03set11 - Pessoas (por Gladys Helena)

02/09/2011 19:54

Fraldas

Vereador capivariense, Elto Aguiar Ramos (PDT), o Eltinho como é conhecido, na tribuna da câmara, preocupado, pediu para a Secretária Municipal de Assistência Social, não interromper o fornecimento de fraldas no verão, como aconteceu no ano passado. Justa reivindicação. 

 

Trabalhando

Com a internação do prefeito de Tubarão, essa semana, quem o representou na Reunião do Conselho da SDR de Tubarão, que aconteceu em Gravatal, foi o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Antunes Meneghel.

 

Sem luz

Seu Chico, vereador do PSDB de Capivari de Baixo, quer esclarecimentos do coordenador de núcleo da empresa TRACTEBEL ENERGIA, Paulo César da Rosa sobre o porquê do apagão (energia elétrica) em Capivari de Baixo e Tubarão no último domingo (28).  Seu Chico tem razão, no sábado (27), no domingo (28) e na segunda-feira (29) foram constantes as quedas e paralisação no fornecimento de energia elétrica. A população sai prejudicada. Os comerciantes têm prejuízos. A Tractebel e a Celesc vão ter que explicar o que está acontecendo. A informação que tenho é que faltará energia elétrica também neste domingo (04) no Centro de Tubarão e no bairro Vila Moema das 7 às 11 h em diversas ruas. 

 

Setembro chegou

Setembro é um mês que engana muito. Começa que tem um nome impróprio. Principia por sete, mas não é o sétimo mês do ano. É o nono. A rigor, portanto, setembro deveria chamar- se novembro, da mesma forma que novembro, que é o 11º, deveria ter o nome de onzembro. Mas, setembro tem seus lances históricos: O médico Alexander Fleming descobriu a penicilina (dia 22/1928); Dom Pedro I morreu aos 35 anos, provavelmente vítima de tuberculose (dia 24/1834), o mesmo dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil que proclamou a independência brasileira em relação a Portugal em 7 de setembro de 1822. Para nós, tubaronenses, dia 15 de setembro, comemoramos o dia da padroeira do nosso município. Tem gente que em setembro lembra ainda os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos (tragédia das torres gêmeas), outros lembram setembro pelo início da primavera, pelo dia do Gaúcho, pela Revolução Farroupilha e outros ainda pelo aniversário desta colunista... Grande coisa!

 

 

Para refletir

Em política é preciso deixar um osso para a oposição roer. (J. Joubert)

 

Aparecendo

O pró-reitor de desenvolvimento e inovação institucional da Unisul, Valter Alves Schmitz Neto tem conversado muito “de perto” com o Pepê Colaço e o Eduardo Nunes. Os três frequentemente estão levando um “lero”. Talvez discutindo além de outros assuntos, política.  Valter, ultimamente, tem aparecido muito na mídia. Será que ele vai trocar o PMDB pelo PSD?

 

Orleans I

Se fosse feita uma pesquisa em Orleans, que nota você, leitor orleanense, daria para a administração do Tinto Redivo? Acho que temos que analisar a administração Tinto em dois fatores distintos: a administração e a política. Administração... nem vamos comentar, mas nesse segundo fator, Tinto deixou a desejar. E muito. O prefeito de Orleans preferiu cooptar os inimigos, deixando os amigos (nem todos) a ver navios. Preferiu se aproximar daqueles que não o apoiaram, muito pelo contrário, o enxotavam antes da eleição, em detrimento daqueles que estavam ao seu lado nos tempos das “vacas magras”. O prefeito Tinto preferiu preencher alguns cargos da sua administração, com gente que não lhe pediu um único voto, aliás, que nem votaram nele, em detrimento de outros que botaram a “cara para tomar porrada” e teriam competência para ocupar os cargos.

 

Orleans II

O prefeito tinto pecou em não avaliar melhor as pessoas que chamou para compor o seu governo, seja no 1º ou 2º escalão. Cometeu muitas injustiças. Colocou pessoas que não mereciam e deixou de fora pessoas capacitadas, que efetivamente trabalharam em sua campanha, que poderiam estar ajudando na administração municipal. Em breve o jornal A Crítica vai fazer essa pesquisa: Que nota você daria para a administração do Tinto em Orleans? Vou torcer para estar enganada, prefeito!

