01out11 - Tubarão: Oficinas vai ganhar duas clínicas de saúde

30/09/2011 21:00

 

Os moradores do bairro Oficinas contarão em breve, com dois postos da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os detalhes da instalação das novas clínicas foram apresentados na noite de quinta-feira (29), à comunidade, em reunião que contou com participação do prefeito interino, Pepê Collaço, secretário de Saúde, Roger Augusto, gerente de Saúde, Beth Xuxa, padre Edinei e representantes das Pastorais Sociais da paróquia de Oficinas.
As unidades começam a funcionar no próximo dia 17 de outubro e serão instaladas no Sindicato Rural e na sede da Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social (Adra). A previsão é de que cada unidade atenda cerca de mil famílias.
O prefeito em exercício salientou que as duas clínicas serão instaladas provisoriamente nestes locais. “O ideal é que pudéssemos construir sedes novas, mas isso ainda não é possível. Somos sabedores da necessidade dos moradores e essa medida é a mais rápida que podemos tomar para atender a demanda, até que uma unidade seja construída neste bairro”, ressaltou.
A melhoria da infraestrutura das duas áreas já está acontecendo e os móveis e materiais de expediente também já foram adquiridos. “Já contratamos os médicos e vamos remanejar algumas equipes para atuar no local”, comentou o secretário de Saúde, Roger Augusto.
A prefeitura analisa proposta de instalação de uma unidade do ESF ao lado do ginásio de Esportes Salgadão.
 
Pastorais Sociais da Paróquia de Oficinas conquistam Unidade de Saúde/PSF
 
A saúde da população é um direito garantido na Constituição Brasileira: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. (Art. 2º). É dever de todos e principalmente dos estados e municípios garantir políticas públicas comprometidas com esta questão. 
O bairro de Oficinas/Tubarão carece de atendimento básico na área da saúde.  Segundo a irmã Catarina De Fáveri,  membra da equipe de coordenação das pastorais sociais da paróquia de Oficinas, atualmente no bairro existem  43  (quarenta e três) pessoas acamadas, 893 (oitocentos e noventa e três) hipertensos, 387 (trezentos e oitenta e sete) diabéticos e 1.199 (mil cento e noventa e nove) idosos, que necessitam regularmente de acompanhamento médico, odontológico, fisioterapêutico, psicológico, dentre outros.
“Os doentes e outras pessoas desta comunidade que necessitam de atendimento médico deslocam-se para a Policlínica e Clínica do Becker, sendo que na maioria das vezes retornam para casa sem atendimento algum, pelo fato de não pertencerem à área de abrangência do bairro, estabelecido pela Policlínica. Existe ainda a dificuldade de deslocamento devido às condições físicas e econômicas dos doentes e idosos, além da distância e da região acidentada onde fica localizado o posto médico do Morro do Becker”, ressalta irmã Catarina.
 
Visão do Padre
Para o administrador paroquial de Oficinas, padre Edinei Ouriques da Silva valeu a pena lutar por essa conquista. “Conscientes dos nossos direitos há três anos as Pastorais Sociais da Paróquia de Oficinas vem se reunindo, buscando, uma Unidade de Saúde/ PSF (Programa Saúde da Família), com equipe multiprofissional qualificada. A comunidade do bairro Tomé, também apresenta a mesma dificuldade e ambas se uniram. Após muitas reuniões e promessas, não cumpridas, foi decidido dar visibilidade a esta necessidade através de um abaixo–assinado que ainda está circulando na comunidade. Houve adesão em massa e até o presente momento já conta com mais de três mil assinaturas” adianta o sacerdote. 
Além do apoio de toda a comunidade, com abaixo-assinado e reuniões mensais, existe uma equipe que se reúne semanalmente para discutir, buscando caminhos para solução imediata do problema e após diversas reuniões, na última quinta-feira (29), houve uma reunião com autoridades municipais, no qual foi prometido que sereia instalado um PSF em cada bairro até o dia 17 deste mês. “Esperamos ver concretizado esta solução. Nós continuamos firmes para que seja instalada uma unidade de saúde com sede própria e permanente no bairro” asseverou padre Edinei. 
 
Agradecimento
O Padre Edinei, a Irmã Catarina e demais lideranças agradecem penhoradamente todo o empenho e coragem das pessoas do bairro oficinas que lutaram pela nobre causa. 
 
 

—————

Voltar