29ago15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

28/08/2015 08:59
Benefícios da Carne Suína
Já foi alvo de muito preconceito, a carne de porco até então sempre foi vista como vilã, hoje várias evidências apontam seus benefícios, e sim, ela deve estar presente em nossa mesa. Mas comparado com as outras carnes seu consumo ainda permanece baixo, seja por tabus alimentares, hábitos e até mesmo por crenças religiosas.
Contrariando muitos, a carne suína é saudável, claro se pensarmos no tipo de corte, ok! Estou me referindo ao lombo e a paleta e não ao bacon e ao torresmo, que fiquem bem entendidos! Até a própria banha de porco tem lá seus benefícios, mas sem exageros já que é uma gordura saturada, e seu consumo excessivo pode estar associado ao colesterol alto!
O consumo da carne suína deve ser incentivado, pois, trata-se de uma boa fonte proteica, se considerarmos o lombo principalmente, é uma boa opção para quem está com dietas restritivas em gorduras, por ser um corte magro. Sem contar, com os demais nutrientes ali presentes, fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como a presença de vitaminas do complexos B e de minerais como cálcio, fósforo e potássio.
Um outro fator que deve ser considerado é o seu sabor, se preparada da forma adequada transforma-se em uma verdadeira iguaria. O lombo, por exemplo, se for bem marinado, com condimentos e frutas cítricas fica uma delícia! 
O único cuidado que deve-se ter em relação ao seu consumo é a escolha da procedência, e quanto ao preparo cozinhar ou assar bem para evitar um risco de contaminação, como a cisticercose por exemplo!
 

—————

Voltar