26set14 - DIVE diz que vacina contra o HPV é segura e recomenda aplicação da segunda dose

26/09/2014 15:42
A Superintendência de Vigilância em Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), reitera a segurança da vacina contra o HPV e recomenda que as meninas com idades entre 11 e 13 anos que se vacinaram em março, procurem uma unidade de saúde para receber a segunda dose da vacina, que é aplicada seis meses após a primeira. Santa Catarina está com baixa cobertura em relação à primeira etapa de vacinação, com mais de 21 mil adolescentes vacinadas, o que corresponde a 14,2% da meta. O Ministério da Saúde (MS) garante que a vacina contra o HPV é segura e não apresenta contraindicações, além de ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção do câncer de colo do útero. Quase 100 países utilizam a vacina como estratégia de saúde pública. “Recebendo a segunda dose a menina apresenta imunidade contra os principais tipos de vírus HPV causadores do câncer de útero. Daqui a cinco anos será aplicada uma terceira dose, para prorrogar essa imunidade”, explica a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização da DIVE, Vanessa Vieira da Silva. De março a julho, mais de 141 mil meninas receberam a primeira dose da vacina no Estado, o que corresponde a uma cobertura de 95%. As coberturas alcançadas para as idades de 11, 12 e 13 anos foram, respectivamente, 86,83%, 87,95% e 112,66%. “Precisamos garantir uma alta cobertura vacinal na aplicação da segunda dose para que as meninas fiquem protegidas até tomarem a terceira dose. Com altas taxas de coberturas nas meninas, consequentemente os meninos também estarão protegidos”, ressalta Vanessa.
 
 
Possíveis casos de reação à vacina
A avaliação dos casos de possíveis reações adversas à vacina contra o HPV em 11 adolescentes na cidade paulista de Bertioga mostrou que as pacientes não tinham alterações relacionadas à vacina. Oito meninas foram liberadas imediatamente. Após avaliações, as outras três adolescentes tiveram alta e estão sendo acompanhadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. 
“As meninas provavelmente tiveram uma reação psicogênica após a vacinação, causada pela ansiedade coletiva”, afirma a gerente. A reação psicogênica em massa é um distúrbio psicológico em que um grupo de pessoas passa a apresentar sinais e sintomas de adoecimento sem que haja uma causa aparente. É bastante comum em ambientes com grupos fechados, como os alunos de uma mesma escola.
 
 
Sobre o HPV
O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos. A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os vírus 6 e 11 causam verrugas genitais e o HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
No Brasil, o câncer de colo do útero é o segundo tipo mais frequente entre mulheres, com 4,8 mil vítimas fatais por ano. Em 2012, foi a sexta causa de morte entre mulheres catarinenses. A previsão de incidência deste tipo de câncer para 2014 no Brasil é de 15 mil novos casos, sendo 480 só em SC.

—————

Voltar