03out15 - Comunidade (por Munir Soares)

02/10/2015 08:40
CÃES E GATOS
Toda vez, que o nosso amigo Edésio viaja, principalmente, para a região de Brasília, algum acontecimento, político, esotérico, e até religioso, mexe com a vida das pessoas. Certa ocasião, em visita à filha, resolveu levar o gato da netinha, para a benção dos animais, na igreja de São Francisco de Assis. Quando chegou ao templo, centenas de crianças, com seus bichinhos de estimação, já ocupavam quase todos os bancos. Uma das regras, nesses eventos, é escolher a vizinhança. Edésio, abraçado ao seu felpudo felino, espécie de Garfield brasiliense, não se deu conta de que, ao seu lado estava um garoto, segurando a coleira de um filhote de buldogue. Menino traquina mexia no rabo do bichano, e instigava o cachorro: 
___ Isca, isca!
___ Pega, pega! 
O gato curvou-se, eriçou-se todo, e saltou do colo para o chão. A velha rivalidade transformou o ambiente num pandemônio. Todos os cães saíram ao seu encalço, pelo corredor central. Berreiro dos infernos. O gato, em fuga, com a agilidade que Deus lhe deu, subiu pela imagem de Jesus Crucificado, e empoleirou-se num dos braços da cruz.
Identificado o dono do gato, o sacerdote, do púlpito, antes da benção, solicitou ao Edésio que botasse o bicho pra fora... Estava iniciada em Brasília a OPERAÇÃO LEVA GATO! BODE eXpiatório ou BODE eSpiatório? Bode expiatório era o animal escolhido para levar a culpa. Na antiguidade, carregando os pecados do povo, o Bode era deixado no deserto, até a morte, para expiar nossos pecados. Morria à míngua.
Aqui, na terrinha, certo político, achava que bode “espiatório” era o companheiro espião, infiltrado no campo adversário, para observar e passar as informações aos correligionários. Nas circunstâncias atuais, como identificar o bode “espiatório”?
___ Felipe Remor (PMDB), vereador suplente, atual líder do governo Everaldo (PMDB), e ex-secretário da Saúde circula com muita desenvoltura pelas trincheiras do Secretário Regional Mauro Candemil (PMDB).
Felipe seria um bode “espiatório”? 
___ Em caso afirmativo, a serviço de quem?
No PSD local, dividido entre o vereador Andrey e ex-prefeito Cadorin, a Gerente Estadual de Educação, professora Carmensita parece atuar como mediadora das partes em conflito, ou seria, também, bode “espiatório”? 
Vereador Kek (PP) amigo de Antônio dos Santos, irmão do prefeito Everaldo (PMDB) seria algum bode infiltrado? Para que lado?
 
 
 
BANDAS ELEITORAIS
Como se apresentarão no coreto eleitoral as diversas bandas dos partidos políticos da Santa Terrinha? 
No PMDB - temos as bandas do Everaldo e do Candemil. Enquanto Everaldo prefere o sucesso da dupla sertaneja – Cartucho e Cocadinha. Candemil, mesmo sendo carnavalesco, neste período pré-eleitoral, prefere o samba-canção: “ele voltou, o engenheiro voltou novamente...”.
No PSD – o rebolado fica por conta das bandas do Andrey e do Cadorin.
No PP – Roberto Alves é o maestro da banda, que é formada por bons músicos. Ex-prefeito Joãozinho nunca debanda. Continua no reco-reco desde os tempos do Bloco da Latinha. Ex-vice prefeito Fernando Lopes não tem comparecido aos ensaios da banda. Estaria sassaricando em outra freguesia? O vereador Kek, para não fazer feio no desfile eleitoral, é capaz de tocar até gaita de fole. 
No PDT – O ex-vereador Paulinho, que já ensaiava um solo de gaita, vai ter que tocar um dobrado com o doutor Rui. Parece ter sido desafiado por uma dupla, que toca música gospel, Bento e Igreja (assessor do Ministro Manoel Dias).
E o PT? – Desbundou, perdeu o rebolado...
O PSDB – Sob a batuta do Vilsinho, a turma da banda tucana vai dançando conforme a música. No momento, em ritmo de valsa, à espera de um par para rodopiar no salão.
 
 
 
PROJETO JABUTICABA
O pré-candidato a prefeito pelo PP, Aderbal Zapelini Mendes, disse, que sua ideia de governar é semelhante à jabuticaba, produzindo frutos grudados ao tronco e galhos, uma espécie de socialização dos bens e riquezas. O bem estar para todos. Discordo, apenas, da árvore escolhida, principalmente, porque ele mora na localidade de Bananal, entre a Figueira e Laranjeiras.
 
