29nov14 - Comunidade (por Munir Soares)

28/11/2014 13:57
UM BAIRRO E SEUS PERSONAGENS
Eu caminhava pelas imediações das docas à procura de camarão da Laguna, quando o vi, de bicicleta, pedalando pela ciclovia da orla do mercado público. Era o Carlos Queiroz, 90 anos de idade, casado com dona Natália, há mais de 70 anos. Filho de tradicional família do Bairro Magalhães. A avenida João Pessoa, rua de Cima, era a zona chic do bairro Magalhães. Ilustres famílias ali residiam: Palma, Queiroz, Soares, Delgado, Antunes, Palma, Castro, Faísca, Cereja, Barzan, Zanela, Machado e tantas outras. O Clube 3 de Maio era o centro social do arrabalde. Festas memoráveis. Frequentadores selecionados. Por algumas de suas ruas, o trem corria em direção ao Porto Carvoeiro.
Queiroz apeou da “magrela,” e iniciou um bate-papo informal, aliás, um monólogo.
___ Trabalhei durante 35 anos no Porto. Aposentado há 36 anos. Minha primeira bicicleta foi uma “Wanderer” alemã, importada. Casado há 70 anos com uma santa, que Deus colocou na minha vida. Santa Natália.
___ Aprontei todas, no carnaval, no futebol e nos botecos da vida. Fui “músico” da Banda de Sapo do Íris. Participei do Cacareco. Fui até bernúncia na Brincadeira do Boi. 
No futebol fui goleiro do Fronteira, do Magalha. Joguei com Pratinho, Biguá, Lecha, Zé Quipita, Almiro Páragaita, Boneco, Baio, Gato e outros craques.
___ Fui boêmio inveterado, com pós-graduação em tragos e traçados. Começava minha maratona pelo bar do Isaias com passagem final pela venda do seo Izidro, no limite entre a rua Custódio Bessa e a Ponta das Pedras. Fazia uma boa dupla com o Candoca e o Antônio Marumbeca. 
Marumbeca tinha uma prole numerosa. O governo Vargas havia instituído o “Abono-família”. Um dinheirinho extra por cada filho, devidamente registrado em cartório. O processo era rápido, sem burocracia. Marumbeca botou a fábrica pra funcionar. (coitada da mulher). 
___ Acho, que foi o Marumbeca, o primeiro cidadão a usufruir do “Bolsa-família”.
___ Como, com essa vida desregrada chegaste aos 90 anos, com saúde física e mental?
___ Milagre. Certa vez, atrás da porta do Bar do Isaias (o profeta) eu li um trecho do evangelho atribuído a Jesus, que dizia: “eu não vim para os justos, vim para salvar os pecadores...”. E, Ele colocou Natália no meu caminho. Minha ressurreição.
___ Tuas visitas rotineiras à Matriz Santo Antônio dos Anjos...
___ Para agradecer...
___ Agora, a pergunta que todos fazem a um homem longevo:
___ Como é a sua vida sexual?
___ Continuamos vivos, eu e ele, com uma pequena diferença...
___ E, qual é?
___ Antes, era quando eu queria...
___ E, atualmente?
___ É quando ele quer...
Conversa encerrada. Ele trepou na “magrela,” e seguiu pedalando rumo ao Magalhães.
 
 
 
PRIVADA SEM PRIVACIDADE
Na praça do Vila (Moreira Netto) a mais badalada da praia do Mar-Grosso, fica o “QG” da Turma da Bocha. Anexo à cancha coberta, com a finalidade de melhor atender a seleta clientela foi autorizada a construção de um moderno sanitário. Domingo passado, Jaime Donário, proprietário do Restaurante Caiçara, e melhor jogador de bocha da região, levou um choque ao vistoriar as obras do tal “VC” social, principalmente, com o que viu no banheiro masculino:
___ Dois bacios, lado a lado.
___ Será que a moda, agora, é fazer cocô, de mãos dadas?
___ E, em caso de ataque de flatulência, como liberar um sonoro “pum” na presença de um desconhecido?
___ “Pum” encalhado não dá nó nas tripas?
___ Não vai ser fácil aprender a dividir a solidão da “casinha,” e partilhar certas intimidades, como por exemplo, sacudir o “bilau” sem respingar no vizinho, ainda, sentado no trono.
___ No fim do rolo, quem ficará com o último pedaço do papel higiênico?
Jaime continuava intrigado. Seria algum projeto inovador, ou erro na execução da obra? De quem seria a patente? Dos técnicos da Bola de Pau? Dizem, que o novo sanitário é para uso exclusivo do pessoal da bocha. Com os tronos conjugados as duplas continuam exercitando seu entrosamento, no banheiro.
___ E, as bolas? 
___ Ficam de fora?
E, na hora de passar o serviço a limpo, um vai dar uma “mãozinha” pro outro?
Antes de encerrar o assunto dos bacios gêmeos, e puxar a descarga, aguardo novas informações do Jaime Donário.
 
