29nov14 - Orleans: Secretária de Saúde vai à Casa do Povo e responde vereadores

28/11/2014 14:06
A secretária da Saúde de Orleans, Ana Regina Zomer, convocada pelos vereadores, compareceu na sessão ordinária da Câmara para prestar esclarecimentos, na última segunda-feira (24). Na ocasião ela foi sabatinada pelos vereadores: 
 
 
Dão: Como secretária, você disse um dia que tem autonomia para fazer o que tem que ser feito, como, por exemplo, remanejar o pessoal, isso é trabalho técnico ou político? Alguém manda a senhora fazer esse remanejamento?
Ana: Eu respondo pela minha pasta. A troca de funcionários é uma questão administrativa, todo secretário que entra troca funcionário, não tem nada haver com questões políticas, e sim, administrativas. 
 
 
Dão: Nós aprovamos uma lei nessa casa onde tínhamos nove enfermeiras e hoje falam que tem 13, não sei se isso é verdade ou não, foi aprovada uma enfermeira, eu votei como se fosse para ser a chefe das enfermeiras, enquanto você coloca uma assistente social para ser a chefe das enfermeiras, isso é técnico ou político?
Ana: Isso é técnico, de acordo com a situação que se encontra hoje a secretaria de saúde, em reunião juntamente com essa nova enfermeira que o senhor esta falando que vocês aprovaram, que passou aqui pela câmara, chegamos a conclusão de que seria melhor a Camila, uma funcionária de 14 anos assumir a coordenação de ESF, e ela fica onde ela está, se atualizando, ela vai fazer toda parte de auditoria que ainda não existia na secretaria de Saúde.
 
 
Osvaldo: As pessoas que foram fazer o curso em São Paulo sobre drogas e alcoolismo, são concursados ou comissionados?
Ana: Tive uma grande preocupação com relação a isso, são todas pessoas efetivas do quadro. 
 
 
Osvaldo: Tem influência de terceiro ainda na secretaria de saúde? Tem muitos comentários na rua, a gente sabe que o nosso município passou por um momento difícil, investigações do Ministério Público, Gaeco, algumas pessoas foram citadas, foram afastadas a pedido do próprio Ministério Público e que retornaram novamente a prestar serviço no nosso município, e segundo comentários, essas pessoas estão tendo influência junto a secretaria de Saúde, você confirma isso?
Ana: Não, de forma alguma, uma das funcionarias é servidora pública, então ela voltou a trabalhar com autorização da justiça, como outros demais funcionários que passaram por essa situação, a gente está pagamento salário, eu acho que realmente tem que trabalhar, mas influência na minha pasta não. 
 
 
Osvaldo: Alguns funcionários da secretaria de saúde estão recebendo do PMAQ?  
Ana: Sim, tem duas pessoas, através daquele projeto que passou aqui pela câmara, recebem sim, que é do controle de avaliação.
 
 
Osvaldo: Essas duas pessoas recebem e trabalham na secretaria?
Ana: Sim.
 
 
Osvaldo: Essa questão do PMAQ traz um problema bastante grande. A gente sabe que tem 8 postinhos, então todo mundo vai querer prestar serviço naquele posto onde vai receber mais, e ai outros não recebem nada, então acho que está se cometendo uma injustiça. Eu sei que a lei não permite, mas através de uma lei municipal tem que ver a discussão dessa lei para que a gente possa ampliar essa lei e atender mais pessoas, porque são várias pessoas que prestam serviço, eles também querem receber esse recurso.  
Ana: Haverá um fórum para explanar toda situação, inclusive vocês irão ser convidados para participarem para que a gente consiga entender melhor essa lei. Na questão de outras pessoas serem contempladas, na verdade existe um concurso onde todas as pessoas seriam ESF’s, elas também têm o direito de estar em uma unidade de saúde, ou a gente consegue contemplar todas ou a grande parte das pessoas que trabalham na secretaria fica descontente com a situação, eu acho que a gente tem que discutir essa lei sim, se tiver dentro da lei e elas puderem ser incluídas elas vão ser incluídas sim, e ai aumentaria o valor do repasse para não prejudicar as que já recebem. 
 
 
Mário: Quantos funcionários efetivos e temporais? 
Ana: 192.
 
 
Mário: Eu pergunto isso porque a secretaria de Saúde é uma secretaria que dos R$ 9.959.000,00 gastos até outubro R$ 5.696.975,00 foram com pessoal, por isso talvez essa dificuldade de sobrar recurso para efetivamente atender as pessoas principalmente com exames de complexidade maior, cirurgias...  A pergunta é, tecnicamente esse número de funcionários não é exagerado para o tamanho do nosso município? 
Ana: O Ministério da Saúde cria os programas, mas eles não vêm na cidade onde a gente está administrando esses programas, para saber da nossa realidade. O que é exigido para o ESF é aquele número de pessoas, em relação aos agentes de saúde da mesma forma, se tu passar um dia com a gente na secretaria de Saúde vai ver que na parte administrativa temos poucas pessoas. 
 
 
Osvaldo: Quantos veículos têm a sua pasta da Saúde?  Quem controla os carros? Tem dias que eu encontro 3 ou 4 carros, indo para Criciúma e Tubarão. 
Ana: Temos 16 veículos e duas motos, na verdade o controle dos carros é feito pelo agendamento. Realmente tem dias que não tem nenhum carro parado na secretaria de Saúde. Eu tenho motorista que trabalha na oncologia e que às vezes vai três vezes por dia até Criciúma para levar o pessoal, pois temos um número grande de pacientes com CA. Temos também um carro para hemodiálise todos os dias de manhã, então quando vocês encontram carro que está indo e voltando, realmente é em função de um paciente que está precisando.   
 
 
Kiki: Agradeço sua presença Ana, muito obrigado. 
Ana: Eu agradeço a vocês pela oportunidade de estar aqui. Eu não me neguei em vir, até porque gosto das coisas às claras. As pessoas que trabalham na secretaria de Saúde são bem responsáveis. Estamos investindo num sistema de informática onde vai estar tudo interligado com as unidades de saúde, isso vai facilitar bastante o andamento da secretaria. Eu quero mostrar para vocês que eu estou na secretaria de Saúde por mérito. Muito obrigada.    
 
Secretária de Saúde, Ana Zomer, fez uso da tribuna para responder os vereadores
 

—————

Voltar