01maio15 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

30/04/2015 10:39
Formação atingiu mais de 150 participantes
Conhecer novos métodos para melhor compreender, ensinar e vivenciar na família e em comunidade os princípios da fé cristã trabalhados em atividades catequética, fizeram a pauta do encontro paroquial de formação para catequistas da paróquia Santa Otília.
Comunidade de Brusque do Sul acolheu os formadores da fé de nossos filhos que neste ambiente acolhedor viveram experiências marcantes para suas atividades nesse domingo 26/4 das 8h30 às 12h45. Encontro de formação encerrou-se com uma celebração na Capela e entrega da Cruz símbolo da conclusão do estudo das primeiras unidades da formação através do estudo de Cartas elaboradas pela diocese aos catequistas. 
Na Capela Nossa Senhora das Dores, catequistas participantes da formação receberam das mãos do Pe. Rodrigo da Silva sua Cruz, símbolo da conclusão desta etapa da formação.
Finalizando o encontro a comunidade de Brusque do Sul através de seu Caep e CPC, ofereceram um delicioso almoço aos participantes. ‘É o que podemos oferecer neste momento, pois sabemos que se ainda não tivemos filhos que serão por eles, os catequizados, um dia nós fomos por eles (catequistas) preparados para receber nossos sacramentos’, frisou um integrante da equipe de que preparou a alimentação servida. Participaram do encontro mais de 170 catequistas. ‘Uma alegria para nós da coordenação paroquial de Catequese na Paróquia Santa Otília’, frisa Irmã Dula Franzener, integrante da equipe paroquial de coordenação. 
 
 
 
Obrigado
A comunidade de Curral Falso onde estivemos no final de semana. Muito obrigado pelo carinho e por nos permitir chegar em suas casas, faz 25 anos pela 106 FM, a rádio das famílias e comunidades de Orleans e região.
 
 
 
Escola Paroquial de Formação inicia dia 19
Sob a coordenação do padre Rodrigo da Silva e Rosa Della Giustina, estiveram reunidos os monitores da Escola Paroquial de Formação da Paróquia Santa Otília. 
No encontro ficou definido que as atividades começam dia 19/5 e as comunidades deverão apresentar a inscrição de seus participantes até dia 15/5 à secretaria paroquial.
As atividades estarão concentradas em dois núcleos: Matriz e Comunidade de Barracão. Os encontros, que focarão temas relacionados ao conhecimento da Bíblia, acontecerão as terças-feiras das 19h30 às 21h30 em atividades a cada 15 dias no citado núcleo. 
O primeiro encontro está confirmado para o dia 19/5 na Sede São João XXIII para os alunos matriculados no núcleo da Matriz às 19h30 e dia 26/5 para os matriculados no núcleo de Barracão, no mesmo horário. 
A nucleação da formação, que visa facilitar um número maior de lideranças participando dos encontros, foi apresentada na avaliação da caminhada pastoral quando do encerramento dos trabalhos de 2014 e assumido na Assembléia de avaliação e planejamento paroquial das atividades pastorais para 2015 em Orleans. 
Cada comunidade da Paróquia Santa Otília tem o comprometimento com quatro inscrições por comunidade e duas por pastorais ou movimentos da paróquia. Cada núcleo terá 10 encontros ao longo das atividades com encerramento previsto para o início do mês de outubro com celebração e confraternização unindo os participantes e monitores de toda a formação. 
Ser Igreja é participar, pois quem conhece serve melhor ao povo de Deus na pessoa de Jesus Cristo.
 
 
 
Parabéns!
Rua de acesso ao João Paulo II, pronta significa qualidade de vida aos moradores do Conjunto Habitacional em Orleans. Aos poucos seus moradores organizam-se e mudam ‘certos enxergamentos desrespeitosos ou interesseiros’ sobre o povo que nele mora e trabalha pelo município.
 
 
 
Outro lado
Enquanto o boeiro seguir entupido, esta será sempre a realidade da estrada nas proximidades do acesso ao Conjunto Habitacional João Paulo II, Barra do Rio Novo, terra do presidente da Câmara de Orleans e nome do PSDB para o executivo orleanense em 2016. Só em 2016?
 
 
 
Nossas lideranças
Dom Onécimo Alberton, filho de Orleans e Bispo de Rio do Sul, o novo secretário do Regional Sul IV da CNBB. Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão, Presidente. Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma, vice presidente do Regional. Tubarão, Criciúma e Rio do Sul, na direção do órgão representativo junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
 
 
Na rua
Brigas internas na prefeitura estão saindo para as ruas. Desentendimentos internos ‘são freqüentes’. Deputado José Nei Ascari disse à 106 FM ‘que o diálogo é a solução para apaziguar os ânimos e caso o partido pleiteie êxito em 2016. PSD tem a força de Dr. Arcângelo Librelato que quer chegar ao executivo, mas o prefeito Dr. Marco está na briga pela indicação a disputa numa reeleição por Orleans.
 
 
 
Adesivos
Você lembra dos adesivos 2012 em Orleans? E depois chegou forte o PDT-12. Agora é o RenoVação nos adesivos em carros de Orleans. Comenta-se que o RenoVação é o partido para onde migrarão: Gelson Padilha, Dr. Marco, Jacinto Redivo, Dija Pavei, Valter Orben e outras lideranças políticas de Orleans. É guardar e conferir.
 
 
 
‘Apostas’
Mário Coan, Prefeito e Antonio Dias André, vice. Aposta dos bastidores para uma eventual eleição indireta que pode vir a ocorrer em Orleans nos próximos meses. Se isso ocorrer, Dr. Marco será o prefeito a deixar o paço municipal em duas vezes na história de Orleans pelas vias judiciais. Chega com o voto do povo e sai pelo voto da Câmara.
 
 
 
Escoteiros em Ação
Programa Jogo Aberto 106 FM deu uma força para a ação do Escoteiros Encostas da Serra na ação pelos desabrigados de Xanxerê e região, sábado 25/4 na Praça Celso Ramos. Escoteiros estão de parabéns! E neste sábado 2/5, o programa tradicional das 10hs, vai ao ar às 8hs direto da comunidade de Barracão que realiza o II Encontro da Família Baggio. O programa é da FM Luz e Vida, apenas somos funcionário da empresa a serviço da população.
 

—————

Voltar