28dez13 - Comunidade (por Munir Soares)

27/12/2013 16:06
NATAL EM TRÊS ATOS
No princípio era assim, uma árvore seca fincada num retângulo de grama verde. Dos galhos esturricados pendiam barbas de velho. Tufos de algodão imitavam a neve. Na manjedoura, um Menino Jesus de louça admirava os patinhos de celuloide, que nadavam ao seu lado, num lago feito com pedaços de espelho. Luzes, apenas, das velas dos castiçais presas nos ramos da árvore natalina. Os tempos mudaram. As chaminés estão em extinção. As árvores “crescem” nas lojas. Centenas de lâmpadas coloridas, made in China iluminam todo o cenário. Papai Noel, emissário do Menino Jesus, canta, bate palmas, gargalha. Meias de canos longos, sapatinhos nas janelas ainda são colocados à espera dos presentes. Porém ao invés de cartinhas, E-mail. Papai Noel criou o site “Polo norte.com”. Em ambos os cenários, a mesma esperança no milagre da noite de Natal.
 
 
 
NATAL 
Em um Abrigo onde são acolhidas crianças vítimas da violência doméstica, as assistentes sociais não mediam esforços para oferecer àquelas crianças marginalizadas pela bestialidade humana, um pouco de alegria, carinho e afeto. Os presentes foram escolhidos criteriosamente, por sexo, faixa etária, tamanho etc.. Nada podia dar errado, afinal de contas era Natal dia em que a Esperança se fez carne para habitar entre nós.
___ A situação está sob controle?
___ Não, temos um problema, o menino de 10 anos, que chegou hoje, o “Preguinho,” não tem presente. Não havia tempo para novas compras.
___O Fabiano, disse alguém, ele retornou ao lar esta manhã, seu presente deve servir ao “Preguinho”. E, assim, foi feito.
Após a encenação da peça sobre o Nascimento de Cristo, chega o Papai Noel, saco cheio. A distribuição é sempre uma festa com algazarra e muita expectativa. Num canto da sala, “Preguinho” o novo residente, com uma camiseta na mão, demonstrava insatisfação.
___ Algum problema, indaga um outro menino.
___ Sim! – Aquele Papai Noel filho da puta não sabe nem o meu número...
 
 
 
NATAL DO PEPINHA 
Pelas ruas da santa terrinha, Pepinha desfila com seu gorro de Papai Noel. Curtindo o clima natalino.
___ Mamãe eu nunca havia visto um Papai Noel.
___ Ele deve ter escorregado pela fuligem da chaminé, esclarece o irmãozinho.
___ Não sejam burros, não é Papai Noel, é o Saci-Pererê...
___ Saci-Pererê só tem uma perna...
___ Talvez ele tenha ganhado a outra do Papai Noel...
Alheio a todas as especulações, Pepinha montou na sua bicicleta, e partiu, cantando “Noite Feliz”.
 
 
 
AGRESSÃO AO PAPAI NOEL 
Domingo, vinte e dois de dezembro, 5h30min. A cidade de Tubarão decorada com motivos natalinos colocou nos canteiros centrais das avenidas diversas figuras do Papai Noel. Duas senhoras, que deixavam o Hotel Arts, centro da cidade, presenciaram um fato inusitado. Um veículo trafegando em sentido contrário, subitamente, estaciona no meio da pista. O motorista, adulto, desce do carro, encaminha-se para o canteiro da avenida, e dá a maior surra no Papai Noel. Pontapés e bofetões. Cometido o desatino, retorna ao veículo, acelera, e desaparece. Com certeza, uma pessoa de mal com o mundo. Nos dias atuais, até Papai Noel tem que botar as barbas de molho!
 
 
 
UM BRINDE À SAÚDE 
Estive hospitalizado durante cinco dias, hóspede do hospital Nossa Senhora da Conceição, Tubarão. Meus agradecimentos a equipe do doutor Lars Escobar. O “Conceição” é uma empresa, com mais de 400 leitos e 1.200 funcionários.Louvável, mesmo com uma rotina estafante, os atendentes conseguem manter o bom humor. Bom astral.
 
