Técnica de bandagens auxilia atletas

24/09/2010 18:20

 Todas as pessoas que praticam atividades esportivas, mesmo que esporádicas, em certa fase da vida têm algum problema muscular ocasionado em decorrência da prática. Embora tratamentos não faltem, a nova tendência, vinda da Europa, é a Cinesiotape. 

De origem oriental, atualmente é a terapia sensação na Europa, sendo importante por estar ligada às outras formas de terapias físicas. É a designação dos processos terapêuticos que visam a reabilitação funcional através da realização de movimentos ativos e passivos. Tem como objetivo eliminar os distúrbios do movimento e função. A cinesiotape é usada por atletas em competições, jogos olímpicos e campeonatos mundiais. Nomes como David Beckham, Maria Sharapova e Serena Williams (tênis) são figuras ilustres adeptas da técnica. As jogadoras da seleção brasileira de Voleibol usam a técnica, além de alguns atletas do time masculino. No futebol, rotineiramente os atletas fazem o uso dessa técnica para limitar um quadro de lesão ou de dor.

O especialista André Fausto do Carmo explica que o tratamento das doenças se dá sem limitar o movimento. "A técnica propicia a melhora a contração muscular e a resistência à fadiga, diminui o quadro de dor em lesões musculares e ligamentares, além de melhorar na circulação sanguínea". Estudos explicam que uma articulação pode ser mobilizada melhorando a inibição de sua cartilagem pela contração dos músculos maiores que a cruzam. 

"A Cinesiotape traz resultados muito bons e é muito utilizada há anos na Europa e vem ganhando espaço no Brasil", garante o professor Alonso Romero, da escola Inspirar, de Florianópolis, que já atuou como fisioterapeuta da seleção brasileira de Handebol e também junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo informações do instituto, seus princípios se baseiam na capacidade de regeneração natural do corpo e ainda proporciona total flexibilidade. A bandagem também age enviando informações sensoriais na região onde foi realizada sua aplicação. Trata-se, portanto, de uma técnica de bandagem adesiva não medicamentosa, que vem se expandido devido aos excelentes resultados que proporciona e é cada vez maior o número de profissionais que a utilizam.

André Fausto do Carmo especialista em Cinesiotape

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!