Coluna: Cri-cri - Salmon Flores

15/10/2010 19:05

EXERCÍCIO DIÁRIO DA HUMILDADE

Quem me enviou foi uma leitora chamada Cláudia...

No tempo em que não havia automóveis, na cocheira de um famoso palácio real, um burro de carga curtia imensa amargura, em vista das pilhérias dos companheiros de apartamento. Reparando-lhe o pêlo maltratado, as fundas cicatrizes do lombo e a cabeça tristonha e humilde, aproximou-se formoso cavalo árabe que se fizera detentor de muitos prêmios, e disse orgulhoso: - Triste sina a que recebeste! Não invejas minha posição em corridas? Sou acariciado por mãos de princesas e elogiado pela palavra dos reis! - Pudera! - exclamou um potro de fina origem inglesa: - como conseguirá um burro entender o brilho das apostas e o gosto da caça? O infortunado animal recebia os sarcasmos, resignadamente. Outro soberbo cavalo, de procedência húngara, entrou no assunto e comentou: - Há dez anos, quando me ausentei de pastagem vizinha, vi este miserável sofrendo rudemente nas mãos do bruto amansador. É tão covarde que não chegava a reagir, nem mesmo com um coice. Não nasceu senão para carga e pancadas. É vergonhoso suportar-lhe a companhia. Nisto, admirável jumento espanhol acercou-se do grupo, e acentuou sem piedade: - Lastimo reconhecer neste burro um parente próximo. É animal desonrado, fraco, inútil, não sabe viver senão sob pesadas disciplinas. Ignora o aprumo da dignidade pessoal e desconhece o amor-próprio. Aceito os deveres que me competem até o justo limite, mas, se me constrangem a ultrapassar as obrigações, recuso-me à obediência, pinoteio e sou capaz de matar. As observações insultuosas não haviam terminado, quando o rei penetrou o recinto, em companhia do chefe das cavalariças. - Preciso de um animal para serviço de grande responsabilidade, informou o monarca, um animal dócil e educado, que mereça absoluta confiança. O empregado perguntou: - Não prefere o árabe, Majestade? - Não, não - falou o soberano, é muito altivo e só serve para corridas em festejos oficiais sem maior importância. - Não quer o potro inglês? - De modo algum. É muito irrequieto e não vai além das extravagâncias da caça. - Não deseja o húngaro?  - Não, não. É bravio, sem qualquer educação. É apenas um pastor de rebanho. - O jumento espanhol serviria? - insistiu o servidor atencioso. - De maneira nenhuma. É manhoso e não merece confiança. Decorridos alguns instantes de silêncio, o soberano indagou: - Onde está meu burro de carga? O chefe das cocheiras indicou-o, entre os demais. O próprio rei puxou-o carinhosamente para fora, mandou ajaezá-lo com as armas resplandecentes de sua Casa e confiou-lhe o filho ainda criança para longa viaje. E ficou tranqüilo, sabendo que poderia colocar toda a sua confiança naquele animal... Assim também acontece na vida. Em todas as ocasiões, temos sempre grande número de amigos, de conhecidos e companheiros, mas somente nos prestam serviços de utilidade real aqueles que já aprenderam a servir, sem pensar em si mesmos... E nós será que já aprendemos servir? Pense nisto...

 

Desaforo 1

Volta e meia o Ney Lopes do Jornal Tribuna de Criciúma, ironiza contra Tubarão, ofendendo o seu povo, sua gente, nossas lideranças que, num esforço com os empresários e políticos de Criciúma fazem, das tripas ao coração, pela a União do Sul... O fato mais marcante é VOTO PELO SUL NOS CANDIDATOS SUL. Nossos empresários, prefeitos, vereadores e os segmentos organizados não mediram forças para a busca do desenvolvimento de nossa cidade assim como fazem os criciumenses. A atitude deste "colunista", conhecido na Capital do Carvão, vilipendia os tubaronenses em uma nota descrita dessa forma: "McDia feliz - Depois de ter a única escada rolante que só sobe, a mais movimentada rodovia do país que passa dentro da cidade, que é a BR-101, e um Shopping que cabe toda a população dentro, Tubarão ganha a partir de hoje uma superloja do McDonald's anexa ao Farol Shopping. 

