26set14 - Capivari de Baixo: Vereador Arleis (PV) apresenta projeto que cria programa de prevenção e controle do diabetes em crianças

26/09/2014 11:45
Aprovado por unanimidade entre todos os vereadores foi apresentado na última segunda-feira, dia 22, pelo vereador Arleis Ribeiro (PV) o projeto de lei que cria o programa de prevenção e controle do diabetes e da anemia nas crianças e adolescentes matriculados nas creches e demais estabelecimentos de ensino da rede pública municipal de Capivari de Baixo. O projeto tem por objetivo identificar precocemente a doença em crianças que integram a rede pública municipal de ensino na cidade. E em caso de confirmação, iniciar o tratamento desde cedo, com alimentação adequada e atividades físicas específicas, para que a doença permaneça controlada. O diagnóstico inicial, também previsto no projeto de lei, será realizado através de questionários específicos com os pais dos alunos já no momento da matrícula. De acordo com o vereador, essas informações podem ajudar na identificação do problema: “Às vezes, com uma conversa com pessoas especializadas descobrimos algumas coisas que eventualmente possamos ter. O questionário além de identificar pode orientar os pais e responsáveis sobre a saúde de seus filhos. O projeto tem caráter preventivo e vai a médio e longo prazo fazer com que centenas de jovens capivarienses recebam o tratamento adequado para essa doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Quando se trata de saúde não podemos adiar”, disse Arleis na sua justificativa para a apresentação do Projeto de Lei, que tem prazo de 30 dias para ser sancionado pelo Prefeito Municipal. 
 
 
Diabetes da infância
Nos dias atuais, o diabetes é uma doença bastante comum. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 170 milhões de pessoas sofrem da doença atualmente. Em 2025, este número deverá atingir 300 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm diabetes e metade delas desconhece sua condição. Para descobrir se seu filho tem diabetes é importante saber como identificar os sintomas. Alguns deles são caracterizados pelo excesso de sede e de urina, e pela perda de peso. Por exemplo, algumas crianças voltam a urinar na cama ou acordam com frequência para beber água no decorrer da madrugada. Ao perceber estas ocorrências, é fundamental consultar um endocrinologista pediatra de imediato.
 
 
Vereador de Capivari de Baixo, Arleis Ribeiro (PV) apresentou projeto de lei que cria o programa de prevenção e controle do diabetes e da anemia nas crianças e adolescentes matriculados nas creches e demais estabelecimentos de ensino da rede pública municipal de Capivari de Baixo. O projeto tem por objetivo identificar precocemente a doença em crianças que integram a rede pública municipal de ensino na cidade.

—————

Voltar