03maio14 - Comunidade (por Munir Soares)

02/05/2014 10:40
YES NOS TEMOS BANANA
Há quem afirme que a fruta do Paraíso Bíblico, era a banana. Carmem Miranda conquistou o mundo, com seu turbante embananado. Braguinha já dizia que a Chiquita Bacana se veste com uma casca de banana nanica. A dieta alimentar dos macacos é rica em bananas. Nos campos esportivos, torcedores homofóbicos transformaram a banana, em instrumento racista. As vítimas são os atletas negros. Daniel Alves, jogador do Barcelona, está na Espanha desde 2002, e conquistou a cidadania espanhola. Semana passada o atleta recebeu uma bananada, em pleno jogo do Barcelona. Tranquilo, descascou o abacaxi, isto é, a banana, e comeu-a. Um gol de raça!
Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Tudo preparado para que Hitler provasse ao mundo a superioridade de raça ariana, nos esportes. O negro Jesse Owens lhe fez “uma banana,” e conquistou 4 medalhas de ouro no atletismo. Desabafo do atleta: Hitler não apertou minha mão, e nem o presidente Franklin D. Roosevelt me convidou para almoçar na Casa Branca.
 
 
 
SERIA ESTE O SEU BISAVÔ?
Ruben Ulysséa, professor, historiador, escritor, jornalista, tradutor, lagunense. Falecido. Naquela aula de história, professor Ruben falava sobre a origem dos seres humanos. Com base na teoria de Charles Darwin, humanos e macacos tiveram um ancestral comum. Macacos seriam mesmo nossos parentes. O confronto entre ciência e religião acirrou o ânimo dos alunos.
___ Professor, a Bíblia diz que Deus criou o céu e a terra, e o homem foi criado a sua imagem e semelhança. O senhor estaria chamando Deus de macaco?
___ Imaginem o Jardim do Éden, ao invés de Adão e Eva teríamos a macaca Chita, oferecendo banana ao King Kong... 
A sineta interrompeu a discussão, que continuou em casa, no seio de famílias religiosas e conservadoras. 
Na aula de história da semana seguinte, professor Ruben estranhou o comportamento dos alunos. Quietos demais. Fez a chamada, e ao dirigir-se ao quadro negro, a surpresa. Alguém desenhara um macaco, e colocara a legenda:
- Professor Ruben, este seria o retrato de seu bisavô??? 
Prezado radialista Batista Cruz, assim é a história que eu ouvi contar...
 
 
 
IMPOSTO “INTER-VIVOS” E “INTER-MORTOS”
Os governos elaboram suas peças orçamentárias. Programam suas obras monumentais e, às vezes, faraônicas. Todas financiadas pelo dinheiro dos impostos de todos nós. Insaciável é o apetite tributário dos nossos governantes. Tudo começa com o IPTU. Este ano o prefeito Everaldo dos Santos cortou o benefício concedido aos moradores do centro da cidade, proprietários de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico. Já tivemos outro chefe do poder executivo que, na ânsia de cobrar tributos em atraso, contratou um advogado com a única finalidade de recuperar os débitos atrasados. O pagamento poderia ser financiado, desde que pagassem 10% do valor da dívida, à vista, e diretamente, na conta do tal doutor tributarista. Começava a caça aos inadimplentes, onde quer que eles estivessem.
A noite aproxima-se. Um serventuário zeloso cumpre à risca as orientações recebidas: notificar o devedor, não importa onde ele resida. O mensageiro penetra na cidade dos “pés juntos”. Respeitando o silêncio do lugar, caminha na ponta dos pés. Na terceira fila do cemitério de baixo, diante do túmulo de número 1.042, sob a lápide, ele coloca a intimação. Antes da meia noite, ao retornar para a tumba e ler a notificação, a Alma fica com o espírito exaltado. Cobrando IPTU até de quem já reside na última morada? Nem no cemitério os cobradores de impostos nos deixam “descansar em paz”? Sacou sua Remington e escreveu, em latim (que também é uma língua morta): Prezado senhor Administrador deste Campo Santo. Mesmo sabendo que o mundo é dos vivos, nossa comunidade não concorda com a instituição desse imposto “inter-mortos” criado pela tal “terceirização de cobrança de imposto em atraso. É de matar defunto...
Fui intimado a pagar a comissão de 10%, na próxima sexta-feira, dia 13 quando deverei baixar numa encruzilhada, e ali deixar o dinheirinho. O homem está a fim de assombrar a todos os defuntos devedores de IPTU. Saldarei minha dívida póstuma mas, como diria o vampiro do Chico Anísio, minha vingança será maligna. Assinado: Alma inadimplente. Semanas após o “despacho” tributário, o Ministério Público considerou a tal cobrança de dez por cento, ilegal. O causídico desalmado, condenado a devolver o dinheiro, deixou a cidade.
 
 
 
O ARCO-ÍRIS MUNICIPAL - ACESSO NORTE
___ Reunião na localidade de Barbacena. Acendeu a luz Vermelha.
___ Não estava tudo Azul?
___ Parecia, mas na hora de dar o sinal Verde, alguns políticos teriam Amarelado. Vereador-secretário Orlando Rodrigues que, dizem, teria aquilo Roxo, foi enfático: quando era para se colocar o Preto no Branco, preferiram “Marronzinho”.
 
 
 
POLÍTICA - “VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR”
PRÉ-CONVENÇÃO DO PMDB – Maioria decide continuar na aliança que apoia o governo de Raimundo Colombo. LHS adverte: PP e Amin deverão ficar de fora. Presidente do PSD de Colombo diz que o PP fica. Ponticelli seria o candidato ao Senado. LHS discorda. Vaga poderia ser oferecida ao PT. Parece que Senador virou moeda de troca. Governador deve assumir comando político. Terá 60 dias para costurar coligações, inclusive, com o PP. O PMDB vai ter que engolir a presença de Amin no mesmo palanque? Depois que Lula abraçou Paulo Maluf, tudo é possível.
___ Se o PT apoiar Colombo, em Laguna, poderemos ter Célio Antônio e Everaldo dos Santos, no mesmo comício, dando aquele abraço. Quem viver verá.
 
 
 
NA SANTA TERRINHA...
COMENTA-SE, que o vereador Vilsinho (PSDB) é candidato à presidência da Câmara e Waldomiro (Macho) PMDB estaria de olho no comando da 19ª SDR. Padrinhos poderosos. Ou seria madrinha?
 
 
 
MERCADO PÚBLICO
Pelas fotos colocadas no tapume da obra, o projeto do novo mercado é muito bonito. Que assim seja! A obra de restauração deve durar mais de dois anos. Nesse período a população não poderia contar com o retorno das tradicionais bancas de pescado, diante das docas? Com o fechamento do prédio as peixarias ficaram espalhadas pelos quatro cantos da cidade.
 
 
 
ACESSO A CIDADE NOVA 
O bairro Mar-Grosso é uma nova cidade, com seus prédios cada vez mais imponentes. Já começa a ter vida própria, inclusive no inverno. Seus moradores, maioria proprietários de imóveis, contribuem significativamente para o progresso do município. Justo é que exijam uma contrapartida, como por exemplo, o término do asfaltamento do acesso, pelo morro.
 

—————

Voltar