 

Desaforo 2

Vários empreendimentos fecharam em Criciúma e o povo de Tubarão se entristeceu com isso. Claro que já houve rixas entre alguns segmentos, como no esporte. Mas isso é coisa da emoção. Torcemos pelo Sul, vibramos com o Criciúma, mas repudiamos a atitude deste cidadão malévolo, mal intencionado. Cabem aos senhores vereadores que bem nos representam questionar a atitude deste cidadão. O radialista Antônio Bento pediu na  RádioTubá, respeito deste cidadão, em outro comentário feito. Fosse à minha terra, o dia que ele aparecesse levaria uma “sumanta”. 

 

Ceasa

Leitor quer saber se é legal a direção do Ceasa de Tubarão, durante as festas que acontecem no Cecontu e Ataliba, alugarem o espaço do pátio interno para o estacionamento de carros. Como o atual gerente não presta contas a ninguém é de se perguntar qual o destino do dinheiro. Quem negocia espaço, a tarifa a ser cobrada, manipula o dinheiro, é o senhor João Cachoeira. Não sei se a direção em Florianópolis sabe disso, ou autorizou. Ninguém pode se apossar de um prédio ou espaço público, para apurar dinheiro,  sem uma prestação de contas. Com a palavra o Ministério Público.

 

APIT

Durante toda a campanha eleitoral, o atual Presidente da APIT, “que nada faz e não sai da moita”, usou seus espaços, principalmente seu blog, para fazer com seus comentários, ironias políticas. Nunca criticou o PT, que é o partido em cuja sombra ele repousa como filiado. Não gosto de me manifestar sobre essas coisas, porque já estou velho e meio ultrapassado. Todavia, fosse  “Madeira”  profissional ético, teria limpado o banco, se licenciado da nossa entidade de classe, para voar livre, leve e solto como aquela pombinha símbolo do partido dele. Tivesse a APIT uma comissão de ética atuante e teriam me poupado desta manifestação. E a faço em nome das pessoas que no silencio não podem fazê-la.  

 

Panelaço

Estou procurando algumas senhoras, que queiram a titulo de colaboração, praticar um panelaço em frente de uma emissora de rádio. Já funcionou no passado! Quem sabe o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. 

 

Quem matou a eleição de Stüpp?

Toni Trololó, mais atrapalhado que cuzco em procissão, tenta explicar na mídia, as razões para a queda e não eleição de Carlos Stüpp. A pergunta que não quer calar: Onde estariam os 9 mil votos? Teriam esquecidos os eleitores de sufragarem na urna Stüpp? Na verdade, além de Trololó, presidente dos ornitópteros, uma quadrilha de puxa-saco, que só veem o umbigo, e que praticaram maldades, botaram para a rua da “Préfa” do Rei Manoel I, mais de 100 pessoas, exceto a filha do Trololó e ele próprio. E nem o garganta, metido  a machão, fala asnosa, segurou o carro.  Tal qual nos mostra a história, onde Lancelot, o defensor de Guinevere, tornou-se o amargo adversário de Gawain. O rei Stüpp concordou com o primeiro balaio de tosco que se ofereceu para ele. Deveria ter acreditado mais nas pessoas de bem, não fazer complô e demitir gente por telefone, mas respeitar a opinião de cada um, conquistando sim com humildade e sinceridade. Trololó... Vai pra casa, tu e tua turma. Poupem os anêmicos cofres públicos da prefeitura. 

 

Mordomia

Enquanto Laguna permanece virada de cabeça para baixo, como o filme "Cidade das Sombras", o prefeito Célio Antônio viajará mais uma vez para o exterior.  E desta vez para a França. Nojento!  O curioso é que quando certas "otoridades" não estão no poder, o máximo que viajam é para Porto Alegre, São Paulo, etc... E de ônibus leito. O poder faz coisas!