 
 
CLICANDO NO NOTICIÁRIO DA TERRINHA
 
TURISMO 
Corre o boato de que alguns empresários terem sugerido ao prefeito Everaldo dos Santos, o nome do ex-vereador Waldyrzinho para a pasta municipal de Turismo, ocupada interinamente por Leonardo Pascoal.
 
 
 
Paixão
Recolocação das lajotas da Paixão, trecho Capitania/Polícia Ambiental, continua em ritmo lento. A toupeira Confer só tem pressa para fazer buracos. O trânsito no local está perigoso.
___ Sua Excelência, o alcaide Everaldo esteve em Floripa, tentando agilizar a transferência de verbas para o carnaval da terrinha.
 
 
 
BANQUINHA DE PESCADO
Em 1880, as donas de casa da Laguna já compravam peixe na banca instalada no caís, ao lado do antigo Mercado Público. Atualmente, com o fechamento do mercado, para reformas, as banquinhas de pescado, móveis, também foram fechadas. Pescado é comercializado no interior de duas canoas. Por que, em caráter emergencial, não se permite a colocação de duas bancas, permitindo-se o melhor manuseio do pescado? Eu já teria, até, uma programação para a festa da reinauguração.
O toque de alvorada ficaria por conta do Peixe GALO. Às três horas da matina, o Peixe-Rei, com toda majestade, cortaria a fita, inaugurando a nova Banquinha de Pescado. A benção, com água do mar, seria dada pelo Frade (Paru da pedra). A Esquadrilha de Peixes Voadores faria acrobacias sobre as docas. Cabrinha, Peixe-boi e cavalo marinho ficarão responsáveis pela “brincadeira do boi de mamão”. Na parte musical, a banda “Maresia” com Viola, Cavaco, Rabeca, Trombeta e Marinbau, comandariam o show. A guitarra elétrica utilizaria energia fornecida pelo Poraquê e a Enguia. O peixe-Espada comandaria o setor de segurança do evento.
___ Haverá distribuição de “papa-ísca” para toda a “arraia-miuda”.
___ Garoupa, a rainha da festa, deverá desfilar com o seu Namorado.
Destaque para o Trio-erótico com Traíra, Manjuba e Cação-cornudo. Com a apresentação das Piranhas, a jurupoca vai piar até o Baiacu ficar sem ar.
___ E, o Camarão?
___ O camarão da Laguna não foi encontrado em parte alguma das lagoas. Endereço incerto e não sabido.
___ Camarão em Laguna, só de cativeiro, importado do nordeste.
 
 
 
A PESCARIA
A paisagem é comum, nos feriados, famílias inteiras pescando no cais do Centro Histórico. Numa manhã de sábado, nove horas, um jovem, de mochila, boné e caniço queria camarão para pescar. Camarão a 25 reais o quilo. O moço comprou uns 200 gramas. Tomara que os peixes estejam a fim de “se ferrar”, pensei.
Estávamos no Chedão, quando o rapaz da pescaria passou, de caniço na mão, em direção ao jardim Calheiros da Graça. Duas horas da tarde. Comentário do “Nem” Chede:
___ Acho que acabou a isca, e ele vai pescar no chafariz.
 
 
 
SEM IDENTIFICAÇÃO
No prédio do antigo BESC, no calçadão da rua 15 de novembro, não existe nenhuma placa que o identifique como Agência do Banco do Brasil.
 

—————

Voltar