 
 
AS REZADEIRAS 
Minha querida esposa Salete convocou suas irmãs Solange, Graça, Diva, Vera, Enedina e Téia para estabelecer uma corrente de oração. Todas rezadeiras de carteirinha, Dizem, que quem tem muita fé é capaz de descobrir os atalhos que levam a Deus. Fiquei preocupado com o poder de suas orações, afinal de contas eu só desejava recuperar a saúde, e não ir pro céu, antes do tempo. Meu neto Miguel, de 13 anos merece um capítulo à parte. Ficou todo o tempo comigo, no quarto de hospital, alegre e descontraído. Só arredava pé para visitar a “Dóris” uma maquina instalada no corredor, que fornecia bebidas, chocolate e outras guloseimas. Bastava colocar as moedas que a maquininha dava o troco, em mercadorias. Foi amor à primeira vista. Amor e gula. Nas horas de maior descontração, eu e o Miguel executávamos, do folclore açoriano, a dança do Pau de Fita, utilizando como mastro, a haste que segura as bolsas de soro e os cateteres, substituindo as fitas. Quando deixamos o hospital, Miguel não esqueceu de abraçar a “Doris”. 
 
 
 
POR UM FIO
Enquanto Renan Calheiros, presidente do senado brasileiro, requisita um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para levá-lo até Recife, onde faria um implante de cabelo, a Base Aérea de Florianópolis está por um fio, ameaçada de fechar, por falta de verbas.
 
 
 
TROCA 
Ex-ministro José Dirceu queria trabalhar no hotel, somente por dinheiro?
___ Não, ele apenas desejava trocar a Camarilha pela Camareira.
 
 
 
COMO ANDAM AS COISAS NA TERRINHA?
Poderes executivo e Legislativo chegam à virada do ano, no maior Love. Dom Everaldo I, imperador da Babilônia, termina o primeiro ano de seu mandato, sem grandes realizações. SC 100 estrada Barra/Farol não foi inaugurada. Av. Calistrato Muller Salles continua necessitando de reparos. A Marronzinho em obras, paliativas. Secretário de Obras termina ano enchendo o saco de areia, na tentativa de conter a ressaca na prainha do Farol. Aumento de salário para Secretários e Adjuntos Bons eventos estão programados para a temporada. Secretaria de Planejamento realizou sua confraternização nas dependências do Iate Clube. Prato do dia: sopa de pedra com lascas da rocha do Iró, cuja implosão foi anunciada com tanto alarde. Atletas foram impedidos de correr a São Silvelho. Motivo? 
___ Excesso de velocidade.
 
 
 
FESTA NA RINHA
Eu, a esposa Salete e neto Miguel participamos, como convidados, da festa de final de ano na rinha da Associação Galo Velho”. Como sempre tudo perfeito. Marinho Fernandes continua impecável, como anfitrião. Atletas, familiares e convidados no maior congraçamento. Crianças da comunidade da Ponta da Barra foram convidadas e ganharam presente.Cozinha comandada pelo mestre Rezende. Parte musical a cargo do “Pombo Branco”. A informação de que o Chantecler, galináceo símbolo da Associação teria desaparecido, merece investigação. Hênio Marcelino (Hênio Veículos) suspeita de que o galo foi pro papo. Na próxima semana falaremos do caso.
 
 
 
MÚSICOS da BANDA “UNIÃO DOS ARTISTAS”
A mesma corporação que acompanhou os Voluntários da Pátria até ao navio “Andorinha” atracado no cais da Paixão, realizou festa de confraternização no Restaurante e Pizzaria Chedão.
___ Dizem, que o Chede cobrou “dobrado”...
 
 
 
FELICIDADE 
Este ano conseguimos reunir toda a família, aqui, na terrinha. Uma graça. O melhor presente de Natal que alguém possa desejar. Os pais, Salete e Munir, filhos Brigitte, Helder e Rosélis. Netos Leonardo, Arthur, Manoel Olavo, Miguel e Maria Clara. Como diria minha esposa, Obrigado Senhor!.
 

—————

Voltar