30nov13 - Comunidade (por Munir Soares)

29/11/2013 12:45
SANTA CLARA versus SANTO ANTÔNIO
Só mesmo a Câmara da Laguna para colocar em campos opostos, dois santos amigos e pertencentes à mesma Ordem Religiosa: Santa Clara e Santo Antônio. Ambos são franciscanos é a máxima de São Francisco é a defesa intransigente do meio ambiente, flora e fauna. O Plano diretor, com algumas emendas propostas pelos senhores vereadores caminhava para votação. Apenas a questão dos gabaritos dos prédios na praia do Mar-Grosso, animava os debates, nada que pudesse obstruir a votação até que se descobriu que havia caroço naquele angu. Uma proposta de emenda da Lei Orgânica, apresentada pelo vereador do PT, Zézinho Siqueira, suprimiria o artigo 129 e seus incisos, praticamente acabando com todas as áreas de preservação permanente, incluso aí a região do Gravatá. Ministério Público teria desaconselhado tal medida. Naquele local seria construído o templo de “Santa Clara”, um empreendimento imobiliário, religiosamente, voltado para o desenvolvimento sustentável da paróquia. Alguns edis da base de apoio ao prefeito apoiavam aquela “santa cruzada”.
Foram com muita sede ao pote, a ganância incendiou os ânimos e provocou protestos jamais vistos na Casa do Povo. Quando o vereador Kleber KEK chegou de carro, com um alto-falante tocando o Hino da Laguna, a galera foi ao delírio, cantaram a plenos pulmões, usando a música, como hino de guerra. A situação ficou insustentável. Presidente recuou, retirou a matéria de pauta e encerrou a sessão. Na cidade o clima continua belicoso. O pessoal que defende a praia do Gravatá permanece mobilizado através das redes sociais. Santa Clara, clareai! Aplacai essa tormenta!
 
 
 
LADAINHAS
Presidente Roberto Alves, sacerdote da seita da “Santa Clara”, em entrevista ao radialista Batista Cruz, fez sua homilia sem fazer qualquer menção aos acontecimentos que fizeram tremer as estruturas da Câmara. Com voz melíflua, sereno, informou aos ouvintes que a Santa Clara não pretende construir na praia do Gravatá e sim no morro do Atalaia, que é protegido por lei. Daí a tentativa de alterar a Lei Orgânica. Como seus condôminos chegariam à praia? De teleférico, asa delta, Jet-ski ou pela trilha dos butiás? Temos tanta coisa a fazer pela praia do Mar-Grosso, obras inadiáveis, se quisermos um dia ser uma Camboriú ou mesmo Itapema. Vamos pensar em Gravatá somente quando a expansão do Mar-Grosso se tornar inviável e, convenhamos, ainda falta muita coisa, inclusive esgoto com tratamento dos efluentes. 
E, por falar em esgoto na praia, uma pergunta: 
___ Qual é a situação atual do Emissário submarino? 
___ Não seria de bom alvitre, mandar fazer uma vistoria antes que ele comece a fazer titica?
 
 
 
PALMEIRAS, A BEIRA MAR...
A natureza que me perdoe mais as palmeiras da orla da praia do Mar-grosso, na situação em que estão deveriam ser retiradas. Muito feias.
 
 
 
E OS BANCOS?
Na praia do Mar-grosso os bancos continuam de costas para o mar. Fui informado de que o projeto está incompleto. Cada um deles deverá receber um espelho retrovisor.
 
 
 
PILATOS
Mesmo não tendo votado em Everaldo dos Santos ouso dizer que sua excelência, a partir do dia primeiro de dezembro, até ao final da temporada de verão deveria ficar na cidade, diminuir suas viagens e governar de perto, como diz o ditado, o que engorda o gado é o olho do dono. Tudo que acontece na Laguna, atualmente, é de responsabilidade do prefeito Everaldo. Não se pode lavar as mãos como Pilatos, seja no caso do mercado público, da votação sobre o Plano diretor ou na conclusão das obras da Calistrato Müller Salles. Eu acredito que o Everaldo dos Santos ainda pode se consagrar como um grande prefeito da Laguna, desde que faça algumas correções nos rumos administrativos.
 
 
 
MINHA CASA MINHA VIDA 
Casa própria sonho de quase todo mundo, infelizmente a economia de uma vida acaba sendo aplicada em investimentos que viram dores de cabeça. Casas populares construídas com materiais de péssima qualidade e instalações inadequadas. Um cidadão que passou a morar num desses condomínios populares disse que as paredes são tão finas que ele, ao usar a broca para colocar um parafuso, no banheiro, quase furou a bunda do vizinho.
 
