29jun13 - Cri-cri (por Salmon Flores)

28/06/2013 18:25
 
Contação
Contação de História – e-mail recebido: “Bom dia, Salmon, não sei se a Fábia falou contigo, mas gostaria de pedir uma errata em relação à matéria de sábado passado, sobre o nosso projeto de Contação de Histórias. É que não foi dito perseguição política, mas sim talvez fosse pessoal. A matéria ficou ótima e bombou. Achamos que não tinha dado nada, mas hoje tive a certeza que os interessados viram e não gostaram. Obrigada pela atenção!”. Fábia e Adriana foi bom nós e outros colegas termos colocado a verdade. Foi a verdade que prevaleceu.
 
 
Padre Sérgio
Bispo João Francisco Salm tem um grande respeito e admiração pelo Padre Sérgio Jeremias. Fonte fidedigna me falou que haverá mudanças em breve, e quem sabe Padre Sérgio volte a ocupar papel de destaque na Diocese. Dom João Francisco nosso bispo quer começar a Pastoral Universitária. Padre Sérgio seria o responsável direto por esta pastoral e poderá ainda ser o novo pároco da Catedral. Temos e isso é positivo, os melhores padres de Santa Catarina. Alguns católicos já comemoram a possível vinda de Padre Sérgio. Um movimento já existe para ele voltar. A catedral é muito fria na espiritualidade. 
 
 
Ponticelli I
Agora é definitivo: Deputado Joares Ponticelli?, vai mesmo colocar seu nome para deputado Federal. De conduta ilibada, Ponticelli sempre teve uma vida e um comportamento respeitoso com o povo, com as pessoas e as instituições. Nunca se ouviu falar de nada que pudesse arranhar a sua conduta de pai e amigo. A classe política está toda borrada, alguns descendo perna a baixo. E Ponticelli entre outros se safa de denúncias de qualquer natureza delituosa. 
 
 
Ponticelli II
Eu vi professor Joares no velho CIP, sempre sendo um líder na Cooper-Freitas, fiel a Tubarão a cidade que ele escolheu como sua por opção de vida. A exemplo de mim,  não nasceu aqui, mas luta de unhas e dentes pela sua cidade azul.  O grupo do deputado é extraordinário. Laércio Menegaz Junior (Juninho)?, Cássio Medeiros de Oliveira?, Júlio Cancelier?, Michel Guedes?, André, Gabriella Silva Rosa? entre tantos outros que a memória não alcança.
 
 
Orleans
Vereador Osvaldo Cruzetta (Vá) pegou pesado quanto ao pedido para contratações na saúde. Poderia ser mais leve, afinal a Hirânia já foi sua colega na casa do povo e está chegando no pedaço. Daqui a pouco vão dizer, não serve o Arcângelo, não serve a mulher dele, não serve a Hirânia... Mas o Vá com sua eloquência pode até ter suas razões. Tudo vai ser passado a limpo na sessão de segunda-feira (1ª) quando a baixinha minha amiga estará na casa do povo.  Vá e Hirânia são pessoas que prezo porque sempre me ajudaram e acreditaram em mim.
 
 
Dão
O Jornal A Critica não possui contrato com a Câmara de Vereadores de Orleans, que deveria divulgar e bem pelo que recebem, os trabalhos da edilidade. Digo isso porque fui perguntado por um vereador. Dão tem suas preferências e estamos engolindo. Depois de anos a fio, fomos punidos pela ignorância de uma pessoa.   
 
 
Matiolla
Resposta do grande amigo e mestre José Antonio Matiolla sobre minha manifestação na linha do tempo. Temi pelo seu não. Vamos rezar para que ele diga SIM. Ei-la:
“Prezados, fiquei surpreso com a lembrança de meu nome para uma função tão importante, e confesso, me senti lisonjeado. Embora eu já tenha pensado na possibilidade trabalhar na vida pública, esse é um sonho que pouquíssimas pessoas sabiam que tenho. Como sou cristão por convicção e católico por escolha, procuro pautar minha vida pelos valores do Evangelho. Esse é um sonho que ainda está sendo gestado na esfera da oração. Costumo dar passos seremos, discernindo em tudo a vontade de Deus. Tenho um forte compromisso com a Educação e com os trabalhos de evangelização. Creio, como disse o Papa Francisco, que a política é uma das mais altas formas de caridade, desde que encarada como serviço, e não como oportunismo. Ser lembrado em um momento de crise como o que estamos vivendo, mostra-me que estou no caminho certo, que minhas ações e minha vida podem servir de exemplo em algum momento. Estou no processo de decisão, de oração para escolher o que fazer no futuro. Tenho certeza de que, se for vontade de Deus, tudo concorrerá para que isso aconteça, no tempo e no prazo certo, de acordo com a vontade Divina e dentro dos limites da Lei. Obrigado ao Salmon pela lembrança e a todos os que se manifestaram”.
 
