29jun13 - Pessoas (por Gladys Helena)

28/06/2013 18:22
Volta ou não?
Na próxima segunda-feira, 1ª de julho poderemos ter a volta do vereador mais polêmico de Tubarão, João Fernandes (PSDB). O suplente Felipe Felisbino que ficou com o assento por 60 dias, se despediu na quinta-feira (27). Ainda não é certa a volta do João. Felisbino está torcendo para o João Fernandes seguir licenciado. 
 
 
Em dia
Servidores municipais de Laguna não têm do que reclamar. O salário deles é sempre pago antecipado desde o dia que o prefeito Everaldo dos Santos assumiu a administração. Esse mês os funcionários receberam na quarta-feira, dia 26. 
 
 
Humilhante
A coisa está feia na área da Saúde em Tubarão. No facebook acato a denúncia do internauta Adilson Adriano Fernandes: “Ontem fui ao posto fazer as vacinas contra hepatite b e tétano, a enfermeira fez as vacinas e pediu para que eu segurasse um pedaço de algodão no braço, depois perguntei se tinha esparadrapo, ela me disse: Tem vacina, mas esparadrapo não. É mesmo para dar risada, depois de me contar o que faltava no posto, fui embora indignado e desanimado, com os administradores”. Conforta-te! Tu não és o único.
 
 
O começo de tudo
Esse e-mail recebi da amiga Léia Nandi e por si só já nos aconselha... “Oito da noite numa avenida movimentada. O casal já esta atrasado para jantar na casa de alguns amigos. O endereço é novo, assim como o caminho, que ela conferiu no mapa antes de sair. Ele dirige o carro. Ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda.
Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe que estava errado. Ainda com dificuldade, ele admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde. Mas ele ainda quer saber: “Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais”. E ela diz: “Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite”. Quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independente de tê-la ou não.
 
 
Nice 
A vereadora orleanense Berenice Durante registrou no plenário da câmara a repercussão da matéria desse jornal sobre o pronunciamento do presidente João Francisco Teza, em não querer fazer mais lombadas na cidade. “O nosso presidente falou que se fosse colocado mais lombadas, que Orleans seria a cidade das lombadas. Eu sei que todos os vereadores aqui pedem lombada, é um mal necessário. As pessoas não são educadas no trânsito, então é melhor que se quebre o carro do que a perna de uma criança. Agradeço o jornal e as pessoas da rede social  que me apoiaram”, disse a vereadora. 
 
 
Destemido
Vereador de Laguna, Andrey Pestana quase ferveu na tribuna da câmara essa semana: “Eu faço o possível para não ficar nervoso, porque eu sou estressado por natureza, tomo remédio para pressão desde os meus 27 anos, tento fazer o possível, então eu queria deixar uma coisa bem clara aos interlocutores do senhor prefeito. Eu não mando mensagem, quando eu quero falo com o prefeito, quando eu consigo, porque geralmente eu recebo é ligação depois, então gostaria de avisar que hoje eu não quero receber ligação, eu sei que estão ouvindo em tudo que é lugar ai, quero deixar bem claro, hoje eu não quero receber ligação”. 
 
 
Faça o que eu não faço
Enquanto a educadora Ana Flávia Falchetti da ETCT estimula a contação de história em seu colégio, o governo do sogro, Olávio Falchetti proíbe a ação das contadoras nas escolas do município. Vai entender...
 
 
Munir Soares
Na semana que o nosso colunista completa mais um ano de vida (dia 05) quero homenageá-lo não só pelo aniversário, mas pelo talento genial que tem como escritor. Puxa na orelha de todo mundo, mas de um jeito que só ele sabe fazer, com inteligência e um leve toque de pimenta, que leva a sua marca. Parabéns a ele que há mais de quinze anos é dono da coluna Comunidade neste hebdomadário.  Desejamos neste aniversário, muita saúde e paz e que ele continue no nosso meio por muitos anos contando suas lições de vida.  
 
