03out14 - Frota ultrapassada e custo alto do óleo diesel impedem o crescimento das transportadoras

03/10/2014 11:25
Além das péssimas condições das estradas brasileiras, os caminhoneiros também precisam encarar a dura de missão de dirigir caminhões com vida útil ultrapassada, o que aumenta ainda mais o perigo nas rodovias. Para ter uma ideia, na Alemanha a média de utilidade de um caminhão é de apenas seis anos. Nos Estados Unidos de 11 e aqui no Brasil de 16 anos. São vários os motivos de um veículo que transporta somente cargas pesadas trafegar por tanto tempo. Entre eles, está o baixo preço pago pelas empresas nos fretes, o alto custo do combustível, os reparos mecânicos e a própria precariedade das estradas.
As informações são do presidente do Sindicato dos Motoristas de Tubarão e Região, Dilton Martins Guedes. “Nossa frota está bem defasada. Mas existem outros países como Paraguai, Chile, Venezuela que possuem caminhões ainda mais velhos. Mas falando aqui de Brasil, não podemos culpar os caminhoneiros autônomos e de certa forma nem as empresas. Um caminhão hoje em dia é muito caro. Temos muitos encargos e as estradas não ajudam”, disse.
Mas para ele ainda existem facilidades para se adquirir um veículo novo. “Constatamos ultimamente que as concessionárias oferecem juros mais baixos, prestações a logo prazo e outros benefícios. Por isso muitas transportadoras estão atrás de motoristas e não encontram, porque estes decidem trabalhar como autônomos apesar das dificuldades”, frisou.
Um outro problema constatado é o preço do combustível. “Sem dúvida o principal vilão do crescimento do setor é o óleo diesel. Enquanto um carro faz de 12 a 15 quilômetros com um litro de gasolina ou até mais dependendo do veículo, e isso ao preço em média de R$ 3,00, uma carreta faz três quilômetros com um litro de óleo diesel ao preço de R$ 2,80 em média. Isso é muito caro no final das contas”, ressaltou.  
 
Caminhão hoje em dia é caro. Encargos e estradas não ajudam

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