30abr16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

29/04/2016 08:05
Dando um chega pra lá na hipertensão...
Hoje, a pressão alta atinge quase a metade da população mundial, e vale lembrar que essa descompensação é uma das principais causas de problemas cardíacos e também umas das principais causas do popular derrame.
Existem diversos fatores de risco que estão totalmente ligados à patologia, como erros alimentares, tabagismo, obesidade, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas.
É evidente que caso opte por um estilo de vida mais saudável, o risco de hipertensão pode ser amenizado, e o principal cuidado está na alimentação.
Diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio, começar a observar mais os rótulos dos alimentos já é um bom começo para garantir uma melhor qualidade de vida.
Uma dica muito importante, é retirar o saleiro da mesa, e quando for preparar os alimentos, evitar o uso de temperos prontos e processados, preconizar o uso de condimentos e ervas in natura (cebola, salsinha, sálvia, orégano e alho).
Há diversos alimentos que podem prevenir e ajudar no tratamento e controle da hipertensão, como o suco da beterraba, graças à presença de nitratos, reduz a vasoconstrição. Peixes de águas frias, como a sardinha, o salmão e o atum, que pela alta concentração de ômega 3 ali presentes, eleva a produção de substancias vasodilatadoras. Outro alimento fundamental é o leite e seus derivados, claro, na versão sem gordura neste caso, pois, é rico em proteína, e em alguns minerais como o cálcio e potássio, fortes aliados no controle da hipertensão arterial.
Claro, o bom senso está acima de tudo, para quem já é hipertenso o controle na alimentação é imprescindível, mas o acompanhamento médico é fundamental.

—————

Voltar