 
 
DELENDA BABILÔNIA
Depois do sumiço de documentos, e da trapalhada que culminou com a rescisão do contrato, para a construção do parque da Pedra do Frade, após o início da obra, uma bomba explode no Reino da Babilônia. Delenda Babilônia! (Destruam Babilônia). Processo n. 0000096—44-2011.8.24-0500. Origem da ação? Ministério Público. Pagamento de precatórios (pagamentos de indenizações e créditos de fornecedores, etc.). Tribunal de Justiça, em decisão de 28.9.2015, reconheceu que o prefeito Everaldo dos Santos praticou crime de prevaricação e ato de improbidade administrativa. Embora tenha sido intimado, diversas vezes, a efetuar os pagamentos, parcelados, teria ignorado a ordem emanada do Tribunal. Decisão foi comunicada à Câmara de Vereadores, MP e Ministério Público Eleitoral. Não acreditamos que a Câmara, no momento, tenha interesse em instaurar processo de impeachment de Sua Excelência, o Rei da Babilônia. Não sabemos se o Ministério Público poderá decretar a cassação dos direitos políticos do prefeito, antes que ele exerça seu direito de defesa.
No despacho, Tribunal também determina bloqueio das contas, com os respectivos sequestros dos repasses dos Fundos Estaduais e Federais.
Uma Babilônia!
A notícia circulou na cidade no dia 29, terça-feira. Na mesma data, prefeito Everaldo levou seu primeiro time de assessores, para uma entrevista ao radialista Souza Junior, numa tentativa de amenizar os estragos políticos provocados pela decisão da justiça.
___ Devo não nego, pago quando puder! Prefeito botou a culpa na crise.
A equipe esforçou-se para provar, que a coisa, não está tão preta, está marronzinho...
 
 
 
DÍVIDAS COM O INSS
Prefeitura de Laguna pediu autorização à Câmara para fazer empréstimo. Finalidade? 
___ Saldar dívidas com o INSS.
 
 
 
ESCAVAÇÕES
O Mistério da galeria pluvial
Uma galeria, muito bem construída, foi encontrada durante as escavações da Confer, no Centro Histórico de Laguna, cruzamento da Raulino Horn com Tenente Bessa. Muitas especulações. Saul Ulyssea, escritor lagunense, em seu livro “Laguna de 1880” diz o seguinte, no tópico “Aguada”. “Como não havia chafariz na praia, e para evitar despesas com carroças, a aguada para os navios era feita em pipas conduzidas pelos marinheiros; pipas pintadas de branco com arcos de cores vivas, que eles enchiam na carioca, e rolavam pela rua até os trapiches”. “Já naquela época falavam na construção de um chafariz na praia, afim de servir não somente aos navios, como às canoas e moradores das proximidades.
“Falavam, mas jamais os deputados pela Laguna conseguiram da Assembleia Provincial, o conto de réis, por quanto estava orçada a obra”. O chafariz só foi construído nos primeiros anos do Governo Republicano.
Geólogos de araque, dizem, que a tal galeria poderia ter sido construída durante a proclamação da República Juliana, por beatas da paróquia, para preservar uma relíquia, o “santo bilau” do padre Villela, decepado pelos farrapos antes de abandonarem a cidade. Com o tempo, o bilau mumificado virou talismã afrodisíaco. Estaria ele em algum nicho da galeria recém-descoberta? As arqueólogas estão de olho... 
Não sabemos, se o professor Marega, pesquisador sério, confirmaria essas minhas elucubrações “genitálicas” sobre um falo milagroso.
 
 
 
PRESERVAÇÃO E DESPERDÍCIO
Ao saber, que a Confer vai preservar a galeria pluvial, a garotinha, em dia com a preservação do planeta foi logo perguntando:
___ Mamãe, eles vão continuar desperdiçando água por mais cem anos?
 
 
 
Foto: Valmir Guedes Jr.
A ÚLTIMA VIAGEM
João Avelino da Silva, casado com dona Continha nasceu na Ponta do Daniel à beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos, mas passou boa parte de sua vida sobre o mar. O bom marceneiro tornou-se marinheiro. Conheceu o mundo a bordo de petroleiros. Ele, no mar e ela (Continha) em terra, timoneira do lar. Sessenta e seis anos de vida conjugal. João, vizinho, faleceu aos 96 anos. Homem simples, paciente e sábio. Já com 90 anos dava suas caminhadas pelo centro, com paradinhas na farmácia e no supermercado. Por cada país que passava, comprava uma ferramenta, da melhor qualidade. 
___ Ninguém sabe o dia de amanhã, caso precise, terei minha oficina completa, pronto para exercer o nobre ofício da carpintaria. 
Não precisou. Distribuiu ferramentas aos filhos e profissionais do ramo. Ancorado no píer da eternidade, João é o novo tripulante da barca de São Pedro.
 

—————

Voltar