31jan15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

30/01/2015 11:12
Alimentos fotoprotetores
Auge do Verão, calor, muita praia, intensa exposição solar... O descuido contínuo com todos esses fatores pode ser responsável pelo envelhecimento precoce e, em alguns casos, até mesmo o câncer de pele. Além disso, eles são responsáveis pelo desconforto dos eritemas, que nada mais é que aquele efeito “camarão”. Para prevenir tais danos, vale lembrar que é de suma importância não se expor ao Sol depois das 10h e antes das 16 horas, associando sempre o uso de filtro solar e de alguns acessórios como óculos de sol, chapéus e bonés. 
Alguns cuidados na alimentação também são fundamentais para evitar esses agravos, como a ingestão de alimentos ricos em carotenóides precursores da vitamina A, como o betacaroteno encontrado nos alimentos de pigmentação amarela, alaranjada e verde escuro (laranja, manga, mamão, brócolis) e também nos alimentos ricos em licopeno, encontrado nas frutas vermelhas como melancia, goiaba e muito presente também no tomate.
Alimentos fontes de vitamina E, como as amêndoas, nozes, castanhas e os óleos vegetais também são essenciais, pois têm a função de amenizar o efeito nocivo dos raios ultravioletas no organismo.
Sem contar nos alimentos ricosem vitamina C, como laranja, acerola, goiaba, morangos, que são nutrientes com alto poder antioxidante, prevenindo a produção de radicais livres, ou melhor, desenferrujando nosso organismo e sendo coadjuvantes na prevenção dos danos ocasionados pelo Sol.
Se você associar a ingestão desses nutrientes supracitados de maneira assídua com os devidos cuidados na exposição solar (filtro solar, acessórios) e reforçar na hidratação, com uma boa ingestão de líquidos ao longo do dia, preconizando a água, sucos naturais e a água de coco, tais sintomas serão amenizados. Então, que tal reforçar a hidratação com sucos fotoprotetores?
 
 
Suco Rico em Licopeno
Congelar alguns pedaços da polpa de melancia e dividir em pequenas porções.
Sumo de 1 limão
600 ml de água
3 folhinhas de hortelã
Processar todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida!
Rendimento: 3 copos de 250 ml
 
 
Suco rico em Betacaroteno
2 colheres de sopa de aveia
300 ml de suco de manga
500 ml de suco de laranja
2 unidades de cenouras medias
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adicione alguns cubos de gelo conforme a aceitação e sirva a seguir.
Rende: 4 copos de 200 ml.
 

—————

Voltar