28jun14 - Maurício da Silva admite que aplicaram um Golpe no PMDB e fala da sua pré-candidatura

27/06/2014 10:37
O professor e ex-vereador Maurício da Silva, é o pré-candidato do PR (Partido da República), tubaronense à Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Por muito tempo foi vereador e militante pelo PMDB de onde saiu e não esconde os motivos. Ele afirma que aplicaram um golpe dentro do partido e que pessoas emporcalharam o nome do Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Dono de uma ideologia única, foi muito criticado no antigo partido o que acarretou em sua saída. No entanto, ele admite que sempre buscava o melhor e não concordava com os meios com que a ex-sigla era comandada. Atualmente ele traça as metas para sua campanha e busca apoio de outros ex-militantes que também o acompanharam na sua saída do PMDB e ingresso no PR. Ele concedeu entrevista ao Jornal A Crítica, para falar sobre esses assuntos, candidatura e atual administração da cidade. Mais uma vez não fugiu das perguntas. 
 
 
A Crítica - O senhor é realmente pré-candidato pelo PR?
Maurício da Silva - Sim. Sou pré-candidato a Deputado Estadual
 
 
A Crítica - Há quantos anos é militante na política?
MS - Desde sempre. No Ensino Fundamental fui sempre líder de sala de aula. No Ensino Médio, em Orleans, presidente do Centro Cívico Ênio Furlam (a ditadura havia proibido os Grêmios Estudantis). Na FESSC, hoje UNISUL, vice e presidente do Diretório Acadêmico. Professor, fui presidente da ATUPRE (Associação dos Professores da Região de Tubarão), a ditadura proibia a sindicalização do funcionário público. Intensifiquei a militância no PMDB, por meio da Fundação Pedroso Horta, que formulava políticas públicas. Dr. Stélio e Dr. Nilo Bello, discorriam sobre política de saúde; Engenheiro Paulo Constantino, sobre política sanitária; Professor e Sociólogo Carlos Ghislandi, sobre política social; Professor Wilson Schmidt e eu, política de Educação e tantos outros. Fui eleito vereador cinco vezes consecutivas. Retomei a política de formação quando fui eleito presidente do PMDB, em 2006. Com a equipe, promovemos cursos nos bairros e elaboramos um Projeto de Futuro para Tubarão. Profissionais renomados, a nosso pedido, projetaram a nossa cidade para os próximos 30 anos, nas áreas da Saúde (Dr. João Ghizzo, coordenador do curso de medicina da UNISUL); da Educação (Prof. Cláudio Paes, da UNISUL, Adelson Dos Santos, ex-presidente do Conselho Estadual da Educação e eu); de geração de Empregos (Prof. Müller, economista e ex-reitor da UNISUL); da Agricultura (Engenheiro Márcio Bortoluzzi); da Segurança (Dra. Lúcia Stfanovich, delegada de Polícia e ex-secretária de Estado de Segurança) e tantos outros. A melhor forma de pensar em si, é pensar nos outros. Se os outros estiverem bem, você também estará.
 
 
A Crítica - O que o motivou a ingressar no PR?
MS - O fato de o deputado federal Jorginho Melo, presidente estadual do PR, ter sido indicado pela revista Veja com o segundo deputado mais atuante do Brasil, com nota 9,3 devido ao comprometimento com um país moderno e competitivo. É disto que o povo precisa. De deputado com atitudes que destravam o país e melhoram a vida das pessoas e, não de discurso vazio. Somado a isto, a liberdade para fazermos do PR, aqui em Tubarão, um partido que dê respostas eficientes aos problemas nas áreas da saúde, segurança, educação, e outras e que respeite os seus e os eleitores.
 
 
A Crítica - Como está a adesão de sua pré-candidatura?
MS - Excelente. O eleitor está desacreditado devido à politicagem, incompetência e roubalheira, mas sabe, por meio dos meus cinco mandatos de vereador, que faço política com conteúdo, com coragem, por resultados para a população, como na luta constante pela Segurança, pela redragagem do Rio Tubarão, pela conquista do IDH – Educação, acima da media estadual, quando estive à frente da Gerência Regional de Educação. O eleitor também sabe que a minha prática é transparente. Já em 2002, elaborei o projeto que acabou com o voto secreto em todas as deliberações da Câmara de Vereadores. Na presidência, em 2006, levei as Sessões da Câmara para os bairros e iniciei a transmissão das sessões, via internet, em tempo real. Tudo isto para que o cidadão possa saber o que ocorre na Câmara e intervir preventivamente. Não por acaso, fui homenageado diversas vezes em Tubarão e Região com os troféus “Tubanharô”, “Anita Garibaldi” e “Nossa Folha”. Pelo governo de Santa Catarina com a condecoração máxima do servidor público estadual: Medalha e Diploma do Mérito Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”. Pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a Medalha do Mérito Cruz e Souza. Pelo Consulado da República Senegal, na Assembleia Legislativa do Paraná. Pela Câmara de Vereadores de Tubarão com os títulos de Cidadão Tubaronense e de Honra ao Mérito.
 
