03dez11 - Cricri (por Salmon Flores)

02/12/2011 18:57

 

Vôo rasante
Pois tem uma cidade aqui na região, que mais parece Sucupira (tipo aquela da novela global). Cheia de personagens interessantes e politiqueiros. E os comentários nos senadinhos da cidade dão conta que tem certo vice-prefeito e presidente de uma instituição (aquele que foi a rádio e disse que tem 4 milhões de reais para gastar) portanto, detentor de alto poder econômico, e que tem dado vôos rasantes com sua aeronave (avião de rosca) sobre a localidade, num misto de ostentação e mostra de prepotência, mas também de inteligência porque consegue enganar e iludir o povo, juntamente com seus asseclas, a cada eleição. E não são apenas vôos rasantes de aeronaves que ocorre ali. De políticos e politiqueiros também. Acham-se! E a população ainda não acordou.
 
Do bem
O vereador de Orleans, João Tezza Francisco, o "Dão", foi à tribuna na sessão da última segunda-feira e disse que naquela noite iria falar do bem. Informou que foi almoçar no restaurante da Irânea com o novo integrante do PSD, deputado Jorge Boeira e que veio das fileiras do PT. Falou que a iniciativa partiu do deputado José Nei Ascari e que contou com a presença do Dr. Marco Cascaes, político e pessoa que admira muito. Os tempos mudam (!?). Perguntar não ofende: Onde é que tu estavas quando Padilha e Marco foram cassados? No muro? Acaso em outras sessões ele fala só do mal?
 
Na parede
Usando da prerrogativa de vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Orleans, Mário Coan, comandou nesta terça-feira audiência pública para discutir a Lei Orçamentária juntamente com a comunidade e, de certa forma, achou um meio de colocar o prefeito Tinto contra a parede. Coan diz que promessas políticas feitas às comunidades, em campanha eleitoral e que foram incluídas no orçamento do ano passado. O tucano diz que houve arrecadação suficiente para que as obras fossem executadas e só não aconteceram porque o governo municipal não quis fazer. Na audiência pública deu de ver que as promessas foram muitas e cumprido muito... pouco!
 
Laguna
Moradores da região de Ilhas, em Laguna, prometem paralisar as atividades da balsa que faz a travessia ligando o centro da cidade à estrada do Farol de Santa Marta (SC100), neste sábado (3), a partir das 13 horas e sem horário previsto para a liberação. Os movimentos organizados e a população da ilha resolveram em reunião realizada na
última terça-feira (29) promover a paralisação. Reivindicam um desconto na travessia para os moradores da Ilha, pois consideram injustos os valores que são cobrados. 
 
Paulo calado!
Ao que parece, ficou tudo acertado entre o prefeito Jacinto Redivo, o “Tinto” (PSD) e o secretário de Saúde, Paulo Conti (PP).  A partir de dezembro, a barca da Saúde terá a presença na gestão da secretária adjunta Michelle Tessmann Librelato.  Sediciosa foi a entrevista à FM Luz e Vida. Nela, Paulo agradeceu o convite de Tinto/Lussa para dirigir a Saúde, bem como o empenho dos servidores e a compreensão popular na busca por serviços em sua gestão. Não explicou postagem do blog do Ednilson Perdoná, no dia 26 de novembro, onde ele, Paulo Conti disse ter sido informado de seu desligamento da pasta e que esperava ter uma conversa com o prefeito. Não teria “gostado” da forma como foi informado do  desligamento. Depois da conversa, “Gostiou”?
 
Transporte público (1)
O projeto de lei que regulamenta o transporte público em Tubarão foi aprovado e agora deve seguir para a sanção do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB). Mas a concessão para os serviços de ônibus só deverá ser lançada no próximo ano. O secretário de Gestão, Estener Soratto Junior informa que o edital da licitação está quase pronto, mas
resolveram deixar para o próximo ano para que a assessoria jurídica tenha tempo de fazer a análise do documento com calma. E por se tratar de uma concessão, o edital da licitação deve ser enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para eles deem o aval.
 
Transporte público (2)
O projeto de lei foi discutido em uma audiência pública realizado na semana passada. A nova concessão terá validade de 20 anos, prorrogáveis por mais 10 anos. Entre as inovações previstas para o planejamento do serviço de transporte está a bilhetagem eletrônica, integração do sistema (que possibilitará a transferência de uma linha para outra em pontos determinados – o que deverá ser feito de forma gradual) e a implantação de um serviço de atendimento que possibilitará ao usuário obter informações em tempo real sobre os ônibus que passarão naquele ponto específico e em quanto tempo. A última concessão foi realizada em 1982 e, naquela época, o contrato tinha validade de cinco anos e foi renovado várias vezes. Em 2008, após uma série de denúncias envolvendo desde atrasos constantes a cancelamentos de linhas e a falta de abrigos de passageiros, o Ministério Público e a prefeitura assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar a situação e realizar uma nova
concessão.
 
