03out14 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

03/10/2014 15:28
Ponticelli, Deus está contigo!
Entre tantos políticos corruptos, em fim de carreira, enroladores e sem caráter, um cara ganhou definitivamente minha admiração nestas eleições. Joares Ponticelli foi o cara da eleição. É difícil imaginar que um guri que plantou fumo, trabalhou como empacotador de caixa de supermercado, garçom de lanchonete e que estudou em escola pública tenha galgado tamanha importância na eleição catarinense. Disputou o governo do estado, como candidato a vice de Paulo Bauer. Fez uma bela campanha. Qualquer que seja o resultado da eleição, Joares Ponticelli é um vencedor. Deixou de disputar uma eleição tranquila para deputado estadual, incentivando novas lideranças. Abriu espaço para Jorge Boeira. Foi um lutador na campanha. Estadualizou o nome. Foi pouco utilizado na TV, o que pode ter sido o grande erro de Paulo Bauer, caso não consiga levar a eleição para o segundo turno. De qualquer forma, Ponticelli é um vencedor, pois para um garoto que trabalhou na roça, poder disputar o governo do estado no mínimo é uma grande conquista. No dia 17 de julho, após o lançamento da campanha, Ponticelli colocou o “pé na estrada” e foi visitar os municípios catarinenses. Concentrou os esforços na região Sul, onde possui a maior base eleitoral. Do extremo Sul à encosta da Serra e região dos Lagos, Ponticelli percorreu as microrregiões da Amesc, Amrec, Amurel, passando por todos os 46 municípios do Sul catarinense. Joares Ponticelli também subiu a Serra Catarinense, passou pelo Meio Oeste e chegou ao grande Oeste. Na Grande Florianópolis participou de diversas atividades de campanha. Foi ao Norte do estado onde recebeu apoios e contribuiu para o fortalecimento da campanha. Ao retornar a sua terra natal, Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, o vice-candidato foi bem recebido, merecendo o carinho dos conterrâneos.
Iluminado, Ponticelli cumpriu sua missão no primeiro turno. Que esta brilhante carreira não termine por aí. Outras eleições virão. Quem sabe o segundo turno. Mas qualquer que seja o destino, fique certo, Joares, Deus está contigo!
 
 
 
Nilton Jacinto
Ex-prefeito, ex-deputado Nilton Jacinto, admitiu estar muito chateado e desolado com o seu PMDB. Disse que só votará no amigo Edinho. Estaria desencantado com o PMDB. Na mesma linha segue Paulo Constantino. Ambos conversaram com o Salmon e a Gladys esta semana.
 
 
 
COMBINAÇÃO PERVERSA
O tempo passa. E com este passar, nossos hábitos e relações se modificam. Se houve época em que eu vivia cercado de filhas, hoje vivo cercado de mães. Nada contra. Mães ou filhas - e até mesmo vovós - são sempre interessantes. Com o passar do tempo, mudam não só os homens, mas também as coisas. As inovações tecnológicas mal nos dão tempo de respirar. Há uns trinta anos - não sei se alguém ainda lembra - ter telefone era sinal de status no Brasil. Para falar de Uruguaiana para a Barra do Quarai, lá na Fronteira Oeste do RS (Distancia de 70 km) você pedia uma ligação para Bello Union no Uruguai, que levava em média três horas. Mas, confesso-vos, leitores, que tecnologia em excesso é sempre inconveniente. Desconheço combinação mais perversa que uma mãe acoplada a um celular. E ai da mãe que ousar desligar o aparelhinho. Do outro lado da linha, a cria entra em chilique. Pior são os casais que trocaram as juras de amor à noite, pelo Facebook ou WhatsApp. E olha que lado a lado, na mesma cama. Isso virou epidemia. 
 
 
 
Laguna 
Sob investigação de nossa reportagem a autorização da Fatma concedida para uma empresa de Tubarão, para explorar o solo na região da Barbacena/Laguna, num dia 24 de dezembro de 2012. A empresa vendeu para outra que por sua vez repassou para outra empresa de Criciúma. Um crime ambiental violento foi cometido, nas barbas das autoridades, com o assassinato de mais de 2 mil pés de butiás, que foram covardemente arrancados e enterrados para dar lugar à ganância de alguns. Tudo foi filmado, fotografado, documentado.  Crime ambiental. Lei nº 9.605/98. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente com infringência das normas de proteção ambiental. Área em propriedade particular. Entorno de unidade de conservação. Lei nº 9.985/00. Inexistência de lesão direta e imediata a bens, serviços ou interesse da união. Competência da Justiça Estadual.
 