 
A Crítica - Quem o PR vai apoiar para deputado federal?
MS - Como disse anteriormente, pelo fato de ser eleito o segundo melhor deputado do país, devido aos projetos para destravar o Brasil e melhorar a vida das pessoas, o PR apoiará o deputado federal Jorginho Melo.
 
 
A Crítica - Quantos filiados existem hoje no PR?
MS - Número de filiados não conta para vencer eleição. Na última, aqui em Tubarão, o partido com menor número de filiados (PT) ganhou sozinho dos dois com maior número de filiados (PMDB e PP) juntos com mais nove outros partidos. Cerca de 90% dos eleitores, segundo o instituto Data Folha, votam no candidato e não no partido. 
 
 
A Crítica - Durante muitos anos foi defensor ferrenho da bandeira do PMDB. O que motivou sua saída deste partido?
MS - Os atuais mandatários emporcalharam a belíssima história do PMDB, construída, também por mim, com base na DEMOCRACIA, na VERDADE, na JUSTIÇA, na defesa e na prestação do melhor serviço para a população. Eles descumpriram todas as decisões da última Executiva. Rasgaram o Estatuto do Partido, quando este determina ‘voto direto e secreto dos convencionais’ para escolher os candidatos e, na última eleição para prefeito e vereador, isto jamais aconteceu. Enganaram membros do próprio partido (pergunte ao suplente de vereador João Marcelo) para aplicar o vergonhoso ‘GOLPE’ que objetivou cassar o mandato da Executiva legitimamente eleita, que não aceitava os desmandos acima e outros. O partido, que ganhou a confiança da população por combater corajosamente o golpe de 1964, agora está sob o mando de pessoas que desrespeitam as instâncias deliberativas e regras partidárias e enganam e aplicam golpe contra os seus. O que não são capazes de fazer contra os outros?
 
 
A Crítica - Ficou alguma mágoa de pessoas desta sigla?
MS - Absolutamente. Serviu para melhor o aprendizado.
 
 
A Crítica - Como o senhor vê o episódio que ocasionou a derrubada do ex-presidente Dalto Bardini, que já declarou ser seu amigo e admirador?
MS - O Dalto é um pilar de moralidade e de bons serviços prestados à população. Queria fazer a coisa certa, mas eles não querem. Por isto, aplicaram o GOLPE para derrubá-lo, com toda Executiva.
 
 
A Crítica - Foi uma jogada desonesta?
MS – Desonesta, vergonhosa e que emporcalha, como disse anteriormente, a belíssima história do partido.
 
 
A Crítica - Quem articulou essa trama?
MS - Publiquei em diversos jornais de Tubarão um artigo intitulado “Deputado, vamos à comissão de ética?” Porque o deputado Edson Bez de Oliveira, disse na coluna da Néia Lopes (www.neialopes.com.br), que “me encaminharia para a Comissão de Ética do partido, porque não teria cumprido decisão do Diretório”. Perguntei que decisão ele faz referência: 1) À candidatura dele para prefeito de Tubarão? Esta jamais foi deliberada pelo Diretório do PMDB; 2) Às coligações para a última eleição de prefeito e vereador? Também, jamais foram deliberadas pelo Diretório do PMDB de Tubarão. Comprovam as atas das reuniões ordinárias do partido que nada foi deliberado pelo Diretório. Na verdade, tudo foi empurrado ‘goela abaixo’. Foi o referido deputado e alguns seguidores seus que não cumpriram o Estatuto do PMDB e o Edital convocatório para a Convenção acerca da referida eleição, como dito acima. Também não cumpriu decisão da Executiva do PMDB, do dia 23/01/2012 - referendada por documento assinado por ele próprio. Também não cumpriu decisão do Diretório Nacional do PMDB - do qual faz parte - que era para apoiar Dilma/Michel Temer, e apoiou o adversário José Serra, com a desculpa estapafúrdia de que acompanhou decisão do Diretório Estadual. Desde quando decisão do Diretório Estadual suplanta a do Diretório Nacional? Na verdade, o referido deputado e alguns seguidores agiram para tirar da frente quem lhe faz sombra e quem cobra os seus descumprimentos, como no vergonhoso GOLPE, já citado, que dissolveu o diretório do PMDB e, para depositar em outrem, a culpa, somente dele e de alguns seguidores, pela fragorosa derrota das últimas eleições para prefeito e vereador em Tubarão. Na condição de candidato a prefeito o referido deputado fez apenas 23% dos votos, mesmo representando coligação com 11 partidos (onde somente o PP e o PMDB tinham 22,5% e 21,5% dos filiados, respectivamente); maior número de candidatos a vereador (82); maior tempo de TV (10 minutos) e gasto declarado de campanha superior a soma dos outros três candidatos (R$ 1.281.158,20). Oito anos antes, o Amiltom Lemos fez 26,7% dos votos. Na Câmara Municipal, caiu a representação, de 40% para 23%. Tinha 4 dos 10 vereadores. Permaneceram 4 vereadores, mas de 17 vagas.
 
