03mar12 - Pessoas (por Gladys Helena)

02/03/2012 16:28

 

Máscara
Caminhar na Av. Marcolino Martins Cabral em Tubarão, à noite, implica muito cuidado com os ciclistas que vivem fazendo malabarismo em cima das calçadas e, além disso, o uso obrigatório de máscara contra o festival de fumaça advinda dos churrascos de gato e das muitas barraquinhas de cachorro quente ao longo da via.
 
Estelionato?
Tente vender alguma coisa e não receba para você ver o quanto é bom. Diz o Art. 171 – “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa”. Vereador Mário Coan de Orleans questionou na sessão da câmara se o Dr. Arcângelo Librelato realmente pagou pela compra de duas salas na Fundação Santa Otília. Segundo Coan a filha do José Zanini, médica também, já apresentou o recibo de compra da sala. Com a palavra o Dr. Arcângelo, com os devidos comprovantes é óbvio. 
 
Coelhinho
Os supermercados de Tubarão já começaram a exibir em seus corredores ovos de chocolate, em diversos tamanhos, sabores e preços. É de espantar a grande variedade e preços. Aos pais, cabe a tarefa de moderar o consumo dos pequenos. Chocolate é bom, mas o excesso pode causar problemas de saúde. Além do que, Páscoa tem que ser lembrada pela Ressurreição de Cristo e não pela comilança desenfreada.
 
Isso é Brasil
No Brasil, o Corolla XEI 2.0 custa R$ 75 mil. É o maior preço do mundo. Nos EUA, por exemplo, custa R$ 32 mil. São os tributos que encarecem absurdamente o valor do veículo. Enquanto no Brasil a percentagem de tributos na composição do valor é de 42%, nos EUA é de 6,1%. Depois do Brasil, quem cobra a maior percentagem de tributos sobre o Corolla é a África do Sul, 26%. Lá, o carro custa R$ 58 mil.
 
 Neca bonzinho
Vereador Neca Furlan bonzinho, bonzinho parabenizou o Lussa por ter se exposto na sessão da câmara. Lussa enfrentou de peito aberto os vereadores. Será que o Tinto faria o mesmo? Perguntar não ofende. 
 
Roubo na internet
Meus 3 ou 4 leitores sabem que as empresas que disponibilizam a internet “banda larga” estão obrigadas a fornecer somente 10% do que você contrata? Não acredita? É isso mesmo! Você contrata 10 megas, elas te “entregam” apenas 1 mega. Isso quando entrega... Tudo abençoado pela Anatel. Agora meus poucos leitores já pararam para pensar a brecha que isso pode dar no país? Tipo... Os açougueiros... Você vai lá pede um quilo de picanha e ele só te entrega 100 gramas. Um quilo de lingüiça e vem apenas um “gominho”. Ou... Você faz um contrato com o nosso jornal por 1 mês, e nós só publicamos 2 anúncios seus... Hum... isso é coisa de político... Sim... Por exemplo, em época de campanha, ele promete embelezar a cidade em 100%, no fim do mandato consegue fazer apenas 10% do prometido. É... político faz escola...
 
Willy
Fiquei espantada com a notícia de que as obras do nosso artista maior Willy Zumblick estão pedindo socorro por causa de goteiras. Pior seria se nem obras houvesse mais. A culpa é do tempo que destrói até mesmo uma coluna de mármore. Arrumar é preciso! Um acervo desse não pode ser esquecido.
 
Toma
Vereador Mário Coan estava “inspirado” na última sessão da câmara de Orleans. Em discurso no plenário, arrotou várias críticas contra o governo municipal. Dentre elas um questionamento importante: “Por que existindo tantos fornecedores na nossa cidade, que poderiam ajudar nesse movimento econômico do município, a maioria das vezes é comprada muita coisa de fora?”, perguntou o edil.  E bradou: “Eu queria então que o resumo de todos os fornecedores/fornecimentos de Orleans fosse trazido para essa Casa (por praças – com CNPJ – e de 2010/2011/2012). Porque os fornecedores de fora não deixam aqui a sua parte tributária, seria importante a gente discutir essas questões. Principalmente em uma prefeitura que movimenta mais R$ 40.000.000,00 por ano”, disse o vereador, coberto de razão.
 