 
Pobre Laguna I
Vereador Kek do alto da Tribuna da pureza: “Outro assunto é sobre os fofoqueiros, tem muito lá na prefeitura, eles tem que trabalhar mais e não ficar fazendo fofoca. Amigo a gente conhece é na hora ruim, não é na hora boa. Falam muito, mas o PP foi o primeiro partido aliado do PMDB do Everaldo para ele ser prefeito, queria dizer para aquele Luciano Borges, o Serginho, o Leca, e para todos aqueles que falam do PP, que eu não admito, porque o PP há dois anos elegeu o Everaldo aqui presidente dessa casa, e nós temos que respeitar, nós tínhamos um vereador só e esse vereador foi fiel, eu quero ver se essas pessoas que dizem hoje que são fiel, se vão ser fiéis os 4 anos, se vão ser fiel como este vereador está sendo, se vai ser fiel como a maioria dos vereadores aqui está sendo”. 
 
 
Pobre Laguna II
Duas Irmandades fazem sucesso em Laguna... Do Hospital e da Prefeitura. Gerente de rádio como adjunto; vereador vira secretário e consegue o feito de empossar a mulher e a mãe como adjuntas; Outro vereador do grupo dos sete coloca a mulher como adjunta; Um outro emplaca o irmão como adjunto. Outro emplaca o filho como adjunto. Dono de jornal emplaca a filha como adjunta e segue opinando na cidade... Pobre Laguna!
 
 
Pombal
Uma vez meu pai contou que um político iletrado foi para o discurso e pregou o pau no palanque.  "Eu nasci na pomba, meu pai nasceu na pomba, minha mãe nasceu na pomba, meus irmãos nasceram na pomba. A gente vive na pomba e vamos morrer na pomba". Passou-se 55 anos (estou com 61) e as loucuras hoje andam pelas redes sociais e tem nascedouro, na casa do povo de algumas cidades. E eu como tenho o privilégio de ouvir, colhi umas pérolas do vereador Kleber de Laguna que divido prazerosamente com vocês: "Hoje foi um dia turbinado, meio complicado aqui na câmara, sobre vários projetos que iam entrar. Eu já vi fazer vários projetos para beneficiar jurídico, secretário, adjunto e para beneficiar várias pessoas. Eu quero que venha um projeto para cá para beneficiar as criancinhas, os idosos e para beneficiar a população da Laguna. Nós fomos eleitos para quê? Quando eu digo vereador Rodrigo, que nós fizemos parte, há 4 anos, de um projeto que elegeu só o Dudu e hoje nós estamos em 5 vereadores aqui, mostramos a nossa força vereador Silva, vereador Rodrigo, vereador Dudu, vereador Kleber e vereador Robert. Na outra eleição tínhamos elegido 1 e agora elegemos 5. Eu quero Laguna crescendo, eu quero ver um futuro para a nossa juventude, quero ver o nosso campo cheio de criancinha jogando bola, não quero ver o nosso campo como está hoje, abandonado".
 
 
Licitação já!
Quando o Aderbal vendeu a Empresa Lagunatur, eu fui o primeiro a noticiar aqui. Hoje estou pasmo com a informação obtida junto ao amigo Rui. "A nova empresa de ônibus está operando sem licitação”. 
 
 
Tubarão
O plano diretor de Tubarão parece que agora vai. Ao todo seriam 7 projetos de lei complementar e ordinários. A partir da semana que vem uma comissão especial será formada para a primeira deliberação e os pareceres. Fico contente ao saber pelo vereador Caio Tokarski que haverá audiência Pública para discutir com a sociedade. Uma das maiores injustiças para não dizer outra coisa é o fato de as pessoas que queiram investir e para tanto tenham 1500 e até 2000 mil metros quadrados, sejam impedidas e que seja permitido apenas prédios de 4 andares. Na esquina do Boca Loka estão levantando um prédio de 8 andares, ao paço que após os trilhos, nas proximidades do Colégio Santíssimo, isso seja impossível. São só 500 metros de distância. Tubarão precisa se expandir e não será freando as construtoras que faremos isso.
 
 
Transporte
Prefeitura de Tubarão se acomodou e até agora o governo do PT não lançou o edital de licitação para o Transporte Coletivo de Passageiros. “Estão sentados em cima do problema”, me adiantou um vereador. Enquanto isso, as empresas continuam operando ilegalmente, o contrato acabou e a prefeitura e o MP – Ministério Público devem uma satisfação. 
 
 
Mercado Público
Deprimente a situação do Mercado Público de Tubarão. Entra e sai governo e aquilo só deprecia. Uma cidade que possui mais de 100 mil habitantes não possui um Mercado Público que possa servir de local exemplar para as pessoas fazer as compras. Loja de costura, sapataria, loja de calçados, de tiras de Roupas, de muamba do paraguai, de lápide para túmulos e outros. Afora isso existem salas fechadas desocupadas enquanto a Prefeitura de Tubarão paga aluguéis. Isso é uma vergonha brutal que precisa de uma intervenção. Quem sabe o guardião do patrimônio possa me ajudar e aos senhores vereadores. O Mercado Público tem que ser reformado ou demolido para abrigar quem sabe um moderno Terminal de Passageiros. Se for para recuperar, que se faça como em Florianópolis. Definir o tipo de ocupação e sortear entre interessados. 
 

—————

Voltar