03out14 - Comunidade (por Munir Soares)

03/10/2014 10:31
O REI ROBERTO CARLOS
Com as eleições de 2012, a Câmara Municipal da Laguna foi renovada. Quase todos vereadores de primeira viagem. Só homens foram eleitos. É uma câmara de “Macho” ou o Clube do Bolinha? Na realidade, é a Jovem Guarda, sem Wanderléia, regida por Roberto Carlos. Detalhes – Roberto Carlos, vereador, presidente da Câmara e candidato à reeleição, reuniu sua banda “Roberto Carlos e seus Blues Caps”, pediu café da manhã, preparando estratégias para uma Festa de Arromba, programada para a tarde de sexta-feira, 26, no plenário da Casa do Povo.
Casa lotada. Começa o festival. Everaldo e seus Golden Boys (Moraes, Dudu, Kek, Vilsinho, Orlando e Andrey) versus Roberto Carlos e seus Blues Caps (Macho, Silva, Rogério, Patrick, Thiago e Siqueira). Festa animada com músicas dos anos 60/70. 
___ Prefeito, cantando Thiago (PMDB): “Você meu amigo de fé, meu irmão camarada...”
Thiago: “Você pensa que meu coração é de papel/não vá pensando pois não é /”
Kek - O terrível: “Debaixo dos caracóis de teus cabelos/uma história pra contar...”
Vilsinho: “ficou sentado à beira do caminho, vendo a banda passar”
Macho (PMDB) para Everaldo: “Se você quer brigar e acha que com isso estou sofrendo, se enganou. Pode vir quente que eu estou fervendo.../ 
Patrick, após consultar Lady Laura, chega à tribuna, cantarolando para o alcaide: “Esta é uma prova de fogo. Sei que você não é bobo/ porém seu reinado/ vai chegando ao fim”.
Dudu, Orlando e Andrey – o Trio Esperança: mesmo após a derrota teriam chegado em casa cantarolando: “Quero que você me aqueça nesse inverno e que tudo mais vá pro inferno.../” 
Moraes – candidato do prefeito: “__ Parei na contramão”. “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.../” 
Rogério (evangélico): “Eu vou subir a montanha e ficar/ bem mais perto de Deus e rezar/”
Vitória da banda do Roberto Carlos com a música: “Eu voltei/ agora pra ficar. Eu voltei/ porque aqui é o meu lugar”.
Silva bombeiro: __ Ele é o cara!
Foi, realmente, uma festa de arromba do presidente Roberto Carlos Alves, que continua dando de relho, no prefeito Everaldo dos Santos, nota Zero em matéria de articulação nos bastidores. Os três vereadores do seu partido, PMDB, fazem parte da chapa adversária, vencedora do pleito.
O prefeito é um leão domado. “Gosto muito de te ver leãozinho/caminhando sob o sol/ Gosto muito de você, leãozinho”. Tudo dominado!
 
 
 
QUATRO ANOS DE MANDATO 
Pela primeira vez na história política da Laguna, um vereador, com direito à reeleição, fica quatro anos na presidência da Casa do Povo. Mudanças no Regimento Interno permitem a possibilidade da reeleição. 
 
 
 
POBRE MOÇO
Ele talvez seja mais jovem do que aparenta. Caminha sem rumo pela cidade, dia e noite, sempre com uma garrafa de cachaça na mão. Talvez a internação em alguma clínica de recuperação, ainda, possa libertá-lo do vicio. Numa dessas noites de chuva, ele parou diante do meu portão. Meu cachorro latiu. Ele encostou a cabeça na grade e falou com meu cão:
___ Nero, a vida tá difícil. Muito difícil. Nero rosnou compreensivo.
O moço tomou um gole de pinga e seguiu adiante, cumprindo sua desdita. Pobre moço.
 
 
 
AUXÍLIO À CRECHE
Irmã Maria que aceita todo tipo de ajuda para sua creche da Barbacena, ficou surpresa quando o cidadão a procurou, oferecendo comida do aniversário do cachorro. O que iria fazer com ração canina?
___Irmã, todos os convidados levaram um quilo de alimento não perecível. Estou-lhe trazendo uma parte deles.
___ Até o ano que vem...
___ Até lá e longa vida ao seu cão.
 