Cortesia com Chapéu alheio
Como a própria presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Suzelei Brighenti Padilha, a “Lela” (PSDB) já havia se manifestado na semana passada, não deu outra. O prefeito Tinto assumiu ser o pai da criança com relação à questão das escrituras dos imóveis do Conjunto Residencial João de Barro onde as famílias aguardavam por este benefício há 26 anos.  Mas, na verdade, se for buscar o DNA é visível que a luta maior para que o benefício fosse conquistado foi de Lela, que não mediu esforços para realizar o sonho das 143 famílias que moram na COHAB.  O prefeito se aproveitou da situação e foi fazer média com os moradores e posou para a foto, já pensando nas eleições do próximo ano. Mas, todos sabem quem foi que mais lutou para a realização do sonho dessas famílias. O tiro deve sair pela culatra. A COHAB João de Barro foi feita na gestão do ex-prefeito Luiz Crocetta (em memória) em meados dos anos 80. Na época, o terreno foi desapropriado pelo município e o pagamento do precatório, superior a R$ 1 milhão, foi feito no fim do ano passado. Diante disso, o juiz de Orleans, Paulo da Silva Filho, autorizou que o terreno fosse escriturado em nome do município  para repassar aos moradores, diante das insistentes articulações da presidente do Legislativo orleanense.
 
Agora vai?
Sem nenhuma estrela desde que o ex-prefeito e ex-deputado Genésio Goulart, o “GG”, decidiu largar a política, o PMDB vem sobrevivendo em conflitos internos. Isso tem prejudicado o partido. Parece que, depois da convenção realizada no fim de semana passada e que elegeu Dalton Bardini como novo presidente da sigla em Tubarão, o
trem pode voltar aos trilhos. Para a prefeitura, o nome mais cotado é o do deputado federal Edinho Bez. Ele que sempre sonhou em ser Senador e não vislumbrava essa conquista à curto prazo, quer se satisfazer com a prefeitura da Cidade Azul. Para o PMDB de Tubarão, ele é a bola da vez.
 
Escassez de água
Recebemos e-mail de um leitor de Capivari de Baixo que pede que façamos uma matéria investigativa do por que da escassez de água no município. Conta que foi morador do bairro Santa Lúcia e nunca teve nenhum problema desse gênero. Depois dos 3 anos que morou no interior de Gravatal e retornou para a sua nova casa no bairro Três de Maio, em fevereiro, vem tendo em média de 3 a 4 faltas de água por semana.
Tentou contato com o plantão da Águas de Capivari, através de telefone e, depois de várias tentativas, foi informado que a falta de água iria se estender até por volta das 24 horas devido à queima de uma bomba. Pergunta que não quer me fazer calar: Será que o povo de Capivari esta dependendo de uma simples bomba para poder ter água potável em sua residência? Procurados pela reportagem, ninguém da Águas de Capivari
quis comentar a situação. Assim não dá.
 
 (In) transparência
Não sei por que motivos a Câmara Municipal de Laguna não oferece condições aos munícipes em acompanhar o que acontece nas sessões do Legislativo pela internet. Gastaram recursos públicos para a instalação de câmeras no plenário, para suposta transparência dos atos e andamento das sessões, mas poucas pessoas tem acesso a essa
ferramenta. Tudo porque, é necessário se cadastrar e outra série de dor de cabeça aos usuários da internet para ter acesso. Seria interessante se o presidente daquela Casa Legislativa, Everaldo dos Santos, visse de perto o que está acontecendo. A não ser que exista o interesse de que apenas algumas pessoas saibam o que rola durante as sessões. Precisamos de transparência. 
 
Campeão invicto do Municipal de Futsal de Urussanga. Foram  nove jogos, sete vitórias  e dois empates. Na Final realizada no ultimo dia 25,  C.A. De Villa 4 x 3 Construtora Folchini. Parabéns aos atletas e ao amigo Sandro De Piere que segurou quase todas. 
 
Professor Mauricio da Silva
Após de receber do governo de Santa Catarina a condecoração máxima do servidor público estadual, Medalha e Diploma do Mérito Funcional Alice Guilhom Gonzaga Petrelli; da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a Medalha Cruz e Souza; do Consulado do Senegal em Curitiba, Diploma de Honra ao Mérito; de instituições locais, por diversas vezes, os Troféus “Nossa Folha”, “Tubanharô” e “Anita Garibaldi”, o professor Maurício da Silva, convida para a solenidade, onde receberá da Câmara de Vereadores de Tubarão, o Titulo de Cidadão Tubaronense. O evento ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 19h, na Sala de eventos Santo Anjo (antigo Clube 29).
 

—————

Voltar