30abr16 - Comunidade (por Munir Soares)

29/04/2016 08:09
A COMADRE
Não sei se falar mal dos vereadores é esporte municipal, ou se a atuação dos senhores edis deixa mesmo a desejar. Há quatro anos, aqui, na terrinha, todos pediam renovação na Casa do Povo. Os eleitores fizeram o seu papel. A renovação na Câmara de Vereadores chegou a quase 80%. Apesar da transfusão de sangue novo, a população continua desgostosa com o desempenho dos pupilos de Sua Excelência, o presidente Roberto C. Alves.
Numa das últimas sessões da Câmara, na pauta, as deficiências no sistema municipal de Saúde. Muitas críticas. O vereador Patrick, da tribuna, teria afirmado:
___ Não quero a Secretária Municipal da Saúde, como amiga, e nem como Comadre!
___ Comadre! O termo teria sido usado como elogio ou xingamento?
Após um papo com a amiga “Semântica”, especialista no ramo da linguística que estuda o significado das palavras, fiquei sabendo, que a palavra “Comadre” tem vários significados. Parteiras – A parteira dos filhos era chamada de “comadre”, aliás, as parteiras “inventaram” a terceirização. Elas faziam o trabalho de parto e contratavam as Cegonhas para o transporte das crianças. 
___ Comadre é, também, a madrinha do filho ou da filha.
___ Comadre é sinônimo da fofoqueira. Exemplo:
___ Falar mal de vereador é mexerico de comadres...
___ Dá-se o nome de Comadre a um acessório hospitalar, utilizado por doentes impossibilitados de se levantarem da cama. Substitui o urinol (penico).
___ A que conclusão chegamos?
___ O vereador chamou a Secretária da Saúde, de quê?
___ De Parteira, utensílio hospitalar, fofoqueira ou Madrinha?
___ Será que a Secretária da Saúde vai querer levar o vereador Patrick para Compadre?
 
 
 
CASTELOS DE AREIA
Alguns projetos municipais são como aqueles castelos de areia, que construímos na beira da praia, efêmeros. Não resistem ao impacto da primeira onda. Assim foi com a Ponte do Pontal, a Ponte Flutuante, o Teleférico, dragagem do Sistema Lagunar. Campo de golfe nas proximidades da Praia do Sol, etc. etc. Alguns projetos de revitalização dos Molhes da Barra já ficaram esquecidos nos escaninhos dos arquivos municipais. Um deles, com iluminação feérica em todo o contorno do Molhe norte, teria sido vetado pela Capitania dos Portos. Perigo para a navegação.
Este ano volta-se a falar em obras de urbanização do molhe norte. O prefeito vai lançar mão de algum fundo de reserva? O segredo é outro. O alcaide tinha provisão de fundos para a construção do Parque da Pedra do Frade, nos costões da Praia do Gi. A obra a ser edificada em Área de Preservação Permanente (APA) foi vetada por Organizações Ambientais. Pois bem, o prefeito Everaldo aproveitaria o dinheiro destinado àquela obra, no Projeto Molhe norte.
 
 
 
Sugestão ao Rei da Babilônia:
As obras do Mercado Público estão paralisadas, há meses. Faltou grana? Então, porque não se usar o dinheiro do Parque da Pedra do Frade para terminar o Mercado Público? Com o Mercado Público pronto, Sua Majestade poderia vender ou locar os espaços comerciais (lojas, boxes, restaurantes, peixarias, etc.) Com o dinheiro da arrecadação iria financiando o “Projeto Molhe norte”. Mataria dois coelhos com uma cajadada só.
 
 
 
Aeroporto Municipal de Laguna, Mar Grosso, em maio de 1975 
Foto: Reprodução Laguna Memórias
 
Aeroporto Municipal Anita Garibaldi foi criado em 1982 e, dez anos depois, por meio de um convênio com o estado, a área passou a ser do município. Os representantes da prefeitura de Laguna estão autorizados, pela lei número 1369/2009, a terceirizar a manutenção do aeroporto
Foto: Prefeitura de Laguna
 
VENDERAM O NOSSO AEROPORTO?
Não se trata de coisa de “biruta”, mas o aeroporto “Anita Garibaldi”, localizado entre a BR 101 e a Praia do Sol estava sendo vendido. O aeroporto da Laguna foi construído durante o governo de Mário José Remor (1979/1083) em terreno doado pela família Nedef. O aterro e a capacitação da pista de 1.600 metros foram feito com dinheiro da prefeitura da Laguna. O informante, um apaixonado pela aviação, disse, que a transação foi abortada por acaso. Alguém, ao ficar sabendo que alguns “aviões”, em voos rasantes, estavam na iminência de tomar posse da área, levou o fato ao conhecimento do Ministério Público, e a operação de venda foi cancelada, por enquanto...
 
