28jun14 - Tubarão: Facilidade em ter um carro Zero faz vendas de seminovos despencar nas revendas

27/06/2014 10:47
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos provocou queda no preço dos veículos usados no mercado. O preço dos carros usados tem como referência o valor do veículo novo. As condições de pagamentos e aprovação de créditos dos bancos para os 0 km também contribuem para prejudicar as negociações na maioria das revendas de Tubarão e cidades da região.  Com o IPI menor para os novos, houve uma desvalorização de 10% a 15% no preço dos usados, conforme a entidade. Mesmo assim não estimula as vendas. Além do imposto menor, os revendedores avaliam que a restrição de crédito, provocada pela inadimplência, também contribuiu para a queda nas vendas. De cada dez fichas para financiamento, cerca de sete são negadas. A exigência dos bancos aumentou para muitos modelos.
O revendedor de uma revenda na avenida Patrício Lima e rua São Januário, em Tubarão, Vitor Della Vedova, adianta que para comprar carro zero é mais fácil. “Os bancos aprovam mais facilmente os créditos para os veículos novos. Já para os seminovos existem algumas restrições. O problema é que muitas montadoras estão com os pátios lotados e querem esvaziá-los. Nestes últimos dias estamos encontrando dificuldades em negociar carros seminovos”, disse Vitor.
Um outro problema que também ajuda a frear as vendas é o fato de que muitos carros considerados grandes como Vectra antigo, Tempra, caminhonetes, entre outros, não são mais tão procurados pelos compradores. “A maioria hoje prefere um carro popular básico, mas com direção e ar. Por isso estes modelos mais antigos estão com as vendas abaixo do esperado. Muitas vezes nossa margem de lucro é muito pequena pelo motivo que precisamos fazer o capital de giro fluir e precisamos vender”, frisou. 
Outro revendedor de Capivari, Alex de Abreu, também salienta a queda nas vendas. “Estamos enfrentando o mesmo problema. A facilidade de ter um carro novo, as condições de pagamento e os juros facilitam a queda dos seminovos. Precisamos fazer alguma coisa ou muita gente vai quebrar”, ressaltou.
 
Carros grandes como Vectra antigo, Tempra, caminhonetes, entre outros, não são mais tão procurados pelos compradores

—————

Voltar