Dia do Trabalhador
O presidente Carlos Zamparetti do SINTRAVES – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Tubarão e Região, já está se organizando para a 4ª edição do Dia do Trabalhador. Será uma tarde de distribuição de prêmios, além de 2 motos Bros 150 ESD e 30 bicicletas importadas. O evento será no dia 1º de maio a partir das 14h na Sorgitu. Na ocasião haverá ainda distribuição gratuita de picolé, cachorro quente, pipoca, refrigerante, além de castelo escorregador, piscina de bolinhas, cama elástica e outros entretenimentos. Além disso, de hora em hora haverá sorteio de um prêmio surpresa. O presidente Zamparetti tem feito um ótimo trabalho pelos sindicalizados, que em outras épocas viveram tempos difíceis, onde pouca coisa se conseguia para a categoria. Parabéns Zamparetti, pelo seu envolvimento nesse sindicato, onde o resultado é um único bem: melhoria para os trabalhadores filiados.
 
Mulher
Para homenagear o Dia Internacional da Mulher a coordenação dos Coroinhas e Acólitos de Fátima da igreja matriz de Humaitá fará realizar no próximo sábado, dia 10, no salão da igreja uma confraternização gratuita para as mães ou responsáveis pelos coroinhas/acólitos da igreja. Haverá uma mini-palestra sobre o tema e uma homenagem das crianças para o sexo feminino que estará em destaque no evento. É uma maneira de congregar as famílias daquelas crianças que durante todo o ano servem voluntariamente ao altar do Senhor.
 
Carnaval
Sinceramente sobre essa polêmica da aplicação dos recursos do carnaval em Tubarão, só tenho uma coisa para dizer: A realização do carnaval na rua daqui foi de uma “bestialidade” sem tamanho. Vão ser desorganizados assim na casa da “sogra”. Liga, escolas, prefeitura, governo está uma verdadeira “Torre de Babel”.  Todos falam línguas diferentes e ninguém se entende. Muito menos o povão. O conselheiro Valter Schmitz está mais que certo: “é preciso profissionalizar o Carnaval em Tubarão” e comprovar onde foram parar os recursos. Aguardemos pois os 180 dias prometidos para a entrega da prestação de contas. Se tem caroço neste angu, eu não sei, mas o Miguel Herdy ir de maca prestar constas na SDR é porque o assunto é grave, gravíssimo. Atitudes que podem até aparentar suspeição. Quando querem a grana é pra já. Para prestar contas, 180 dias. Esquenta!!!
 
CURA GAY
Vem confusão por aí. Deputados da bancada Evangélica no Congresso querem aprovar Decreto Legislativo dando aos Psicólogos poderes para a realização de sessões para curar a homossexualidade. As entidades que representam a categoria já se manifestaram contra.
 
Perdeu
E não é que Orleans perdeu para Nova Veneza em ritmo de crescimento na AMREC em 2010? Isso mesmo... Enquanto Nova Veneza teve um crescimento de 37,8%, Orleans ficou com os míseros 26,9%.  Bah! A coisa está mesmo feia por lá...
 
Humor partidário
O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, pode ser lançado como candidato a Prefeitura de São Paulo. Difícil é saber se a decisão é uma piada ou não passa de uma palhaçada política. O mesmo acontece em Capivari, quando falam no Expedito Michels para disputar a vaga de prefeito. Cada macaco no seu galho.
 
E-mail recebido:
“Prezada Sra. Gladys Helena, sou leitor do Jornal A Crítica, e lendo sua coluna, sobre o odor de xixi em Laguna, quero dizer que passei o Carnaval em Laguna, e adianto para a Sra. você tem toda a razão quanto ao mau cheiro, tenho certeza que faltou alguma coisa.
Poderiam colocar mais PIPIS MÓVEIS, dava perfeitamente para determinar todos os dias às 07 horas da manhã um caminhão pipa passar por toda a Av. Senador Galotti, lavando e limpando a rua. Att. - Antônio Carlos Cascaes Sandrini”
 
Se Um Dia Eu Me Cansar Da Vida
Senhor,
Se um dia eu estiver "cheio da vida", com vontade de sumir, de morrer, insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim;
Pergunta-me, se eu quero trocar a luz pelas trevas;
Pergunta-me, se eu quero trocar a mesa posta, pelos restos que tantos vem buscar no lixo;
Pergunta-me, se eu quero trocar meus pés por uma cadeira de rodas;
Pergunta-me, se eu quero trocar minha voz, pelos gestos;
Pergunta-me se eu quero trocar o mundo dos sons pelo silêncio dos que nada ouvem;
Pergunta-me, se eu quero trocar o jornal que leio e depois jogo no lixo, pela
miséria dos que vão buscá-lo para fazer dele seu cobertor;
Pergunta-me, se eu quero trocar minha saúde, pelas enfermidades de tanta gente;
Pergunta-me, até quando não reconhecerei as tuas bênçãos, a fim de fazer de minha vida um hino de louvor e gratidão e dizer, todos os dias, do fundo do meu coração:
OBRIGADO SENHOR POR MAIS UM DIA.
 

—————

Voltar