 
Queixa
A comunidade do Km 63, em Tubarão está em polvorosa com o posto de saúde que abre às 7h30min, mas só uma hora depois é que os servidores começam a distribuir as fichas.  E olha que tem gente que sai de casa às 5 horas da manhã, para a partir das 08h30min receber a sua ficha. O apelo da população ganhou coro com pronunciamento do vereador Eraldo Pereira da Silva na câmara. “Os servidores foram contratados para trabalhar 8 horas e não 4 horas ou 5 horas. Se o posto abre às 7h30mim que comecem atender o povo nesse horário. Outra coisa que temos que mudar: O médico lá atende apenas 10 consultas, mas ganha para trabalhar 8 horas por dia e não para atender apenas 10 consultas”, esbravejou o parlamentar.       
 
 
Confiança
Clésio Cabelinho, vereador de Orleans que foi o relator do projeto que cria 9 vagas no Samae daquele município, não deixou dúvidas da competência do Antônio Willemann no comando do órgão. Cabelinho ao defender o projeto foi o mais prático possível: “Se o Toninho está pedindo é porque ele precisa”. 
 
 
Levou na cabeça
A onda de protestos pelo Brasil afora está com reflexos políticos também em Tubarão. Bastou o vereador Matusalém dos Santos (PT) se pronunciar no facebook em poucas linhas que levou xingamento de tudo quanto foi jeito. Escreveu o petista: “Protesto combina com democracia. Porém, radicalizar contra tudo que está ruim, sem considerar tudo o que foi e está sendo feito e não ter proposta é suspeito”... Logo surgiram as manifestações:
... Fabricio Benedet: “É... Quando o protesto é contra o PT é sempre sem propósito, sem unidade, sem liderança, sem nada! Agora nós somos os radicais? O que o PT era quando pregava o céu aqui na terra (sem ter feito nada, a não ser roubar a classe média e distribuir para vagabundo que não quer trabalhar)? Não era radical? Criticava tudo e todos! No entanto, não fez um por cento do que prometeu. 
.... Fabiano Marques: “Demagogia!!! Cadê aquele Matusa que eu conheci quando foi vereador há anos atrás? Não votei no vereador, mais fiquei feliz quando soube que voltou para a câmara... porém, decepcionado com algumas atitudes como por exemplo a redução das RPV's e seu apoio incondicional a tudo que está errado só porque o governo é PeTista! É como se diz um velho ditado: Quer conhecer o homem, dê poder a ele!”
... Nilson Ignácio: Não acredito que pessoas com formação superior não sabem o que o povo está reivindicando? Se nesse país é só corrupção e sacanagem contra a moral e a dignidade da pessoa humana. Querem enganar a quem? A casa caiu, se liga... não tem mais lugar para discursos vazios e demagogos”.
 
 
Temor
Felipe Felisbino comentou na câmara que alguns empresários da cidade estavam estimulando no fim de semana passado que o movimento em Tubarão ao invés da BR  fosse deslocado para as portas dos políticos da cidade azul. Matusa disse que ficou com medo da manifestação.      
    
 
Sereno
Com mais tranquilidade o vereador Edson Firmino (PMDB) comentou que postou em seu facebook que no ano de 1939 - Tubarão teve um terremoto, apenas um dado registrado da história do município. E também ai várias pessoas se manifestaram, muitos curtiram e um disse: “Parabéns, vereador, é bom saber que vocês lá na câmara de vereadores além de só dar nome de ruas e viajar com o nosso dinheiro, vocês também trazem alguma notícia importante”. Esse facebook...  
 
 
Moacir
O prefeito Moacir Rabelo, a secretária de Educação, Márcia Roberg Cargnin e equipe da secretaria participaram essa semana da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação 2014, na Unisul, em Tubarão. Capivari realizou a Conae juntamente com os municípios de Gravatal e Tubarão. A etapa nacional acontecerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Na foto a secretária Márcia, o reitor da Unisul Salésio Herdt e o prefeito Moacir.
 

—————

Voltar