01maio15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

30/04/2015 10:38
Hidratação no inverno
Friosinho... e é justamente nessa estação que diminui a sensação de sede. Mas como sabemos a água é fundamental para o funcionamento do organismo, e sua ausência pode desencadear a desidratação, principalmente se consideramos os problemas respiratórios ocasionados nessa época.
Mas se a sede não vem, como se hidratar? Recomenda-se ingerir 35 a 40 ml líquidos por kg de peso, e dessa recomendação a água tem que se fazer presente no mínimo de 6 a 8 copos ao dia, e para suprir essa necessidade diária pode-se complementar com chás, frutas aquecidas e sopas. A dica é não apelar para as preparações gordurosas, e preconizar as sopas e caldos a base de legumes e vegetais. E no caso dos chás, todo cuidado é preciso, não passar de três xícaras ao longo do dia, e não misturar várias ervas numa mesma infusão, pois, uma pode tirar o efeito da outra e até mesmo ser tóxica ao organismo. Chás frutados, diuréticos e digestivos são uma boa opção, para garantir conforto e hidratação nos dias frios. 
Vale lembrar que gestantes devem evitar alguns tipos de chás, pois, por aumentar a contração uterina pode ter efeito abortivo, nesse recaso a melhor recomendação é o chá a base de frutas.
 
 
Diferentes tipos de chás:
Chás frutados: Maçã com canela, morango, maracujá, abacaxi e casca de laranja.
Chás digestivos: Hortelã, camomila, gengibre e erva cidreira.
Chás diuréticos: Cavalinha, hibisco, carqueja e chá verde e chá branco.
 

—————

Voltar