 
A Crítica - É verdade que quem manda no PMDB de Tubarão é o deputado federal Edinho Bez e que ele não gosta de ser contrariado?
MS - A resposta anterior não deixa dúvidas sobre isto.
 
 
A Crítica - Qual é a sua análise da atual administração do PT em Tubarão?
MS - A pessoa do prefeito é irretocável, mas a administração está desarticulada e muito aquém das expectativas dos munícipes. Como tubaronense, torço e ajudo no que puder para acertar.
 
 
A Crítica - O atual prefeito Olávio Falchetti recebe críticas diárias em vários órgãos de imprensa e nas redes sociais. Ele estaria sendo mal assessorado ou não consegue cumprir tudo o que prometeu?
MS - A resposta anterior responde também a esta.
 
 
A Crítica - O secretariado da prefeitura também é muito criticado. Como conhecedor de gestão pública, isso seriam escolhas erradas de pessoas incapacitadas para tais funções?
MS - Acredito que também está respondido.
 
 
A Crítica - Daria pra reverter a situação em que Tubarão se encontra hoje principalmente na área da saúde e educação?
MS - É possível e necessário.
 
 
A Crítica - Uma creche municipal foi flagrada usando banheiro como sala de aula. Como professor, o que tem a dizer sobre isso?
MS - Foi uma situação surpreendente e extremamente deprimente.
 
 
A Crítica - Quais as suas prioridades na campanha?
MS - Lembrar ao eleitor desiludido que nem tudo está perdido. Que temos os exemplos do Ministro Joaquim Barbosa, do Papa Francisco, do ex-presidente Nelson Mandela e tantos outros que iluminam o fim do túnel. Que as mudanças ocorrerão por meio do voto em candidato que tem Projeto Estruturado, coragem para fazer o que tem que ser feito para melhorar a vida das pessoas e credibilidade para envolver a comunidade na Execução. Que fizemos isto nos Seminários para redragagem do Rio Tubarão, em que chegamos ao financiamento dos Projetos porque conseguimos unir as entidades afins. Na retomada das ações de Segurança, como na construção da Sala de Aula no Presídio Regional, onde entidades e empresas tubaronenses assumiram o feito. E que, com aprimoramentos serve para solucionar os graves problemas na área da Saúde (mais médicos, consultas, exames, cirurgias, etc.); da Educação (epistemologia didática e Carreira do Magistério); da Segurança e, tantos outros. Pretendo, principalmente, dotar Tubarão e Região de representação política consistente. O trecho de Palhoça à Araranguá é o pobre de Santa Catarina. Cresceu nos últimos 10 anos, de acordo com o Instituto Jordam, 273%. O trecho de Palhoça à Joinville, é o próspero. Cresceu, no mesmo período, 470%. Motivo? A representação política de lá faz acelerar as obras de infraestrutura, como duplicação da BR 101, Portos e Aeroportos, que atraem empresas, que geram emprego, renda e pagam altos impostos, como a BMW, que está se instalando em Araquari. Aqui, somente o atraso da duplicação da BR 101, segundo estudos da UNISUL, causa perdas de 32,714 bilhões de reais, fora as vidas perdidas que são irrecuperáveis. No Aeroporto Regional, da pedra fundamental à inauguração, ainda sem previsão para voos regulares, foram 14 anos. Empresários como os italianos da Cimolai, desistem ao se depararem com esta perversa realidade.
 
 
A Crítica - Acredita que Tubarão pode voltar a ocupar uma nova cadeira na Assembleia Legislativa?
MS - Acredito. Tubarão e Região precisam e merecem. Farei todo esforço para que aconteça.
 
 
A Crítica - Independente dos resultados nas urnas, quais as suas metas depois das eleições?
MS - Continuar trabalhando para o bem da coletividade com a mesma determinação. É evidente que eleito, terei mais ferramentas para fazer. Repito: Se as pessoas a minha volta estiverem bem, também estarei.

—————

Voltar