Comunidade (13nov10)

11/11/2010 21:33

AS PROVAS DO ENEM

História. Em outubro de 2009, o MEC cancelou o concurso, por causa de vazamento. As questões não eram à prova d água. Matemática: Enem remarcado para dezembro. 4,5 milhões de alunos inscritos, apenas 15 milhões comparecem. Erro de “português”: - No mesmo ano, tivemos a divulgação  de gabaritos errados, provocando demissões na cúpula do NEP.

 

ANO 2010.

Fevereiro.

Geografia. Mapa final apresenta erros inadmissíveis, além de notas erradas de mais de 915 estudantes, alguns  alunos, não classificados, foram convocados para fazer a matrícula na Universidade.

 

Agosto/2010

Ecologia. Problemas nos canais competentes provocam vazamentos de dados pessoais dos alunos inscritos em 2007/2008/2009.

 

Novembro 2010

Português.

Um sujeito, que embora deva ter seus predicados, esquece que o Objeto direto do ENEM, é o aluno. Este ano, novamente, a bagunça e a irresponsabilidade provocaram a ira de pais e alunos. É a hora de soltar o verbo.

 

QUÍMICA

Qual a fórmula ideal para se criar um novo presidente para o NEP?

___ Coloquem no tubo de ensaio uma colher de Haddad, uma pitada de MEC, e uma xícara de NEP, e leve-o à estufa, a 280 graus. Tudo bom pro fogo...

Tiro e queda. Logo, logo, sairá do forno uma pessoa gabaritada, e capaz de acabar com toda essa zona na Educação. Alguém que, realmente, entende de palhaçada, ele é  o deputado TIRIRICA. O TIRIRICA, como novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (NEP), além de colocar o pingo nos “ii”,  moralizando  o ENEM, ainda resolve o problema político que sua eleição ocasionou. TIRIRICA vai tirar de letra.

 

NOTÍCIAS DA TERRINHA

 

O FACÃO

Prefeito Célio Antônio (PT) assina a lei da Degola, que possibilitou a demissão de 90% dos funcionários comissionados da administração Pública  Municipal, inclusive de secretários, cujas pastas ganham um comando único. Lourival Siqueira ganha o status de “Super-Secretário”. Tudo por conta, dizem, da tal Lei de Responsabilidade Fiscal e a necessidade de se cortar gastos, antes do balanço anual. Muitos deverão retornar em janeiro do próximo ano.

Esta dieta financeira, de curto prazo, faz-me lembrar daquele paciente que, um mês antes da consulta médica, submete-se a uma dieta radical, eliminando os penduricalhos gordurosos.

___ Muito bem, diz o médico. Você está ótimo. Continue assim.

Retornava feliz, com  passaporte para se empanturrar durante os próximos dez meses. Igualzinho a Prefa. A partir do réveillon reinicia-se o processo de engorda da “Barrosa”.

 

ASSANHAMENTO

Muitos são os nomes que já começam a pipocar pelas esquinas, tidos como candidatos ao cargo do prefeito Célio Antônio (PT). Do time do prefeito, o nome de Tanara Cidade é o mais citado. No PMDB Deyvinson, Everaldo e seu irmão Antônio dos Santos estão dispostos a disputar a vaga. Orlando Rodrigues (DEM), vereador de cinco mandatos parece disposto a encarar a disputa. Cuidado com o filho do “raposa”. Matreiro, já estaria de olho na toca.

___ E, o Cadorin? Teria mesmo aposentado a chuteira?

___ Dizem, que o Jefferson Crippa (Finho), Secretário municipal, também já retirou do baú sua fantasia de candidato a prefeito.

 

ONDAS

As duas faixas de pedestres, no trecho entre a “Casa do Pescador,” e o Angeloni foram criando calombos. Atualmente, estão tão ondulados que parece o Mar-Grosso em dia de vento sul. Uma senhora ao tentar enfrentar a onda, empurrando carrinho do supermercado, exclamou  irritada:

___ Esta é a única cidade que conheço que tem lombada para pedestre!

 

PEDRA DO FRADE

Continua sendo um ponto turístico inacessível. Há mais de trinta e cinco anos o morro do Gi  sofreu um violento processo de degradação ambiental. Nestas três décadas o morro de acesso à Pedra do Frade continuou sem qualquer atenção dos poderes públicos. Nenhum projeto de reflorestamento foi ali implantado, e o processo de erosão nunca foi contido. O poder público, simplesmente, ignora o problema.

