02jun12 - ETCT VISITA LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA DA UNISUL

01/06/2012 20:08

 

Durante o Ensino Médio as matérias são muito mais específicas tanto para aumentar o conhecimento dos alunos como para que decidam qual área seguir, qual faculdade escolher. Para facilitar ambos os processos, a professora Suelen de Biologia instigou a curiosidade dos educandos, bem como fez florescer a ideia dos futuros veterinários, agrônomos, biólogos, etc, levando-os no Laboratório de Zoologia da UNISUL em Tubarão. 
No local o estagiário/monitor João Luiz Rosa da Silva ministrou uma aula expositiva sobre todos os filos animais: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Para tanto, foram mostradas espécies de vida livre e causadoras de doenças. Os alunos puderam analisar:
* Água-viva (comentou-se sobre as queimaduras)
* Lombrigas e tênias (que causam as doenças ascaridíase e teníase, respectivamente, que são muito comuns no mundo todo)
* Besouros (alguns são pestes de plantações, pois sugam a seiva das plantas, diminuindo a produção)
* Aranhas e escorpiões (causam de alergias a necroses na pele)
* Polvos e lulas (muito utilizados na alimentação)
* Entre os cordados: tubarão-martelo, arraia, tilápia, cavalo-marinho, sapo, rã, perereca, jacaré, golfinho e rato.
* Esponjas, corais, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, caramujos, cigarras, grilos, gafanhotos, louva-deus, percevejos, borboletas, libélulas, lesmas, piolho-de-cobra, lacraia, etc.
 
Na tarde do dia 29 de maio, os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT) visitaram o Laboratório de Zoologia da UNISUL. 
 

—————

Voltar