27fev16 - Comunidade (por Munir Soares)

26/02/2016 08:51
“TODOS OS CÃES MERECEM O CÉU”
Segundo o Livro do Gênesis, no quinto dia, Deus criou os animais e, somente no dia seguinte, tirou Adão e Eva do forno. Quando Eva, a primeira dama da humanidade, chegou ao Paraíso já encontrou um cachorro na sala. Ao tentar consolar um garotinho, triste pela morte de seu cão, Papa Francisco teria dito, em plena Praça de São Pedro, que seu cãozinho estaria no céu. Estava criada uma nova polêmica com teólogos e conservadores. Algumas religiões, até, admitem que os cães possam ter alma. Só não foram criados à imagem e semelhança de Deus. São Francisco dizia que todos os animais são filhos de Deus. Temos São Lázaro e São Roque como protetores dos cães. Algum problema com seu cãozinho, recorram aos dois santos. No norte e nordeste do país quando alguma graça é alcançada, os donos do animal organizam o “banquete dos cachorros”, um festim gastronômico a todos os cães da redondeza. O milagre é dos Santos, mas a recompensa vai para os cachorros. 
Não sabemos por que, também, se dá ao diabo o apelido de “Cão”. Gênio de cão, indivíduo que se irrita, facilmente. Nesse caso ser chamado de cão não é nenhum elogio. Não conseguimos descobrir, o que é que o cãozinho tem com isso. Será porque o ser mitológico que guarda os portões do inferno é um cão com três cabeças? Os cães foram domesticados há mais de quinze mil anos.
 
 
 
OS CÃES DEVOTOS DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO ANJOS
Autoridades religiosas estariam preocupadas com o número crescente de cachorros no interior da Matriz, durante as cerimônias litúrgicas. Repete-se a velha pergunta: “Por que o cachorro entra na Igreja”? Uma cachorra de rua, devota do padroeiro Santo Antônio, assistiu a todas as trezenas. Como ela se acomodava no corredor central do templo, o cortejo formado por padres e festeiros contornava o animal, respeitando sua concentração. Dizem que, ao término do evento religioso, o cão dava alguns latidos antes de deixar o local. Tudo muito natural, se a trezena é rezada em Latim ele já saia, LATIN... do.
Radialista Batista Cruz, que é católico fervoroso, atendeu ao chamado paroquial, e iniciou uma cruzada, para impedir a entrada de animais na Igreja. Se o Batista for chamado para fazer, do púlpito, um pronunciamento de conscientização sobre o tema, eu já fico imaginando a cena. Batista, usando terno e gravata, sereno, circunspecto, solene, empunhando seu inseparável microfone, encarando os cachorros, dirigir-se-á à assembleia de cristãos dizendo, com autoridade:
___ As mulheres subam nos bancos e os homens botem o bicho pra fora! 
 
 
 
OLIMPIADAS 
Políticos já estão em campo, preparando-se para os jogos de outubro. No Cabo de guerra entre prefeito Everaldo e Mauro Candemil ligeira vantagem para Everaldo dos Santos. Cúpula peemedebista estaria dando uma mãozinha para o alcaide. Tanara Cidade treina corrida com obstáculos. É que o PT, seu partido, não está bem na foto. PETECA - Ivete, vice-prefeita, visita comunidades do interior, plantando verde para colher maduro. Enquanto não se define o quadro político, ela vai petecando junto ao eleitorado. O maratonista José Paulo Rebelo continua otimista. Pretende vencer os adversários, no cansaço. Prefeito Everaldo já teria oferecido uma importante Secretaria ao Paulinho. Vereador Andrey acredita no Revezamento, modalidade que exige uma equipe bem preparada. Empresário Sami do Ki lojão parece a tocha olímpica, muita gente querendo segurá-lo, para botar fogo no pleito. 
___ Calma pessoal, devagar, senão ele “pira”...
Natação – Esporte preferido por alguns vereadores. O que é que um nadador faz?
___ NADA... 
___ Alguns preferem o nado, de costas... 
Nazil Bento Junior - Hipismo é seu esporte preferido. O primeiro cavalo que passar, encilhado, ele monta...
 
 
 
INCITATUS 
Era o nome do cavalo de Calígula, Imperador Romano. Incitatus teria sido nomeado, senador de Roma. No Brasil, além de nomearmos alguns “Gatos” para o Congresso Nacional ainda criamos a figura do senador presidiário.
 