 

Raivas

Acabou-se o período eleitoral, mas os ranços na política tubaronense permanecem. A briga entre o vereador Caio Tokarski e o deputado Federal reeleito Edson Bez, parece uma novela. Ambos voltaram à carga. Caio diz que só não sai do PMDB para não perder o mandato. Estaria de malas prontas para ir para o PSB, de Djalma Berger (prefeito de São José) a quem serviu como secretário de Administração, antes de assumir a vaga no Legislativo. Já Bez, diz que vai mudar o PMDB da região. Pelo visto se mostra como cacique ou dono do partido. É bom que ele assuma e esclareça certas coisas que pairam no ar desde quando sua esposa concorreu como vice.  Mas, isso é briga de ambos. Há pouco tempo, Edson Bez foi a imprensa e chamou Caio de moleque e mentiroso. “Aparentemente” parece que o deputado é um homem puro e acima de qualquer suspeita. 

 

Polícia

Já virou caso de polícia a briga entre o blogueiro do apimentado.blogspot.com e o vereador Cleosmar Fernandes, em Laguna. O caso já foi parar até na polícia. O blog traz matéria em que o vereador teria perseguido meninas no Mar grosso e ainda batido em seu pai, mostrando cópia de boletim de ocorrência. E também disse que fez registro contra o edil na delegacia local. O mesmo teria ocorrido com Fernandes que, ofendido também registrou queixa. O blogueiro diz que o empresário da coleta de lixo de Laguna, tenta calar sua boca oferecendo R$ 20 mil pelo blog. Pelo visto esse caso de amor vai longe. .. Nem a “Maria da Penha” resolve. Na próxima edição vamos trazer uma entrevista exclusiva com o Apimentado. 

 

Tubarão

Senhora Alba Ligia, nossa Secretária da Cultura, foi ao programa do Arilton ontem, dia 15. Perguntada sobre porque, o Centro de Cultura não abre nos finais de semana, ela alegou que geraria muitos gastos com hora extra de servidor. Admiro-lhe Dona Alba, mas a justificativa não convence. Assim como tem tanta gente que trabalha, tem muito vadio no serviço público. O prefeito deve demitir os verdadeiros parasitas, principalmente dois vadios assessores especiais, que abiscoitam juntos mais de 13 mil reais por mês e quase nunca são vistos na prefeitura. Ronério é um dos piores exemplos e nem mesmo o MP dá bola para isso. Vou reabrir uma enquete no Jornal para que os próprios servidores se encarreguem de “ajudar” o Ministério Público. Dona Alba: Três servidores se revezando, vão empobrecer a Prefeitura? É só dar folga durante a semana e fazer uma escala equilibrada e justa. Essa turma bem paga, emenda feriados de até quatro dias como ocorreu semana passada e não podem abrir o Museu aos sábados e domingos em horário especial?  

 

Tubarão II

Na mesma entrevista Dona Alba afirmou que não sabe como vai fazer para manter os banheiros da velha e agora reformada rodoviária. Abra licitação e terceirize. É  tão elementar!

 

Pênsil

Eu só queria ter as condições para me habilitar a ser prefeito de Tubarão. Gente eu morro e não vejo tudo... Ao longo de todo o tempo que aqui estou radicado (e amo esta cidade) os caras não conseguem construir uma ponte de concreto ali em frente à Unisul, só para pedestres. Quarta-feira (13) eu vi o sofrimento de uma avó, ao ver o neto na aludida, com todo aquele vento. A “veia” ia enfartar. É só mandar embora um monte de aposentado e vadio, pagar bem quem merece e mãos a obra. A prefeitura, entre secretários, assessores, etc... gasta perto de 200 mil por mês. Se cortasse pela metade, sobraria 100 mil por mês, perto de 5 milhões em quatro anos.  Até o falastrão e sonhador do Alberto Botega, saiu do circuito. 

—————

Voltar