31mar12 - Comunidade (por Munir Soares)

30/03/2012 21:01

 

O ALEMÃO
O Mal de Alzheimer é uma doença do cérebro. Degenerativa e ainda, sem cura. Inicia-se, pela deterioração da memória, para os fatos mais recentes. O início da demência é gradual. Os transtornos de memória vão se agravando e a pessoa passa a ficar angustiada e tensa. Como se dizia, antigamente, o fulano está ficando caduco. A doença foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome.
Na sexta-feira da semana passada, nosso amigo Carlos Augusto Baião da Rosa chegou a Laguna, vindo de Floripa. Baião é o que se pode chamar de pessoa, politicamente correta. Não negligencia em nada, em compensação, não perdoa atos e ações desonestas, ou executadas com desleixo, sejam de pessoas, ou dos órgãos públicos. É implacável. Sua vida é organizada, nos mínimos detalhes.
Naquela manhã, após almoçar no Restaurante Faísca, ao dirigir-se ao hotel, com quarto, previamente reservado, percebeu que havia esquecido a mala, com toda a sua roupa, e a sacolinha de remédios, “kit” indispensável a todo aquele, que ingressa na terceira idade. Porta-malas do carro, vazio. Retornou, imediatamente, à capital catarinense.
A notícia chegou à Pizzaria Chedão, deixando seus companheiros preocupados. O Baião, que tem ancestrais germânicos, estaria sendo atacado pelo alemão do Alzheimer? No caso, um ataque do chamado “fogo amigo”?
___ Esquecer das coisas mais improváveis, não seria um dos sintomas da tal doença do alemão? Indaga Edésio.
O proprietário, “Dae” Chede, teria solicitado aos médicos que frequentam a Casa, Oscar Pinho, Celso Palma, Lúcio Antunes e Sildja Silvestre, a constituição de uma Junta Médica, para estudar o caso.
Paralelamente, solicitou ao irmão Luis Chede, morador de Floripa, que informasse qualquer mudança de comportamento do Baião.
___ Cabeça no lugar, continua jogando baralho, na mesma mesa, com a mesma turma, aqui, no Senadinho da Felipe Schmidt.
Para acabar com a preocupação, Nelson Gomes Mattos, foi enviado à capital, e verificar, “in loco”, o grau de senilidade do amigo Baião. A resposta chegou por “E-mail”.
Confirmado. Baião continua o mesmo, assinando o ponto na mesa de jogo do Senadinho. Notei, apenas, um pequeno detalhe, ele era o único, que estava jogando Canastra, com cartas do TARÔ.
 
NOTÍCIAS DA TERRINHA
 
NA POLÍTICA
Sem grandes novidades. Continua o bate-boca entre o pré-candidato Everaldo dos Santos e prefeito Célio Antônio. Notícias sobre “Pesquisas eleitorais” pululam por todo lado. Dados que ninguém vê, dá sempre vantagem a quem encomendou a coleta de dados. Nada é oficial. Só para enganar a torcida.
* Everaldo dos Santos, pré-candidato do PMDB, continua participando de reuniões, na tentativa de formar um Frentão de apoio a sua candidatura.
* Aderbal da Lagunatur, vice-prefeito no primeiro mandato do Célio Antônio, estaria participando desses encontros.
 
VEREANÇA – PMDB SEM OS “COBRAS”
Os campeões de votos na eleição de 2008, para a Câmara Municipal, estão fora do pleito deste ano. Everaldo (2.368 votos), Deyvinson (1982 sufrágios) são candidatos a prefeito de Laguna e Pescaria Brava, respectivamente. Tono Laureano (1.727 votos) trocou de partido e não concorre este ano, dando a vez ao seu filho engenheiro civil Michel Laureano (DEM). Eraldo Duarte (1.060 votinhos) não concorreria por outros motivos. Não total são: 7.137 votos perdidos pela legenda. Quem seriam os herdeiros desse espólio?
 
COBRA COMENDO COBRA 
Airton Moraes, suplente de vereador do PMDB teria pedido a cassação do mandato de Everaldo dos Santos, vereador do mesmo partido.
 
SUBSTITUIÇÕES
PT – Quem irá para o lugar de Tanara Cidade na Secretaria da Saúde?
E na Administração do Porto, vereador Zezo deixará vaga para quem? São movimentações políticas determinadas pela Lei Eleitoral aos que desejam concorrer no próximo pleito.
 
OBRAS
Em andamento trabalhos de recuperação da avenida Colombo Salles, no Centro Histórico. Acho que a obra de recuperação deveria estender-se até mais adiante, pois a faixa de pedestres, defronte ao Mercado Público, também, já está com “lombadas”
 
GARANTIDO
Em entrevista aos radialistas Souza Junior e Sidnei Silva, prefeito diz, que todo o recurso para a reforma do Cine Mussi está assegurado. Administração daquela casa de espetáculo ficará a cargo da Fundação Lagunense de Cultura e do SESC. Luiz Fernando Lopes, vice-prefeito, deverá assumir o paço municipal nos próximos dias. Prefeito Célio vai sair de férias.
 