Maracutaia ou fofoca?
A Câmara de Vereadores teria aprovado a venda do terreno do nosso aeroporto?
___ Ou tudo estaria sendo feito à socapa, na calada da noite?
Com a palavra nossas autoridades.
 
 
 
CABEAMENTO SUBTERRÂNEO: A FISCALIZAÇÃO DO IPHAN ESTÁ FALHANDO
Em algumas ruas, como é o caso da Duque de Caxias, no coração do Centro Histórico, área tombada pelo IPHAN, as calçadas danificadas não estão sendo reconstruídas com o revestimento (piso) original. Empreiteiras colocam, apenas, uma nata de cimento, deixando as calçadas com um horrível remendo. 
___ É o chamado estilo Frankenstein.
Estamos aguardando a presença do Fiscal designado pelo escritório local do IPHAN. 
 
 
 
OLIMPÍADAS RIO 2.016
 
 
CICLISMO
Modalidade pode ser excluída dos jogos no Rio. Considerada de alto risco. Algumas “Pedaladas” derrubaram a Presidente, e uma ciclovia cai, e mata dois ciclistas.
 
 
 
REVEZAMENTO 
Na prova de revezamento, é aguardado com muita expectativa o momento em que Dilma passar o bastão para o Temer.
 
 
 
BURACO 
Modalidade esportiva muito praticada em Laguna, nos últimos meses. É tal o interesse pelo “esporte,” que já temos várias equipes operando na mesma rua. É uma técnica conhecida como “fatiamento” de terceirizadas. Cada turma presta contas ao seu “técnico”. Operação “tatu” em busca do troféu “tutu”... 
 
 
 
MARATONA
Para a maratona política de outubro, os “atletas” já se apresentam ao grande público, tendo como meta o troféu “Prefeitura”.
___ Nazil Bento Junior (PSDB), é o único pré-candidato, até agora, lançado, oficialmente, por sua equipe. Está na Olimpíada. Corre em busca do título. Quer uma vaga no pódio.
___ Tanara Cidade (PT) demonstra bom preparo para disputa.
___ Andrey Pestana de Faria (PSD), vereador revelação. Levou à Casa do Povo uma nova maneira de legislar. Tem personalidade, infelizmente, faltou-lhe uma boa assessoria parlamentar. Alguém que fizesse o meio de campo entre ele e os órgãos de imprensa.
Como já dizia o Chacrinha, quem não se comunica, se trumbica. É jovem, sem rejeição, tem fôlego para a caminhada.
___ Samir Hamad (Kilojão) (PP) Empresário bem sucedido. Sem experiência em maratonas eleitorais, mas, como criador de cavalos de raça tem tudo para galopar, de rédea solta... 
___ No vestiário do PMDB, continua a indecisão. Quem o Técnico Pinho Moreira vai colocar na pista? Everaldo ou Mauro?
Everaldo continua correndo contra o relógio. Mauro continua mais chocho. Guardando energias para a arrancada final? Quem sabe... 
___ No PSB a questão parece ser um caso de família. Afinal, quem vai ocupar a raia do partido? Adilcio Cadorin ou sua esposa Ivete? Em sua opinião, quem está em melhor forma?
___ Wladimir S. de Souza (PV), promotor de justiça, aposentado. Não teme disputar a prova contra velhas raposas. Conhece todos os atalhos da política local.
___ Júlio Willemann (PSB) ex-vereador. Coloca, novamente, seu nome na lista de concorrente à Prefeitura. No futebol, era bom na defesa. Na política, penteado ao estilo Cristiano Ronaldo, vai ter que jogar no ataque, senão...
___ Dr. Roger (PDT), médico. Muito conhecido nas redes sociais. Polêmico e bem falante. Para mim, uma incógnita, mas, numa corrida, tudo pode acontecer...
___ Renato Borges de Oliveira, (PSC) ex-vereador. Bom de palanque. Terá fôlego para enfrentar os maratonistas, de igual para igual?
Possivelmente, nem que para isto tenha que convidar o The Flash, para vice em sua chapa.
___ Esqueci de alguém?
 
 
 
VACINAÇÃO
Milhares de pessoas lotaram os Postos de Vacinação. Idosos fizeram filas. Sem medo da picadura, liquidaram com o estoque de vacinas. O que motivou a surpreendente procura? 
___ Propaganda nos meios de comunicação, ou medo da doença?
___ Nem uma coisa nem outra. Os Clubes que promovem os “Bailes da Terceira Idade” colocaram um aviso na porta:
___ QUEM NÃO APRESENTAR O ATESTADO DE VACINA, NÃO ENTRA!
 

—————

Voltar