02nov13 - Pessoas (por Gladys Helena)

31/10/2013 11:54
Na bronca
Vereador Mário Coan do PSDB de Orleans comentou na tribuna da câmara que durante a campanha eleitoral por várias vezes visitou eleitores no bairro Rio Pinheiros Baixo, e ficou decepcionado com o resultado das urnas: “Foi a única urna que eu não recebi voto, mas fiz muitas visitas lá, talvez não agradei eles”.
 
 
 
Excitação  
Mesmo com menos de um ano de mandato, Matusa do PT tubaronense já está pensando em disputar as próximas eleições para deputado estadual. Será que Matusalém fará falta na Casa do Povo? E o baixo clero do PT apoiará o companheiro? 
 
 
 
No Palácio
A partir de sexta-feira que vem (08) Tubarão terá seu governador de estado, o deputado Joares Ponticelli. Raimundo Colombo viajará para China e o vice, Eduardo Moreira para a Inglaterra e Austrália, deixando a cadeira do Palácio para Joares no período de 08 à 27 de novembro. Ponticelli (PP) será o primeiro político tubaronense a comandar o governo estadual nos últimos cinquenta e três anos. O último tubaronense a governar Santa Catarina foi Heriberto Hülse, em 1956. Raimundo e Eduardo vem e Joares vai ao encontro do Papa Francisco.
 
 
 
O papa é pop
Devido a interinidade do cargo, Ponticelli resolveu adiar a audiência com o Papa Francisco, antes confirmada para o dia 20/11, às 10 horas. O governador interino  transferiu o embarque para Roma do dia 14/11 para 18/11.  
 
 
 
Desgaste
O zum zum zum é grande nos bastidores da oligarquia sobre o desempenho ruim da prefeitura de Orleans na pasta da Assistência Social. Osvaldo Cruzetta, o Vá ratificou na câmara que tem conhecimento que algumas famílias de Orleans têm procurado o Social e que não são atendidas. Olha... a prefeitura de Orleans já está no tempo de colher e não mais no de lançar a semente. Fica a dica. 
 
 
 
Morte das Capivaras
Vereador Elton Aguiar Ramos (PDT), o Eltinho denuncia na tribuna capivariense que várias capivaras têm sido encontradas mortas, por atropelamento, no trecho entre a ponte localizada no Km 329 e Champagne Motel. Algo tem que ser feito urgente.
 
 
 
E nós?
Bispo de Criciúma já anunciou as transferências no clero para 2014. Dentre as novidades o Pároco de Lauro Müller, padre José Aires será substituído pelo padre Valmor Boeger.   Dom Jacinto Inacio Flach fez o anunciou oficial na manhã de quarta-feira (30). E o bispo de Tubarão, Dom João Francisco Salm, fará quando a divulgação das transferências e nomeações do clero para o ano de 2014? Parece que a reunião do Conselho de Presbíteros já foi feita e os nomes estão guardados a sete chaves por enquanto. A cada ano é comum que a Igreja diocesana realize transferências entre o clero, a fim de suprir as necessidades pastorais pertinentes à realidade de cada paróquia.
 
 
 
Sentença Favorável
O presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Farinheira (PT) já divulgou os nomes que irão compor a mesa diretora da Casa nos próximos anos. Edison Cardoso Duarte, Ismael Martins e Jean Correa Rodrigues serão os próximos presidentes. Edison em 2014, Ismael Martins em 2015 e o Jean Correa Rodrigues em 2016. Farinheira já fez o comunicado na ultima sessão da câmara, na terça-feira (29) em virtude da sentença favorável no mandado de segurança que pretendia anular as eleições. Louros para a Assessora Jurídica, Drª Tatiana Koepsel que realizou um excelente trabalho na defesa do processo.
 
 
 
Pé na Porta
A coisa está péssima para o prefeito de Pescaria Brava, Antônio Honorato (PSDB). Além da renúncia do vice-prefeito, o líder do Governo na Câmara, Márcio da Casan (PSDB) também deixou a função.
 
 
 
Salmão
Com o ganho de renda da classe C, o salmão passou a ser mais consumido no país. Em 2008 compramos do Chile, o maior fornecedor deste peixe para o Brasil, 38,2 mil toneladas. No ano passado foram 67,6 mil toneladas, aumento de quase 80% em quatro anos. Nos supermercados, o quilo do salmão gira em torno de R$ 30. E olha que ele assado com molho de mostarda é uma delícia.
 
 
 
Despojado
Vereador Kleber Kek segue folclórico. Além de quase entrar em vias de fato com o presidente Roberto Alves, seu desafeto, embora companheiro de partido, agora aponta sua metralhadora para o secretário de Sáude, Felipe Remor. Além das “
inimizades”, o pessoal já tem olhado meio torto para Kek, quando num evento todos estão de gravata e ele sempre está de  "camisa de manga".
 
 
 
Cursos gratuitos
O Senac em Tubarão está com inscrições abertas através do Programa Senac de Gratuidade, para os cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Atendente de Nutrição e Recepcionista. Os cursos acontecem no período noturno e são disponibilizadas 35 vagas em cada um. Para participar, o aluno deve estar cursando ensino médio ou possuir ensino médio completo e ter idade mínima de 16 anos. Também, a renda familiar não deve ultrapassar dois salários mínimos percapta. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 08, pelo site www.sc.senac.br/psg. Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo material didático. Maiores informações no 3632.2428 ou no tubarao@sc.senac.br.
 
 
 
Pano para manga
CEI das Águas ainda promete em Capivari de Baixo. Vereador  Ismael Martins do PP quer que seja concedido mais prazo para o início dos trabalhos da referida comissão. 
 
 
 
Amurel
O diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann entregou esta semana ao secretário Estêner Soratto Júnior, da SDR de Tubarão, uma proposta de convênio para captação de recursos para elaboração dos planos de resíduos sólidos, que contempla todos os municípios associados à entidade, menos Gravatal, que já possui seu plano em andamento. O Plano Intermunicipal já está previsto no estudo de regionalização feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável – SDS. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR de Tubarão. 
 
 
 
André Boger 
Revelado na equipe de colaboradores do deputado Joares Ponticelli e com serviços prestados ao Partldo Progressista da Amurel?, o advogado André Boger? assumiu ontem, dia 1ª de novembro, um novo desafio em sua carreira profissional. Estará ao lado do prefeito Jorge Leonardo Nesi? e do vice Alvaro Junior atuando como Secretário de Administração do Município de Gravatal.
"Trata-se de uma excelente escolha e um reconhecimento ao talento deste jovem e leal amigo que conheci através do Laercio Menegaz Junior, um dos responsáveis pela sua ascensão política. Parabéns Nardo pela escolha e ao André nossos votos de boa sorte e sucesso na empreitada", disse o presidente da Assembleia Legislativa.
 

—————

Voltar