 
 
CULPA DO JACARÉ
Valmir Guedes publicou em seu blog um pouco da história do comerciante, já falecido, Edgar Pereira. Sobre ele, acrescento mais o seguinte: Edgar era um freguesão da Pizzaria Chedão, à época, dirigida pelo Ivaldo (NEM) Chede. Em contrapartida “Nem” só comprava suas camisas na loja do “seu” Edgar. Chede estava sempre com um jacaré no peito, últimos lançamentos da Lacoste.
Certa ocasião, “Nem” notou, que Edgar e família já não eram tão assíduos em seu estabelecimento. Com o passar dos meses, praticamente, sumiu da Casa. Resolveu visitar o amigo, e saber o que o aborrecera. Edgar, com aquela fleuma que lhe era peculiar, respondeu com uma pergunta.
___ Há quanto tempo o senhor não comparece a minha loja?
___ Faz tempo, é que eu encontrei um Atacadão em Criciúma, que vende Lacoste pela metade do preço...
___ Comércio é uma via de mão dupla. Você não vem à minha loja eu deixo de frequentar sua pizzaria. Aliás, aconselho-o a fazer exame de DNA do seu réptil, pois acho que o senhor está comprando Lagartixa por Jacaré.
Já era uma tradição. Durante a Quaresma, por ocasião da festa, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, os fiéis levam palmas. A palha benta, posteriormente, é queimada para amainar as tempestades. No domingo de Ramos, dez horas da manhã, lá vinha o seu Edgar, pela rua Duque de Caxias, com a opa roxa da Irmandade, levando às costas uma folha inteira de uma palmeira real. Não se contentava com um simples raminho. Matéria prima para mil e uma trovoadas... 
 
 
 
O JAVALI
Fomos convidados pelo Caio, genro do Roberto Righetto, para saborear um churrasco de javali lá no QG do Moto Laguna, Mar Grosso. A carne, muito gorda, acabou atrapalhando a vida do churrasqueiro. O importante é que o javali nos proporcionou um encontro agradável com pessoas que conhecemos, mas com as quais temos pouco convívio. Nelson Mattos, Edésio e eu fizemos uma verdadeira entrevista sobre turismo, carnaval, crescimento, desenvolvimento e outros assuntos de interesse da terrinha com os empresários Márcio (Atlântico Sul) Demétrio da “Restaura Jeans” e Natanael Wisintainer ex-secretário de vários governos municipais. “Nem” Chede, churrasqueiro, especialista em “porcaria” já se pôs à disposição para a próxima churrascada, seja que denominação o bicho tenha, javali, cateto ou porco do mato.
 
 
 
A MANDIOCA
Fiquei sabendo, que poucos alunos se matricularam em um tradicional estabelecimento estadual de ensino do município de Pescaria Brava. Tá faltando crianças, o que significa que nem o homem do interior está “plantando a mandioca” como devia. Será que a macaxeira virou bijajica?
 
 
 
EXEMPLO
Domingo de carnaval. No Chedão, onde os lagunenses se encontram Marcos Remor jantava com a esposa.
___ E daí, não caíram na folia?
___ Não, como chefe de um setor técnico da Casan em Laguna, precisamos ficar de sobreaviso. Com toda essa multidão na cidade qualquer problema no abastecimento d´água terá que ser solucionado, de imediato. Para isto precisamos estar sóbrios e atentos.
Enquanto eu e o Marquinhos conversávamos passou uma turma cantando: “as águas vão rolar, garrafa cheia eu não quero ver sobrar”.
 
 
 
RECOMPENSA
Início do século XX durante a campanha de vacinação contra a febre amarela, malária e peste bubônica Oswaldo Cruz teria oferecido recompensa para quem trouxesse ratos, e até mosquitos. Eis a quadrinha que teria rolado nas Redes Sociais (se tivesse internet naquele tempo).
Pois compra sempre o Oswaldo
Por subir com o figurão
Ratos 300 réis
Camundongo a tostão
Isto tudo vale cobre
E o micróbio lança grito
Porque o Oswaldo está comprando
Esqueleto de mosquito.
Se a moda pega, quem colocar armadilhas e pegar larvas e mosquito poderia ganhar uns trocadinhos. Questão de estímulo em tempo de crise...
 

—————

Voltar