28jun14 - Comunidade (por Munir Soares)

27/06/2014 10:25
O CÃO E A COPA
Só assisto aos jogos da copa, pela TV. Foram mais de 40 partidas de futebol, minha cabeça já está “embolando o meio de campo”, mais perdido que o Fred, metido entre os zagueiros adversários. Já confundo canarinho com galo francês, laranja com queijo suíço e camarão com bacalhau. Ao som de tangos e tarantelas, cangurus dançam com zebras. Príncipes e rainhas são apenas súditos no mundo da bola. Vaias e aplausos. Lindos gols, excelentes defesas, porém, nada que se compare à festa das torcidas nas arquibancas. O hino, cantado à capela, é de emocionar até monge de pedra.
A seleção brasileira de futebol, de 1986, encantou o mundo. Em campo, maestros davam aula de futebol arte. Pelas ruas do Brasil, após cada vitória, carreatas e foguetórios. Alegria do povão e suplício para os cães. 
Os cães com os sentidos do olfato e audição extremamente privilegiados escutam sons quatro vezes mais distantes que o ser humano além de escutarem sons inaudíveis ao ouvido humano, tanto de baixa como de alta frequência. Alarmes, trovões, foguetes provocam taquicardias, tremores e pânico nos cachorros. Podem até matar. É comum esses animais, em dias de tempestades ou sob intenso foguetório, invadirem a casa, desnorteados, procurando refúgio, inclusive, debaixo das camas. 
Em Laguna os cães pressentem quando junho está chegando. É o mês da festa do padroeiro com as inevitáveis queimas de fogos. O simples badalar do sino da Matriz já os deixa indóceis, nervosos, circulando pelo quintal, como feras enjauladas. Sino badalando é prenúncio de foguetada. E nem adianta colocar fone de ouvido.
Voltemos à Copa de 1986. Nosso amigo, Quico Pagani, torcedor do Vasco, nos bons tempos em que o time da Cruz de Malta era respeitado até no Velho Continente, bem pra lá do Além Tejo. Atualmente, anda singrando “por mares nunca dantes navegados”. Por motivos de saúde Quico foi aconselhado a não assistir ao jogo decisivo entre Brasil e Itália. Ao “Jovem”, o cãozinho da família, já estressado por culpa dos fogos da paróquia, e com o coração fragilizado foi aconselhado pelo veterinário a asilar-se num local a prova de som. Dia do jogo. Após um calmante, Quico e o cão teriam ido para a cama. O dono em cima e o cachorro embaixo, da cama. Ao acordar, horas depois, a primeira coisa a fazer foi olhar debaixo da cama. O cachorro não estava lá. Constatação óbvia: perdemos a copa. Se o cão estava na rua é porque não houvera foguetes. Sem fogos, sem taça. Na praça, o cão passeava tranquilo, abanando o rabo. O preço daquela tranquilidade tinha sido o pênalti perdido pelo Zico...
 
 
 
ELEIÇÃO E SELEÇÃO
Governador Colombo assumiu, definitivamente, a condição de técnico do time da Aliança, e já começou a escalar sua equipe. Ninguém da extrema esquerda foi chamado. Parece que a convocação do atacante Ponticelli teria desagradado o craque LHS, o Neymar do PMDB. Decisão teria deixado LHS mais mordido que o zagueiro da Itália. O meio de campo deverá ser feito pelo experiente Pinho Moreira.
 
 
 
TERRA-MAR-E-AR
Dom Everaldo I, rei da Babilônia continua projetando seus sonhos mais otimistas, e já fala em editais de licitação para a construção da Ponte Flutuante, teleférico, aeroporto, túnel do Iró, etc.
 
