31out15 - Carta do leitor: VOCÊ SABE COMO NASCE A CORRUPÇÃO?

30/10/2015 08:50
É inquestionável que a corrupção sistêmica é hoje, o maior problema nacional, a desafiar nossa unidade como nação livre e soberana, na qual o pagamento de propina torna-se regra geral nas transações entre o público e o privado. 
Com ela a economia perde eficiência e a população passa a não acreditar no estado de direito, na aplicação imparcial da lei e na própria democracia, impactando o sentimento de autoestima de  toda a nacionalidade. E como bem afirma o Juiz Sérgio Moro: “um povo inteiro que paga propina é um povo sem dignidade”. 
Mas então, a pergunta que se impõe é a seguinte: como ela nasce,  floresce e se instala, principalmente na área pública, como desfila, diariamente, no noticiário pelos petrolões, lavajatos e mensalões?
Em minha modesta opinião – e esta é minha tese -  ela nasce nos municípios. É lá que os políticos dão seus primeiros passos nas câmaras de vereadores e prefeituras, quando deixam a qualidade de  neófitos para serem aprendizes na política.  
O jovem político candidata-se a vereador, prometendo defender a população das investidas do administrador municipal e outras mil promessas, vendendo aos eleitores a postura de bem intencionado.  Ainda no dia da eleição, logo que publicado o resultado,  o Prefeito  também recém eleito, já faz contato com os vereadores vitoriosos e com benesses e vantagens – do tipo que todos nós conhecemos -  coopta o apoio dos vencedores. A partir deste momento, o vereador passa a ser do Prefeito e não do povo. E o elevado custo desta operação é suportado  por quem paga tudo neste país: os cidadãos. 
Mas qual o interesse do Prefeito nesta operação? Para que os VEREADORES deixem de cumprir sua obrigação principal que é FISCALIZAR, e o alcaide passa a ter total liberdade para administrar a cidade,  superfaturar obras, aumentar IPTU sem diminuir as despesas, criar CC`s em troca de apoio, afinal a conta destas malvadezas quem paga é o povo, sempre o eterno enganado.   
E o jovem candidato, humilde,  promessa de político sério e defensor das multidões, passa à condição de raposa,  formando um grupo majoritário da política nacional, com exemplo às pencas, que o caro eleitor saberá identifica-los. E depois segue carreira para deputado estadual, federal, senador....
Nesse passo, portanto, a corrupção nasce nos municípios. É ali que ela começa, e portanto, reclama tratamento pontual. 
No próximo ano, haverá eleições municipais. É a oportunidade de o povo brasileiro iniciar renhido combate contra a corrupção sistêmica de que tratamos aqui. Analisar muito bem os candidatos e VOTAR APENAS naqueles que, eleitos, vão ser VEREADORES DO POVO, propondo soluções para a cidade e FISCALIZANDO o Prefeito e seus Secretários.   Fiscalização é o remédio infalível para combater a CORRUPÇÃO e o fim deste mal depende de SEU VOTO!
 
Nelson Fagundes – Advogado.

—————

Voltar