 

Igreja

Valdemiro Santiago, chefão da Igreja Mundial do Poder de Deus, está comprando um canal 24 horas a cabo, na Flórida, costa leste dos Estados Unidos. Negócio de 25 milhões de reais. O malandro já tem canal a cabo em Portugal, e no Brasil ele tem horários da Rede TV! CNT e Band. Tem igrejas em 13 países. Santiago é dissidente da Universal. Em Tubarão a igreja aluga o prédio do Genovez, nas proximidades do colégio Energia.  Se eu não fosse católica fervorosa (amo minha religião), tentaria abrir uma igreja. Parece que o lucro é imediato.

 

Imprensa morta

Nada está acontecendo em Tubarão nos últimos dias. A falta de assunto está deixando jornalistas e radialistas sem terem o que escrever e falar, apelando assim para falas e textos sobre conjecturas políticas. Outros requentam assuntos antigos, inventam fatos ou então tratam de assuntos diversos, alheios a Tubarão. A imprensa, os ouvintes e leitores estão sentindo muito a falta do saudoso João Lopes. Ela (imprensa) já não parece a mesma. Sobre a vergonhosa situação do Colégio Henrique Fontes, todos calaram. Por medo ou omissão?

 

Falaram

Tem político dizendo, mas eu não afirmo: O PMDB é igual à criança. A gente dá uma coisa e ele já pede outra.

 

Pois é... pois é...

A revista Veja da semana destacou a influência que o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, exerce na República, mesmo não possuindo nenhum cargo público. A publicação trouxe imagens de várias autoridades entrando num quarto de hotel que Dirceu mantém em Brasília. Ministros, senadores, deputados federais, presidentes de estatais e outras autoridades foram flagrados no local, cuja diária é de R$ 500,00. A revista questiona o porquê deste poder desmesurado de Dirceu, vez que ele está fora da política por causa de várias acusações que lhe pesam, sobretudo a de ser o chefe do Mensalão. Em Tubarão falam que também há uma figura que não detém nenhum cargo público, mas que exerce uma influência enorme sobre o destino da cidade. Ele costumeiramente recebe políticos e demais autoridades, em reuniões onde os assuntos administrativos do município são tratados abertamente. Pena, que nós, no entanto, não temos nenhuma Veja…

 

Dona Áurea

Eu já sabia que a primeira dama de Capivari de Baixo, Áurea Brunel Alves faz um feijão de primeira... Agora me chega à informação que ela prepara um bacalhau como ninguém. Dona Áurea, por favor, também quero tratamento vip!!!

 

Desgraça pouca

Vereador não está imune.  Ninguém escapa das ações dos larápios. Arrombaram o carro do vereador Evandro Almeida, uma Toyota Corolla e levaram celular, notebook e o talão de cheques. Evandro registrou BO.

 

Confirmado

Valmir Bratti (PP) está decidido a disputar a prefeitura de Orleans em 2012. “Minha candidatura é pra valer. Não aceito ser vice de ninguém”, vociferou Bratti, desconsiderou qualquer hipótese de ser vice na chapa de outro candidato. O ex-prefeito demonstrou não se intimidar com a concorrência.

 

CHEIRO DE MOFO

Tubarão está sendo castigado com as constantes chuvas. Nada além do normal para assustar moradores. É aquela chuvinha de molhar bobo e que inferniza a vida de muita gente. Em consequência, as estradas ficam um caos. As reclamações chegam de caminhão na redação desse jornal. O mês de agosto foi de poucos dias de sol e de muita chuva. E a previsão é de mais chuva para o mês de setembro. São Pedro está de sacanagem com o secretário de infraestrutura da prefeitura de Tubarão, Nilton Campos. No entanto, parece garantir a eleição do coordenador da Defesa Civil em Tubarão, José Luiz Tancredo.

 

Segue de molho 

Vereador Ricardo Arboite (PP) de Capivari de Baixo deve voltar ao trabalho somente daqui a 10 dias, quando termina seu atestado médico. Na câmara por enquanto só o Tibica responde pelo PP. 

—————

Voltar