 
 
Operação                                                                                                                                     A boa notícia divulgada essa semana sobre voos diários no Aeroporto Regional Sul através da TAM mostra a habilidade e competência da RDL Aeroportos que administra o Aeroporto. A empresa muito contestada no passado e ainda por alguns membros da imprensa, principalmente de Criciúma, mostrou que sabe o que está fazendo. A vinda da TAM é um exemplo. Toda a estrutura organizada e pronta para operar e os avanços nas negociações para a vinda da TAM deixando a empresa área e o Governo do Estado frente a frente para negociar foi fundamental para a operação que vai acontecer em janeiro do ano que vem. Vamos ter voos diários e isso modifica muito a região. Só esperamos que empresários que tanto reclamam que não tem voos em Jaguaruna, gastem seus preciosos reais e impulsionem o desenvolvimento da região com a compra de passagens por Jaguaruna.
 
 
 
ONG LEVANTA IRMÃO
Olha semana que vem vou convidar pessoas para organizarmos uma ONG, que a priore (como temos uma operosa ONG Movimenta Cão), porque não fundarmos algo concreto em defesa das pessoas carentes? Se a gente bota na rua numa passeata 200 pessoas para defender cães, o que acho legal, imagina quantas colocaremos na rua pelo bem das pessoas? Dos nossos irmãos que dormem pelas ruas; Daqueles que perderam a esperança na vida... Vocês sabiam que todos os dias um ônibus contratado pela nossa Prefeitura de Tubarão, leva pessoas doentes, algumas em fase terminal para Florianópolis? Quantos de nós já procurou saber se alguns familiares deles ou eles próprios precisam de alguma coisa? Precisamos de uma ONG - Levanta irmão!
 
 
 
Primeira I
O Jornal A Crítica recebeu um envelope encaminhado pela primeira dama, em nome da Fundação. Em oficio curto e grosso ela apenas cita que “considerando as notícias veiculadas em meu nome venho encaminhar cópia da lista de presença da reunião plenária Ordinária Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de SC (COEGEMAS) – Itá”. De fato o nome de Jane Dal Bó Falchetti consta na lista de uma reunião iniciada às 13 horas do dia 25/09. Bom à verdade ela, seu ex-genro e mais uma servidora saíram dia 24/09, a reunião foi dia 25/09 das 13 às 18h e a chegada a Tubarão se deu na sexta dia 26/09. Veio informações apenas com a lista de presença. Nada do que foi sacado de diária e Hotel.
 
 
 
Primeira II
Como a lista tem presunção de veracidade, em que pese não aparecerem Jane, motorista e servidora nas fotos. Portanto, Dona Jane esteve em Itá. O que era para ser uma espécie de “Prestação de Contas” constitui-se num questionamento fraco do aliado vereador Clodoaldo/PT.  Ela citou que vinha tendo problema com motoristas de férias e licença mas, na data da viajem estava apenas um motorista de licença. Tanto que encaminharam um motorista da assistência social para atender ao prefeito. 
 
 
 
Isso é bonito
O PT antes de fazer faixas e cartazes para contestar notícia, deveria se espelhar na Adriana que deu a mais valiosa das contribuições ao jornalismo e a boa informação. Leiam o email que ela nos enviou: “Queridos colegas do jornal A Crítica, aprecio muito o trabalho de vocês, e gostaria de dizer que trabalho há 15 anos em um C.E.I pertencente ao município de Tubarão,e desconheço a informação relacionada ao racionamento e falta de comida na creche. Todos os dias eu sirvo a comida para minhas crianças (que por sinal é muito boa, de qualidade e diversificada) e tem umas que chegam a repetir 3 vezes. Até queijo, filé de peixe e brócolis a prefeitura manda. Não sei o que está acontecendo nesta creche em que a professora que fez a denúncia trabalha. Não tenho nenhum cargo político, moro e voto em Capivari de Baixo, não sou parente do prefeito e nem amiga da família. Sou apenas uma professora que gosta da verdade”. Adriana, você ganhou o nosso respeito e admiração. 
 
 
 
LAGUNA URGENTE
A Promotora requereu a prisão preventiva do RCA – Roberto Carlos Alves, mas o Juiz Dr. Renato Muller Bratti, não concedeu alegando que RCA tinha procuração para vender os terrenos. Com todo o respeito Dr. Renato, magistrado que sempre admirei, desde os tempos de Grão Pará. O presidente já tem uma condenação, que está em grau de recurso, onde restou comprovada a falcatrua do mesmo. Diante desta decisão meu povo da Laguna, a possibilidade de prisão deste vereador, vai ficar dependendo da decisão dos recursos em Brasília. Vou botar ai uns três anos para sair o resultado, fora isso "é intriga da oposição". O que mais me entristece é a inoperância do Ministério Público Eleitoral da Comarca. Deveria ter insistido na sua defesa, tendo em vista que os reclames contra este indivíduo, são consistentes. Com bons argumentos poderia ter removido ao Dr. Renato desta lamentável protelação. 
 

—————

Voltar