 
 
Minha casa minha vida 2
Quem gosta de entrar pelo cano é um casal de canários que veraneia no centro da cidade. Eles chegam ao final do mês de novembro e ocupam sempre o mesmo “apartamento”, o interior do cano galvanizado que segura a placa de propaganda da Pizzaria Chedão. Ali constroem o ninho e festejam o nascimento de mais um filhote.
 
 
 
ÍDOLOS EM LAGUNA
Amauri Luchina pessoa ligada ao esporte amador aqui na terrinha promove jantares com a presença de jogadores que foram ídolos no futebol brasileiro. Dia 27 de dezembro será a vez de Romário, campeão do mundo e terror de todos os goleiros. Goleador implacável. Polêmico como atleta e também como deputado federal. Evento será no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos.
 
 
 
POR QUE DONA DILMA NÃO VEIO?
O cancelamento da viagem da presidente a Laguna gerou algumas especulações. Em que condução a ministra Ideli traria a presidente?
___ Lanchas, avião da FAB, helicóptero da Policia Militar, não seria aconselhável.
___ Moto! 
___ Até que a presidente gosta de dar suas escapadinhas de moto, mas, no caso, como fugir aos eternos congestionamentos na BR 101? Furar a fila não ficaria bem.
___ De trem? 
___ Impossível.
___ Quem sabe de submarino?
___ Como chegar ao caís sem esbarrar na famosa pedra do canal da barra?
___ A solução é inaugurar a ponte quando a BR 101 estiver totalmente duplicada.
 
 
 
“MENINAS SUPERPODEROSAS”
No início do governo Everaldo eu fiz uma indagação: 
___ Quem seria a mulher mais poderosa em seu governo?
___ A vice-prefeita, doutora Ivete Scopel?
___ Dra. Amenar de Oliveira da Fundação Lagunense do Meio Ambiente; Lorena Andrade, Secretária de Assistência Social; Karmensita Rocha Cardoso da Fundação Irmã Vera; Any e Heloisa da Secretaria da Saúde ou Maria Inês Uliano, assessora especial do gabinete do prefeito?
Pesquisas encomendadas pela “Rádio Corredor” obtiveram o seguinte resultado: Neste primeiro ano de governo, a “Poderosa” da administração Everaldo dos Santos é a sua assessora especial, Maria Inês Uliano.
Nenhum secretário ousa bater de frente com ela.
 
 
 
EDÉSIO NA ACADEMIA
A busca por um corpo perfeito superlotam as academias de ginástica. Modelam o corpo e arejam o espírito. Mens sana in corpore sano. Físico de guerreiro espartano e mente de filósofo ateniense. Alguns, no entanto, fazem exercício por problemas de saúde. Fui surpreendido com a decisão do nosso amigo Edésio Joaquim de frequentar uma academia, logo ele, de hábitos tão sedentários cujos esportes radicais que pratica são colocar a meia ou cortar as unhas. Na vida de um coroa decisão tão drástica pode significar o que? 
___ Recomendação médica ou amor novo! Na segunda hipótese, quem seria a musa capaz de exigir do Edésio tantos sacrifícios abdominais? 
Parece que foi a frustração o que levou Edésio à academia e tudo começou com o Jorge, garçom da Pizzaria Chedão. Por ele, ficou sabendo da realização de um desfile de lingerie, a umas três quadras dali, na rua Gustavo Richard, defronte às docas. Edésio ficou excitado só em pensar nas garotas, em trajes íntimos. Emborcou o copo de cerveja e saiu, em ritmo acelerado, isto é, devagar quase parando. Chegou a tempo de ver só marmanjos na passarela, desfilando, de cueca zorba. Jurou que nunca mais chegaria tarde num evento daquela natureza. Matriculou-se na Academia para recuperar a forma.
 
 
 
VITÓRIA DA “SANTA CLARA”
Com o plenário isolado, o presidente Roberto Alves, com apoio de sete vereadores, Macho, Rodrigo, Patrick, Thiago, Zézinho, Vilsinho e Irã aprovou tudo que quis. O Plano Diretor ficou como o diabo gosta. Lembramos que o presidente Roberto Alves é engenheiro civil, dono de construtora com vários projetos em execução no município de Laguna. Democracia é o império da maioria. Aos segmentos sociais que protestaram para mudar o rumo das coisas, resta o consolo de que não se omitiram. A luta continua, agora é vigiar, fiscalizar e, se for o caso, denunciar.
O milagre da “Santa Clara” aconteceu em plenário e os sete edis disseram Amém...
 
 
 
VETO
Alguém acredita que o prefeito Everaldo possa vetar a decisão dos vereadores quando a maioria deles faz parte da sua base de apoio?
 

—————

Voltar