28jun14 - Tubarão: Vereadores criam CE para analisar retirada da sala de gesso e atendimento pediátrico

27/06/2014 11:26
Os Vereadores de Tubarão aprovaram na última segunda-feira (23), a criação de uma Comissão Especial para analisar os procedimentos de retirada de gesso e atendimento pediátrico realizados pelo SUS no município. Essa CE será composta pelos Vereadores Clodoaldo de Medeiros, Edson José Firmino, Eraldo Pereira da Silva, Jairo dos Passos Cascaes, Júlio César Ângelo Rodrigues e Lucas de Souza Esmeraldino.
O Joel da Farmácia (PMDB) destacou a importância desta CE para sociedade já que “tem pessoas que muitas vezes, não tendo quem faça o serviço, resolve serrar o seu próprio gesso, com faca de serra, por falta de local e funcionário adequado”. Para ele é importante que essa Comissão descubra o que está acontecendo. “Uma cidade pólo com mais de 100 mil habitantes não pode ficar sem uma sala para retirar o gesso”, comentou Joel. Já para Edson Firmino o problema não é tanto retirar o gesso com uma faca, e sim com o estado da fratura. ”Pelo que sei o correto é que seja acompanhado de um Raio X, e o especialista dirá como está o quadro da pessoa, às vezes tem que engessar novamente, ou fazer um tipo de encaminhamento para fisioterapia para o paciente não perder algum tipo de movimento”, alerta Firmino autor, juntamente com o vereador Jairo Cascaes, do requerimento. Além do atendimento da sala do Gesso, outra questão a ser tratada pela Comissão será o da falta de atendimento pediátrico. Segundo Anelise Soares da Secretaria Municipal de Saúde, existem três pediatras atuando no município. O vereador Joel da Farmácia discorda dessa informação. “Em relação aos pediatras, não é bem o que está acontecendo. Hoje nós temos praticamente somente uma pediatra que está atendendo no morro do Beck, inclusive  agora no mês de julho ela vai pegar férias e não tem outro pediatra para colocar no lugar, porque a da Policlínica já foi embora.  Então não temos três médicos pediatras, pelo que sei só temos um”, alertou Joel. Jairo Cascaes também falou da importância desta Comissão. “Temos que encontrar a solução para esses problemas. Aqueles que têm condições de buscar uma Pró-Vida,  um hospital particular, de pagar um médico, ainda fazem isso, mas e quem não tem plano de saúde? Aonde vai levar uma criança com 40º de febre, com garganta inflamada, por exemplo? “Indagou Cascaes.  Xandão lembrou à Comissão de ver como anda o convênio entre prefeitura e hospital. “Será que os repasses para a emergência do hospital estão em dia? E será que esse repasse é suficiente? O hospital é a nossa referencia aqui no sul , se existe um hospital do qual eu tiro o chapéu é o Hospital Nossa Senhora da Conceição pelo trabalho que faz, agora não podemos fechar os olhos para algumas coisas que estão acontecendo”, conclui o parlamentar.
  
 
A CE será composta pelos Vereadores: Clodoaldo de Medeiros, Edson José Firmino, Eraldo Pereira da Silva, Jairo dos Passos Cascaes, Júlio César Ângelo Rodrigues e Lucas de Souza Esmeraldino

—————

Voltar