28jun14 - Tubarão: Moradores reclamam da ausência das agentes de saúde em diversos bairros

27/06/2014 10:51
Moradores de praticamente todos os bairros da cidade de Tubarão, voltam a criticar a área da saúde. Desta vez, eles reclamam das Agentes de Saúde que fazem partem do ESF (Estratégia da Saúde Familiar), e que não estariam trabalhando corretamente e deixam de comparecerem nas residências onde são designadas para saber como as pessoas estão. Em alguns bairros, existe a denúncia que faz meses que elas não aparecem e em alguns locais chega há quase dois anos. Outras pessoas ainda dizem que suas assinaturas estão sendo falsificadas, pois os nomes estão assinados, mas ninguém esteve em suas casas.
Esse é o caso da moradora Maria Terezinha de Souza, residente no bairro Monte Castelo. “Aqui na minha casa antes tinha sempre uma agente de saúde que passava todo mês. Mas faz mais de cinco meses que não aparece ninguém. Isso é um absurdo. Não estão nem aí com a população. Estou indignada. Votei no atual prefeito achando que iria melhorar, mas pelo que vejo fui engana mais uma vez”, esbraveja revoltada.
Uma moradora do bairro Madre, que pede para não ter o nome revelado, afirma que faz algum tempo que ninguém visita a sua casa. “Eu estranho porque antes sempre tinha alguém visitando e entrevistando. Hoje ninguém mais faz isso. Simplesmente sumiram e não deram mais sinal de vida. Estamos jogados e abandonados pela prefeitura. Mas em breve teremos eleição. Eu já sei o que fazer” comenta.
O ESF é um programa do governo federal que visa verificar como anda a saúde do povo brasileiro e encaminhar os doentes para tratamento nos postos de saúde. No entanto, a coordenação fica por conta de cada prefeitura que recebe o dinheiro e fica encarregado de fazer o pagamento das agentes. 
A gerente de Saúde de Tubarão Anelise Soares, reconhece que existe defasagem no quadro efetivo. "Temos cadastradas 256 agentes de saúde. No entanto, 20 delas estão afastadas por algum problema, que vai de saúde até férias. Estamos trabalhando em cima disso para tentar contornar essa situação. Vamos apurar quais os bairros estão com falta de atendimento para que isso seja resolvido o quanto antes”, disse Anelise.
 
Gerente de Saúde de Tubarão, Anelise Soares, reconhece defasagem no quadro efetivo

—————

Voltar