30jul11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

29/07/2011 17:13

Rugas, fios brancos e felicidade.


O envelhecimento é um fenômeno inevitável. E com os avanços tecnológicos cada vez mais se observa o envelhecimento da população. 

O tempo é um aliado para quem sabe aproveitar as vicissitudes por ele impostas. Com ele você pode entender que o passar dos anos podem lhe trazer algumas dificuldades físicas inevitáveis relacionadas à saúde. Contudo, manter-se ativa(o),  separar tempo para hobbies que você adiou a vida toda e agora pode praticá-los, cercar-se de pessoas queridas, viver “leve” e por quê não meditar – voltar-se a si – ajudará a delinear melhor como organizar a vida. 

Muitas vezes a depressão acompanha as mudanças fisiológicas naturais, e podem até amplificar esses fenômenos físicos. Envelhecer bem significa viver bem; aprender a lidar com as limitações impostas pelo tempo e tirar proveito dos ganhos e prosperidades brindados pelo tempo. Envelhecer, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não começa com sessenta anos. É um processo natural, lento, inevitável e inocultável, é também, dinâmico e deve ser revisitado socialmente e no espaço.

Algumas atitudes podem tornar o passar dos anos mais leves:

Ter liberdade de espírito, desfrutar da alimentação com variedade em quantidade e qualidade, verificar periodicamente a saúde – vale a velha máxima: “prevenir é melhor que remediar” – e procurar um especialista sem demora quando iniciar sintoma, participar de atividades recreativas, esporte coletivos ou individuais, quando doente procurar completar o tratamento.

E não esqueça, este pequeno espaço é seu também. Escreva, opine e sugira temas que possam ilustrar este espaço.

 

—————

Voltar