03set11 - VIAS DO SUL QUER ALTERNATIVAS EMERGENCIAIS

02/09/2011 21:43

 A Associação Vias do Sul está organizando mais um programa dentro do projeto “BR 101: Vamos duplicar a pressão”, visando mobilizar os usuários da rodovia federal. Segundo seus organizadores, RAPHAEL BIANCHINI e RAMIRES LINHARES, respectivamente, presidente da Vias do Sul e secretário, a preocupação agora é com o movimento no trecho sul da 101, no período de verão, quando o tráfego de veículos na região tem considerável aumento. Diante do abandono da obra e do descaso das autoridades federais para com a continuidade dos trabalhos, já é certo que não veremos tudo pronto antes de 2016. O que já não ia bem, piorou com os casos de corrupção no Ministério dos Transportes e no DNIT, órgãos “responsáveis” pela duplicação.

“Assim, a Vias do Sul está preparando uma campanha, que culminará com um Workshop, visando colher e discutir propostas de alternativas emergenciais para o tráfego na rodovia. O processo pretende alcançar o maior envolvimento possível, contando com a participação massiva de todos os segmentos: sociedade, meios de comunicação e organizações empresariais, profissionais, religiosas, sociais e públicas, reconhecendo, em todas, capacidade de influência e de mobilização. A idéia é procurar alternativas que permitam alcançar um mínimo de qualidade operacional e que preservem vidas, ainda que parcialmente.

Já que as autoridades limitam-se a esperar e a pagar por trabalhos não executados, cabe à sociedade organizada procurar, indicar e exigir a adoção de vias que ofereçam à população alternativas razoáveis. O Ministério dos Transportes precisa se redimir de suas falhas e viabilizar ações, que ofereçam à população alternativas razoáveis de transposição dos gargalos da BR101 Sul”, assinala o presidente da Associação Vias do Sul Raphael Bianchini da Silva.

Eles lembram que há trechos em que os prazos mínimos de execução, por razões técnicas e operacionais, superam os cinco anos. São os casos do túnel do Morro dos Cavalos, da ponte sobre o Canal das Laranjeiras e do túnel no Morro do Formigão. Para estes casos é necessário criar alternativas que diminuam o represamento na circulação, sobretudo no período de verão e feriados prolongados. “A Vias do Sul encabeçará a campanha e organizará as sugestões recebidas, apresentando depois às autoridades. Tudo isso, pretende-se, com grande apoio da sociedade e dos órgãos de imprensa, o que garantirá alguma atenção do Governo Federal. Através do site www.viasdosul.com.br as sugestões já podem ser encaminhadas para posterior discussão e aprovação, com assessoria técnica de profissionais do setor. Para evitar os congestionamentos na conhecida ponte de Cabeçudas, por exemplo, algumas propostas já foram formuladas”, apontam os dirigentes.

 

Propostas:

Utilização do acostamento como terceira pista no trecho do aterro

que antecede a ponte sobre o Canal das Laranjeiras e instalação de uma ponte militar (Exército Brasileiro) paralela à ponte sobre o canal.

Utilização de pranchas ou pavimentação das partes externas dos

dormentes da linha férrea no trecho do aterro e do canal, criando uma pista rodoviária provisória, de baixa velocidade, sem impedir o tráfego ferroviário.

Recuperação e manutenção das rodovias municipais de Tubarão e Laguna

e ampliação do serviço de balsas sobre o canal de deságue das lagoas ao oceano, em Laguna.

Implementação de um transporte de passageiros pela linha férrea

entre Tubarão e Laguna, como forma de redução de veículos no trecho da BR 101.

Implementação de um transporte de passageiros fluvial entre Tubarão

e Laguna, como forma de redução de veículos no trecho da BR 101.

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