01ago15 - Pessoas (notas da redação)

31/07/2015 14:02
CENÁRIO POLÍTICO TUBARONENSE PARA AS ELEIÇÕES DE 2016
Quem comandará o destino de Tubarão a partir do dia primeiro de janeiro de 2017?
O primeiro pré-candidato declarado é o atual prefeito Olávio Falchetti. Tem a seu favor o discurso da moralidade. Não pesa sobre sua administração denúncias de malversação do dinheiro público, tema que o eleitor pode levar em consideração, devido ao mar de lama que invade o Brasil de norte a sul. Mas sobram críticas quanto à precária infraestrutura, saúde, segurança (que divide a responsabilidades com o Estado), e o déficit de vagas nas creches, cobrado, inclusive pela justiça. Pesa, especialmente, o colossal desgaste do PT nacional.  Para aparecer melhor na fotografia, em 2016, Olávio teria que concluir a Arena Multiuso a Upa 24 horas, a ponte de Congonhas, pelo menos iniciar a anunciada nova ponte no centro da cidade e melhorar, substancialmente, o atendimento na Saúde. 
Também se movimenta bastante, embora não se declare publicamente como pré-candidato, o ex-prefeito Carlos Stüpp. Tem a seu favor as obras das duas gestões à frente do Paço Municipal e de fazer o sucessor Manoel Bertoncini. Pesa contra, justamente o fato de já ter sido prefeito, o insucesso em duas eleições posteriores, para deputado estadual e prefeito, o fato de ter sofrido graves e públicas acusações do ex-aliado na prefeitura, deputado Joares Ponticelli, e não ter respondido e, uma visível não coesão partidária: Em Tubarão, um vereador se lança, seguidamente, candidato a prefeito. No estado, os “índios derrubaram o cacique” (Paulo Bauer, senador e candidato a governador no último pleito, perdeu o comando da sigla, em eleição recheada de acusações, para o deputado estadual Marcos Vieira), e nacional, o PSDB tendo o seu Mensalão, ainda não julgado, membros citados no Petrolão e divergências sobre o afastamento, ou não, da presidente Dilma.
No PMDB, duas alas duelam pela imprensa. Uma publica o nome do vereador Edson Firmino, como pré-candidato, a vice, de Stüpp, e outro se apressa em desmentir, publicando o nome do deputado Edson Bez de Oliveira, em candidatura própria. Na verdade, o partido que completará, no ano que vem 16 anos fora da prefeitura, prossegue “matando” suas próprias lideranças e instalando clima interno de desconfiança e de “salve-se quem puder”. Colocaram o Jeferson Brunato de candidato a deputado estadual e o abandonaram. Fizeram o mesmo com o Alexandre Moraes e pior com o Amilton Lemos, quando abandonaram a sua candidatura a prefeito e as contas de campanha. Com o professor Maurício, liderança consagrada nas urnas, com cinco (5\0 mandatos de vereador, e projetos importantíssimos para a cidade, fizeram todas as sacanagens possíveis e até então inimagináveis. Nas últimas eleições, nenhum vereador ou suplente do partido trabalhou para os seus candidatos a deputado estadual e federal aqui de Tubarão. Resultado? Ninguém foi eleito. O Edinho Bez está na Câmara Federal porque o governador chamou um deputado federal para ser Secretário. Quer dizer: fará na eleição do ano que vem o que o Colombo desejar ou volta para a suplência. Se não bastasse, o partido é um dos mais citados como beneficiário das milionárias propinas do Petrolão, embora negue. 
No PP, Deka May é o nome mais citado pela imprensa pelo fato de ter obtido o melhor desempenho eleitoral entre os candidatos a deputado estadual da cidade no último pleito. Este é o melhor fato a seu favor, somando-se ao fato de ser filho do saudoso e sempre lembrado Paulinho May.  Depõe contra, a pífia passagem pela Câmara de Vereadores, sem Projetos relevantes. Uma administração municipal sob seu comando é uma verdadeira incógnita. Pode se destacar ou decepcionar. A representação de seu partido encolhe no Congresso Nacional, nos estados e nos municípios. A Arena já foi o maior partido do Ocidente. Tornou-se PDS, depois PPB e agora PP. Mais da metade de seus deputados federais são acusados de receberem gorduchas propinas do Mensalão e do Petrolão, embora neguem. Vejam o envolvimento de Pizolatti.
Paulo Garcia é o pré-candidato, já lançado, pelo PPS. Pesam a seu favor os (8) mil votos conquistados como candidato a deputado federal na penúltima eleição, o fato de ser radialista em comunicação diária com o eleitor, e seu partido não ter qualquer envolvimento com Mensalão, Petrolão ou outra podridão. Pesa contra, mas que pode beneficiá-lo, o fato de o PPS estar em formação, em Tubarão, com um vereador. Porém, recebeu nos últimos meses muitos reforços importantes, como o ex-vereador, por 5 mandatos, professor Maurício e outras 30 lideranças.
No PSD, que também veio da Arena, do PDS, do PFL e do Democratas, comenta-se os nomes do atual presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Cascaes. Figura impoluta, um grande conhecedor do funcionamento da máquina pública. Tem uma vida dedicada como servidor municipal. Sobra ainda o jovem e determinado secretário regional Caio Tokarski. Pesa a favor de ambos o fato de serem do partido do governador e contra, o fato de, enquanto não se decidirem, e nenhum deles se destacar, somadas as dissidências públicas do vereador chumbinho e do ex-prefeito Pepe Collaço.
Outros pré-candidatos poderão surgir. Semana que vem analisaremos as possíveis coligações e desdobramentos.
 