UNIFORME INTELIGENTE
Enquanto num estabelecimento estadual de ensino da santa terrinha, alunos eram mandados para casa porque estavam sem uniforme, no município de Vitória da Conquista (BA) alunos recebiam do Poder Público, o uniforme inteligente. Um minichip (baseado em rádio frequência) é instalado em alguma parte do uniforme. O aluno, ao passar pela portaria, um sensor detecta o chip, e envia mensagem aos pais dos alunos, informando que seu filho (a) chegou à escola. Informa, também, a ausência do aluno. É o chamado “uniforme dedo-duro”.
 
O PALAVRÃO 
Palavrão, tanto pode ser uma palavra grande, como um verbete chulo, feio. Ao dar uma topada, ou uma martelada no dedo, quem consegue se conter, sem soltar um palavrão? Alguns palavrões ficam charmosos, quando substituídos por um vocábulo sinônimo. Exemplo: Bunda é um termo obsceno, que ganha charme quando passa a ser chamada de “bumbum”.
Escritores brasileiros, como Jorge Amado, Gilberto Freire e até o Carlos Drumond de Andrade, estão entre os chamados “bocas sujas” letrados. Dizem que o Jorge Amado sabia colocar o palavrão, na hora certa.
No início do mês, numa sessão da Câmara, um dos edis teria chamado um colega de “cagão”. Um palavrão que, de acordo com o dicionário “Aurélio” tem dois significados antagônicos. Tanto pode ser aquele que tem muito medo, ou aquele que tem muita sorte! A verdade é que o palavrão, ouriçou a classe política. Os fofoqueiros de plantão trataram de colocar lenha na fogueira.
___ Falta de decoro? Assunto deve ser levado à Comissão de Ética, berravam os fariseus de plantão. 
Duas semanas depois...
Final da novela “Fina Estampa”. Todo o Brasil de olho na telinha da TV Globo. Noite do acerto de contas, todos querendo ver a Tereza Cristina perder a linha, sair dos trilhos. Dramaticidade na tela. Subitamente, a vilã se vê diante de uma arma, apontada por sua própria filha.
___ Atira se tiveres coragem! Diante da insegurança da filha, a vilã, provoca:
___ Atira, sua CAGONA!!!
Novamente, o palavrão, dito em horário nobre, é repudiado por muitos. Curiosamente, uma novela repleta de infidelidades conjugais e cenas tórridas de sexo, capazes de fazer corar até a Bruna Surfistinha, transmitidas às 21 horas, passa a ser recriminada, somente, por causa de um palavrão. Em Laguna, o assunto palavrão voltou à baila. Nosso vereador estava sendo imitado pelos artistas da Globo, em horário nobre, em rede nacional. Caberia até uma ação de indenização, em defesa dos “direitos autorais”.
-----------------------
 
PRAGA
Chico Anísio morreu. O riso está de luto. Ficou uma praga jogada pelo Bento Carneiro – vampiro brasileiro: O Coalhada. Os times brasileiros estão infestados de Coalhadas. Só perna de pau. Até na Seleção brasileira, que deveria ser a nata do futebol brasileiro,  não há nada que nos deleite, só Coalhada.
 
CORTESIA DA CASA
Naquela noite, finalmente, a chuva resolvera reaparecer. Aguaceiro forte. Chede, solícito, abriu uma enorme sombrinha e acompanhava seus ilustres fregueses até ao carro. Foi, assim, com Dr. Júlio Knoll e a Rose, delegado Nazil Bento e esposa, e outros. Carlinhos Rollin, assíduo frequentador da Casa, achou-se no direito de desfrutar daquela regalia. Já se imaginava como um bispo, caminhando, solenemente, protegido pela umbrela, carregada pelo Chede. A gozação ia ser grande mas, afinal de contas, ele não tinha o mesmo direito?
___ Garçom, por favor, diga ao Chede, que estou de saída. Chove muito, estou precisando de cobertura. 
Jorge, o garçom, retorna à mesa com uma caixa de pizza na mão.
___ Eu não pedi nenhuma pizza...
___ Calma, seo Rollin, é tão somente uma embalagem de pizza. Use a cabeça, com ela o senhor vai ficar protegido da chuva, até chegar ao carro. Criatividade da Casa...
 
FORMATURA 
Foto de Dany e Arthur, após a festa de colação de grau da Daniela Azolini Goularte, em Direito, pela Unisul. Abraços e felicidades.

—————

Voltar