 
 
HERANÇA
 
OBRAS I
Cine Mussi, Museu Tordesilhas, cabeamento subterrâneo do Centro Histórico, Mercado Municipal, futuras reformas dos prédios da União Operária, Congresso Lagunense e Clube Blondin formam um conjunto de obras cujos projetos iniciais foram elaborados pelo IPHAN, em parceria com governos anteriores. Estrada da Barra/Farol e av. Calistrato Müller Salles obras também iniciadas em gestões passadas. Mérito do alcaide Everaldo. Não quis nem saber quem era o pai das crianças, e foi a campo para liberar as verbas necessárias ao êxito dos empreendimentos. Agora é ficar de olho nas prestações de contas, e prazos de entrega das obras.
 
 
 
OBRAS II
Com o dinheiro da Ponte Anita Garibaldi seria bom se o prefeito Everaldo repavimentasse as horrorosas ruas do Cento Histórico e autorizasse o asfaltamento do Morro da Nalha.
 
 
 
NOSSA MAIOR OBRA 
A UDESC, uma ponte de saber, que liga os jovens ao futuro. No campus universitário novos prédios com modernas instalações estarão sendo entregues à população, nos próximos dias. Uma obra que engrandece o governo e dignifica o governante. Agora é trabalhar para a criação de novos cursos.
 
 
 
PREOCUPAÇÃO
Muitos pais continuam matriculando jovens de 14 e 15anos, no Terceirão, em Tubarão. O fato não poderia ser debatido num seminário, em nosso município, reunindo profissionais da Educação, inclusive UDESC? 
 
 
 
OS PÁSSAROS DE MINHA CIDADE
Quem são os habitantes alados da praça da Matriz Santo Antônio dos Anjos? Os pardais acordam cedo. Os bem-te-vis não gostam de ficar anônimos, estão sempre se identificando. Os anus brancos são meio estranhos, andam em bando, com seus topetes e caudas enormes. O João-de-barro é o mais barulhento, nem as arancuãs do morro fazem tanto estardalhaço. As rolinhas são mansas, adoram caminhar entre os canteiros, enquanto as pombas caseiras andam meio marginalizadas, depois que expulsaram o prefeito e seu staff do Centro Administrativo Tordesilhas. Tesourinhas são visitantes esporádicos. Canários estão sumidos. Beija-flor faz visita de médico.
E, as andorinhas? Elas adoram amanhecer sobre os fios da Celesc. No verão, defronte a minha janela, a cada manhã, elas fazem sua higiene pessoal, alisam as penas e retiram com o bico, aquele “cheiro de asa”.  Sem cerimônia transformam as calçadas e o capô dos carros em sanitários públicos. Estão sempre de asas prontas, com a chegada do inverno partem em busca de regiões mais quentes. As andorinhas são conservadoras, não aderiram a mudança de “habito”, continuam vestidas como as freiras de antigamente.
Naquela tarde saí de casa, apressadamente. Na lanchonete, um garoto olhou-me insistentemente. No supermercado, algumas pessoas, sem dizer absolutamente nada, fitavam-me de maneira esquisita como se eu fosse algum bicho exótico. Ao retornar ao lar minha esposa não conteve o riso. Eu andara pela cidade com o maior cocô de andorinha na testa. Contemplei, novamente, o varal de andorinha, e agradeci à natureza. Vocês já imaginaram se as vacas voassem??? 
 
 
 
A COPA
Brasil – Amigos de Neymar chegam à concentração da Granja Comary, de helicóptero.
___ Tática de jogo. Como a defesa do Chile é baixa, eles estavam treinando o “jogo aéreo”.
___ Geometria da Copa - Japão tem Ocubo, Colômbia, o Quadrado mas quem joga redondo é a Costa Rica.
___ Técnico do Uruguai – Suarez, hoje tu tens que “comer a bola”. Ainda bem que o atleta não levou a instrução ao pé da letra, e mordeu mais em cima...
___ Classificação da Grécia – Ouvi dizer, que o “seo” Estácio, o grego, teria hasteado a bandeira do seu país, no canteiro da rua Gustavo Richard, e parodiado a música do saudoso Orlando Ribeiro. “No jardim do seo Estácio tem cravo e manjericão/também bandeira da Grécia, nosso lindo pavilhão”. 
 

—————

Voltar