 

SECRETARIA REGIONAL

Mudanças à vista. Muita gente de olho nos cargos, principalmente os candidatos à prefeitura da Laguna, como Orlando Rodrigues, Antônio dos Santos e outros. A SDR é um excelente cabo eleitoral.

 

O GALO VELHO

Festa no terreiro. Finalmente, chegou o dia. O time do “Galo Velho” viajou na sexta-feira, com destino a Belém do Pará. Seguindo a rota  traçada pela linha do Tratado de Tordesilhas, os jovens coroas enfrentarão o co-irmão  da cidade de Barcarena. Atletas levam suas esposas, pois “galo velho”, não solta  a franga. Na bagagem, levam presentes, lembranças da terra de Anita Garibaldi, folder comemorativo, troféus, revistas, camisetas, etc. É o “Galo Velho”  transformado em embaixador do turismo lagunense. Boa viagem ao comandante Marinho Fernandes e sua turma.

 

HORA DE RELAXAR...

Temos uma mulher na presidência da República embora, para alguns, a princesa Isabel foi a primeira mulher a comandar os destinos do país. Passou a eleição, o ENEM continuou bagunçando a Educação. O salário-mínimo não deverá subir tanto quanto prometeram os candidatos, e já se fala na ressurreição do CPMF. Para relaxar, vou lhes contar como relatei a inauguração de uma “obra”, na Laguna.

 

INAUGURAÇÃO DO SANITÁRIO

Laguna é uma típica cidade do litoral brasileiro, mas que se vangloria de seu passado histórico, e de sua herança cultural. No século XIX já tinha agência do correio, telégrafo, hospital, biblioteca, teatro, jornais, iluminação pública a gás, uma frota mercante com mais de 30 embarcações e, até, uma estrada de ferro, transportando seu progresso.

No limiar do terceiro milênio, a  cidade, sob nova direção, num clima de aparente transição administrativa e cultural, convivia com projetos visionários e realizações, no mínimo, inusitadas. Enquanto alguns sonhavam com a criação de uma Orquestra Sinfônica, outros eram convidados para a inauguração de um sanitário público. É sobre este último que vamos falar.

 

CONVITE

O Poder Executivo, por seu Departamento de Saneamento, tem o prazer de convidar autoridades e o povo em geral, para o ato de inauguração de “obras” na praia do Mar-Grosso. “Obra” de profundo alcance social que atende, realmente, às “necessidades” do povão. Iniciativa destinada a aliviar os apertos da população.

 

PROGRAMAÇÃO

___ Desfile para escolha da Miss Q-BOA, patrocínio da Água Sanitária. É a iniciativa Privada, prestigiando uma obra pública. A Rainha eleita deverá ficar no “trono,” durante o verão todo, sem “pedir penico”.

Na parte musical, um “cover” do Pedro Raimundo  cantando o laxante vaneirão: "A festa na casa do Zebedeu". Aperitivo: será servido, como entrada, um tira-gosto na base da batata  doce, para garantir a efetiva inauguração da Privada Pública.

Assinado: Fiscal de Obras.

Zé Urubu, UM  repórter que  vive na fossa, foi encarregado de fazer a cobertura do diurético evento. Um público animado compareceu. Além do povão anônimo, comerciantes, industriais, advogados, políticos, e até um gerente de banco. Sem querer, todos acabaram atuando como “padrinhos de batismo” de uma latrina turística. O gerente do banco teve que prestar contas à sua Direção Geral. Por que um executivo de importante estabelecimento creditício iria a inauguração  de um mictório público? O convite, por telefone, falava de inauguração de importante Ponto para “depósito de poupança,” na praia. Depósito é oxigênio para qualquer banco. Ele não soube informar aos seus  superiores, quem foi o primeiro “depositante,” nem quanto depositou.

Elegantes mulheres desfilaram sobre a passarela privativa, algumas, de vestidos longos, modelitos patenteados pela grife “Sanitarius fashion”. O tradicional ato de “cortar a fita” foi constrangedor, pois quem iria querer, após o corte da fita, visitar as instalações do mijatório municipal? A honra caberia   a asséptica Miss QBoa, recém eleita. Aos convidados foi oferecido um exótico “cocoquetel”... O evento deveria terminar com um show pirotécnico, mas, ironicamente, deu chabu e os foguetes, espocaram no ar, repetindo um  único som: PUM/PUM/PUM... Os sanitários da praia do Mar-Grosso estão necessitando de uma reinauguração...

 

—————

Voltar