito talvez não tenha conhecimento dessa medida tomada pelo secretário de Gestão, Ricardo”.
 
 
JÚLIO CESAR (PP)
“Tubarão não pode deixar de ter guardas municipais, as polícias militar e civil não estão dando conta. O pessoal pede a presença de vocês em diversos eventos, a cidade está crescendo, diversos eventos estão acontecendo. Eu mesmo já fiz oficio para vocês estar num colégio”.  
 
 
EDSON FIRMINO (PMDB)
“Por que cortaram a hora extra? Estamos chegando num limite percentual? Mas ai você corta a hora extra apenas de uma categoria? Haveria uma perseguição ao trabalhador da guarda municipal? Qual o motivo? Ganham um bom salário? São indagações que precisam ser esclarecidas pelo poder público municipal. É estranho porque o governo atual é um governo que tem um título dos Trabalhadores. Então o governo municipal tem que dizer: Nós queremos acabar com a guarda municipal de Tubarão”.
 
 
CHUMBINHO (PSD)
“O soldado Douglas falou aqui sobre a viatura que está se desmanchando, a coisa é crítica. E as motos? Onde estão as motos? Tinham lá três ou quatro motos, não se vê mais uma moto da Guarda transitando pela cidade. Eu estive na secretaria na semana passada e me deparei com aquelas motos todas jogadas lá no canto, detonadas, não levaram mais para arrumar as motos”.  
 
 
MATUSA (PT)
“Eu acho estranho que se a guarda só tem duas viaturas, não tem as motos funcionando, como é que se consegue trabalhar tanto para ter tanta hora extra? As pessoas estão trabalhando a pé? Não teve em momento algum, uma iniciativa do prefeito Olávio que demonstrasse uma indisposição com a guarda municipal, um movimento de fechar ou acabar com a guarda”.
 
 
NILTON CAMPOS (PSDB)
A guarda municipal é super importante e está melhorando a cada ano. Até porque nós temos problemas com a própria polícia militar que não tem efetivo suficiente”. 
  
 
 
Preocupada com a segurança dos guardas municipais, após uma preparação que começou com a FAEPESUL e mais tarde com a polícia federal, o saudoso prefeito Manoel Bertoncini mandou equipar a guarda com armas. Na época Tubarão foi o terceiro município catarinense a receber a autorização. Loas ainda ao Sargento Batista que foi incansável na batalha.
 
 
No inicio deste ano a guarda municipal teve sua viatura queimada por bandidos
 
 
Guarda Municipal pediu ajuda do poder legislativo

—————

Voltar