29mar14 - Tubarão: Problemas na Saúde aumentam com o corte do exame de mamografia

28/03/2014 11:33
Não bastassem os problemas enfrentados pela população de Tubarão na área da Saúde, mais um impasse foi criado. Muitas mulheres terão que desembolsar do próprio bolso para fazer exames de mamografia, antes autorizado para pacientes com idades entre 39 e 66 anos. 
De acordo com a prefeitura, a portaria 1.253 de 12 de novembro de 2013, somente mulheres entre 50 e 69 anos têm recomendação para realizar o exame de mamografia. Como os exames são disponibilizados através do recurso do Ministério da Saúde, se fornecidos fora desta faixa etária o MS não repassará os recursos. Mas a recomendação é para que os municípios banquem os exames para mulheres que não podem pagar, formando convênios com clínicas.
Isso deixou muitas mulheres indignadas. “Eu votei no Olávio e agora não tenho condições de pagar um exame de mamografia. Sinto fortes dores no seio direito. Quero saber o que ele vai fazer por mim? É revoltante o que ele está fazendo com a cidade. Esse pode esquecer. Meu voto ele não ganha mais. Me sinto traída pelas suas promessas”, disse a dona de casa Olívia Schuwartz da Silva, 43 anos. 
Outra que não pode pagar é a desempregada e mãe de três filhos, Janice Constância Miranda de Souza, 48 anos, moradora do bairro Fábio Silva. “Fui tentar fazer o exame de mamografia recomendada pelo meu médico e dei com a cara na porta. Me disseram que pela minha idade era só particular. Eu estou desempregada. Meu marido faz bicos como eletricista. O dinheiro é contato. O prefeito deveria olhar por nós com mais carinho. Ele tem dinheiro, por isso não sabe como é difícil sobreviver sem poder fazer um exame. Estou decepcionada”, lamentou. 
O exame de mamografia custa em torno de R$ 120,00 até R$ 150,00 dependendo do local.
Márcia Maurício que é agente de saúde do bairro de Oficinas teve uma atitude bastante corajosa ao falar do assunto em rede social: “Pessoal eu trabalho na área da Saúde, e os que me conhecem sabem que corro atrás. SUS é direito de todos! Soube que a nossa Presidenta vai autorizar exame de Mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos. E aí eu pergunto e as mulheres depois dos 40 anos? Vão pagar... Simples assim... Com um índice enorme de câncer de mama? Onde fica a prevenção?”. Outra mulher indignada é a Romilda Vieira Machado que desabafou em seu facebook: “Quer dizer que a partir de agora nós mulheres com mais de 39 anos se tiver uma suspeita de câncer de mama e não tiver dinheiro para fazer uma mamografia particular, morre em Tubarão. Que vergonha! Povo tubaronense, vamos colocar nossa boca no trombone, olhem o que essa corja da prefeitura está fazendo com a Saúde. Enquanto que na campanha eles diziam que a saúde estaria em primeiro lugar, né seu prefeito?” 
Fabiano Marques da área de direito, deixa uma dica: “Se o médico pediu é porque tem desconfiança de algo, peçam para que o mesmo explique a urgência da realização do exame no próprio receituário. Mesmo assim se tiver negativa do exame pelo SUS, poderá o cidadão procurar seus direitos. Procurem a Defensoria Pública da União ou até mesmo o Ministério Público”.
 
 
Vereador de Morro da Fumaça se vira e pede cotas para ultrassonografia
Preocupado com a saúde das mulheres fumacenses, o vereador José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB), pediu, através de requerimento, que um ofício seja enviado a Secretaria de Estado da Saúde, além de outras autoridades, no qual solicita cotas especificas para ultrassonografia de mama para mulheres acima de 30 anos de idade do município. 
Conforme o vereador, uma portaria do Ministério da Saúde de novembro do ano passado prejudica o acesso das mulheres ao exame. “Peço que nosso secretário de estado da saúde e demais autoridades analisem com carinho esta situação que irá beneficiar as mulheres”, destacou. 
A ultrassonografia mamária é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de lesões e para a realização de biópsias com agulhas, pois ela mostra o local da lesão e orienta o médico sobre a área a ser biopsiada.
 
 
Recomendação do MS é para que os municípios banquem os exames para mulheres que não podem pagar, formando convênios com clínicas, o que não acontece em Tubarão

—————

Voltar