 
 
E POR FALAR EM BARBACENA...
Prefeito inicia obra da estrada geral. Estudantes iniciam montagem de um parquinho infantil, na localidade. Prefeito Everaldo, em homenagem a sua candidata a deputado estadual, estaria pensando em construir na Barbacena, uma “DIRCELÂNDIA”?
 
 
 
MILAGRE
Eleição faz milagre mesmo, até os evangélicos apelam para os “Santinhos”...
 
 
 
RADIALISTA DE ALTA PATENTE
Na manhã de quarta-feira, 30, Batista Cruz já recuperado de sua crise de diabetes conversava com Souza Junior sobre a possibilidade da mudança da sede da Capitania, do centro histórico para o Porto. Esse papo de mudança gera preocupação. E, se o pessoal aproveitar a onda e transferir a Delegacia da Capitania para o Porto de Imbituba?
Para relaxar, conto mais um causo da terrinha:
Batista Cruz sempre gostou de participar das cerimônias na Capitania dos Portos, inclusive, gravando todos os pronunciamentos. Dizem que naquele dia, ele estava eufórico. Recebera convite especial do novo Comandante. Alguns heróis da Marinha seriam homenageados. Estava disposto a marcar presença e comparecer ao cerimonial, a caráter, uniformizado. Gariba, velho lobo do mar, ofereceu-lhe sua farda de Fuzileiro Naval. Batista levou o fardamento para casa. Sua esposa Carmem tratou de fazer os ajustamentos necessários. Nosso radialista estava empolgado com o seu retorno às forças navais. No quintal da sua residência, mantinha a forma, praticando Ordem Unida: esquerda/direita/meia-volta. Posição de sentido! Já Estava até batendo continência para os vizinhos.
Chegou ao pátio da Capitania quando todos já se preparavam para o hasteamento da bandeira. Sua entrada foi um sucesso, estava realmente charmoso naquele uniforme de Oficial. Parecia o conterrâneo Almirante Lamego em alguma festa na corte imperial.
___ Oficial? 
___ Ele não vinha com a farda de fuzileiro, do Gariba? 
___ Batista esnobou, trocou o traje de fuzileiro pelo uniforme do comandante Aragão, Oficial da Reserva.
Quem conhece o Batista, logo entendeu suas razões. Após o término da cerimônia seria servido um coquetel à base de frutos do mar, e todo mundo sabe, que o Batista é um bom garfo.
___ O que isto tem a ver com a troca de uniformes?
___ É que, segundo ele, junto às altas patentes o rango sempre é muito melhor.
O radialista Cruz adora deixar tudo em “pratos limpos”.
 
 
 
FUTEBOL E POLÍTICA
Para alguns, o jogo político termina neste domingo, outros terão direito à prorrogação. Houve muita baixaria, xingamentos, denúncias. Lances indignos de grandes estrelas. No futebol, “comer” a bola é jogar bem. Na política, comer “bola” é receber propina. No futebol levar uma bolada é ser atingido por um chute forte. Na política, levar bolada é corrupção. Muitos levaram a grana (uma bolada) do “Petrobrás Futebol Clube” e nem receberam cartão vermelho. O que deveria acabar? 
___ No futebol, as torcidas organizadas. Na política, as coligações partidárias.
Perguntinha de boca de urna: Eleitor que só vota em branco é “Omofóbico”?
Hora da decisão
___ Quem vai para a marca do pênalti? Marina ou Aécio?
 
 
 
ATRASADINHO
Relógio que atrasa, não adianta. O relógio da Matriz Santo Antônio dos Anjos instalado em 1935, anda meio atrasadinho, não consegue acompanhar o horário de Brasília, 15 minutos de atraso.
 
 
 
Souvenir
José Chede passou um mês no Líbano em visita a parentes. Trouxe para o mano “Nem”, escultura de um camelo, obra de renomado escultor de Beirute, uma raridade. “Nem”, curioso, ao remover uma película descobriu a origem daquela obra de arte: Made in Brazil - rua 25 de março. SP. Até a corcova era falsa.
 

—————

Voltar