03set11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

02/09/2011 14:37

 Crise: um cordeiro em pele de lobo.

 

Em psicologia uma crise é uma “anormalidade normal”, é uma mudança, uma necessidade iminente de adaptação. Todos passam por crises, sejam elas devidas suas crenças, nos seus relacionamentos – amorosos ou não – ou ainda um entroncamento com direito a crise por todos os lados.

Não importa qual é a origem da crise quando você se aperceber nela no primeiro momento sempre será desconfortável. Há o conflito entre o equilíbrio estabelecido (mesmo que este equilíbrio seja doentio) e o novo, o inesperado que pode causar aquele frio na barriga e medo de não saber lidar com o que está por vir.

Algumas atitudes podem fazer você lidar melhor com a crise, vejamos:

Analise os fatos. Pode parecer fácil, mas é uma das partes mais difíceis do processo. Organizar o que é real e o que é expectativas ou frustrações é capaz de ajudar muito para evitar ampliar o que está de fato acontecendo. Fundamente-se sempre na realidade, ela é a melhor conselheira.

Não se culpe; não culpe os outros; não penalize ninguém. Isso poderia ser quase um mantra! Não existem culpados nos relacionamentos, existem sim: Responsáveis, e acredite isso faz toda a diferença. Quando você começar e se responsabilizar ao invés de ficar transitando entre o papel de culpado(a) ou vítima você conseguirá compreender muito mais facilmente o que propulsionar as pessoas – inclusive você – a (re)agir com tanta cautela diante de mudanças e dificuldades.

Se comunique... sempre. Às vezes não temos os meios necessários para expressar o que precisamos, contudo verbalizar é dar ouvidos ao que precisa e pode ser mudado. A única coisa estável, inerte e imutável é a morte (lembre-se das oscilações de um cardiograma).

Encerro o texto de hoje com um velho provérbio chinês que diz: “o fracasso é a mãe do sucesso”! 

—————

Voltar