 
 
PMDB Orleans
Dr. Eduardo Pinho Moreira tem feito uma verdadeira peregrinação neste ano que antecede as eleições municipais.
 
 
 
Dr. Arcângelo
Demonstrando total falta de sintonia com o PSD do atual Prefeito Marco Antonio Cascaes, que a família Librelato buscou no PMDB para se eleger Prefeito, Dr. Arcângelo que tem seu irmão candidato a candidato a Prefeito, se aproxima do PMDB. Na visita do Dr. Eduardo Moreira a Orleans, Arcângelo considerado o cérebro político da família, saiu-se muito bem na mesa do PMDB. 
 
 
 
Hospital
“Durante o bazar realizado no último final de semana com as mercadorias doadas pela Receita Federal, o Hospital da Laguna arrecadou a quantia de R$ 75.917,82. A partir de amanhã e até encerrar os estoques, as vendas prosseguirão no próprio Hospital, das 14 às 18 h, nos dias comerciais. Mercadorias ainda disponíveis - brinquedos, cosméticos, roupas femininas e outros. Agradecemos, mais uma vez, à Receita Federal, como também ao CAEP da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, pela cedência gratuita do espaço, e a todos os funcionários e voluntários que participaram do evento”. Regina Ramos dos Santos, presidente.
 
 
 
Dura
Haroldo Silva dependurou a chuteira. Disse esta semana: “Amigo estou aposentado e esquecido. E isso é muito bom. Sem pretensão nenhuma para o presente e o futuro. grande abraço e sucesso”.
 
 
 
Robin Williams
Colega Salmon Flores, afastado do jornal e em tratamento médico, fará 63 anos dia 18 de agosto. Pessoa humilde, pai, avô, bisavô, homem dedicado a informação. Além da diabetes, surgiu a Neuropatia Periférica, e Capsulite adesiva, frutos da “tia Bete”. Assustado, lembrou de um dos atores mais intensos de Hollywood, Robin Williams que faleceu justo aos 63 anos. Salmon tem buscado na novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na igreja matriz São José de Oficinas, forças para seguir adiante. Não é fácil tomar insulina quatro vezes por dia.
 
 
 
Salmon
Esses versos encontramos para te homenagear, neste momento em que o Jornal A Crítica fruto de tua visão jornalística, completa seus 20 anos. Na raiz profunda com perfume que emana calor humano, família que você não esquece, dos aconselhamentos dos seus pais, professores, irmãos, parabéns. Contigo aprendemos valores éticos, morais, imortais. Você é árvore plena de bons pensamentos, de amor, perdão, esperança, fé, caridade. Um ser humano sempre pronto para doar sementes na arte de escrever, de viver e doar carinhos. A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto és abastado. Não agüenta ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão, que segura as pontas de todos que te cercam. 
 
 
 
Enem 2015
O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave irá realizar nos campi de Orleans e Cocal do Sul o Aulão Enem 2015. Serão aulas gratuitas de apoio às disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, Redação e Atualidades para os alunos que farão a prova do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro. O aluno poderá realizar a inscrição por meio do site www.unibave.net até o dia 17 de setembro. 
 
 
 
Só pra rir
Piada que correndo na rede social: “Falem o que quiserem, mas os presídios brasileiros da época do regime militar deveriam servir de exemplo para o resto do mundo. Eles, sim, recuperavam os presos... Entraram sequestradores, assassinos, ladrões de bancos... saíram deputados, governadores, ministros e até dois presidentes”.
 
 
 
Agitou
Nesta segunda visita que o vice-governador Eduardo Moreira e sua caravana fizeram a Orleans, agitou a cidade. Na visão do Dr. Jorge Koch, pré-candidato do PMDB “foi muito boa a passagem por aqui do nosso líder”
 
 
 
Jorge
Nenhum político de Orleans tem feito caminhada, visitas, reuniões, jantares, como o delegado. Ele quer auscultar todas as comunidades para ter uma visão concreta da cidade na área urbana e rural.
 

—————

Voltar