03out15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

02/10/2015 08:35
Os diferentes tipos de gorduras
Em boa parte de nossa alimentação, seja nos alimentos in natura, quanto nos industrializados, podemos encontrar gorduras em sua composição. Mas você sabe diferenciar os tipos de gorduras existentes? Vale lembrar que nem todas são vilãs, existem as mocinhas conhecidas popularmente como benéficas, pois, aumentam o bom colesterol (HDL). E também as gorduras ruins, que podem elevar a taxa do LDL, ou seja, o mau colesterol. Sabe-se que mesmo recorrendo as fontes alimentares de gorduras boas, deve–se ter controle no seu consumo, pois, cada grama de gordura ingerida equivale a 9 calorias (kcal).
Bom, as gorduras se diferenciam quanto a saturação: gorduras saturadas, insaturadas e gorduras trans.
A gordura saturada está presente em várias fontes alimentares, como a nata, a banha de porco, embutidos, leite integral, creme de leite, há alguns estudos que apontam que seu consumo abusivo está associado a incidência de problemas cardíacos, mas vale lembrar que é menos pior que a gordura trans, pois, o organismo ainda reconhece a gordura saturada, e a trans que é uma gordura artificial? Então, a dica neste caso é consumir com moderação e não pecar pela boca!
A gordura trans foi difundida para facilitar e realçar sabor nos produtos industrializados, porém, trata-se de uma gordura artificial que o organismo não reconhece, essa sim deve ser banida da alimentação. Leia com muita atenção nos rótulos, porque se nos ingredientes constar a presença de gordura vegetal hidrogenada, e na tabela nutricional não ter esse tipo de gordura na porção... CUIDADO, para não cair no conto do vigário, porque você ao longo do dia ainda pode consumir mais de uma porção do produto e estar ingerindo uma quantidade bem significativa de gordura trans, então fique atento!
E já as gorduras insaturadas são benéficas, pois, apresentam função cardioprotetora. Podemos encontrá-las no abacate, azeite de oliva, nas sementes e castanhas (linhaça, gergelim, nozes, amêndoas, Castanha-do-Brasil), nos peixes e frutos do mar (salmão, sardinha, cavala).

—————

Voltar